Como é a regulamentação do tênis?

Como é a regulamentação do tênis? Hoje mostraremos as regras em vigor nas competições internacionais.
Como é a regulamentação do tênis?

Última atualização: 03 abril, 2020

O tênis vem se reafirmado como um dos esportes mais populares do mundo, em parte graças ao alto nível das competições internacionais e à qualidade dos atletas atualmente. Portanto, há muitas pessoas interessadas em conhecer a regulamentação do tênis para começar a praticá-lo ou entender melhor as partidas.

Conhecendo um pouco da história do tênis

Embora a sua popularidade tenha crescido muito nas últimas cinco décadas, a verdade é que o tênis é um esporte com uma longa história. Sua criação remonta à Europa do século XVIII, quando começou a ser praticado pelas classes mais altas dos países de língua inglesa em superfícies de grama natural.

Segundo registros históricos, seu desenvolvimento foi inspirado em um jogo muito popular na Alemanha chamado Palmenspiel (‘jogo de palmas’). A dinâmica era semelhante, mas a bola era batida com as palmas das mãos (as raquetes seriam incorporadas alguns anos depois).

O tênis é um esporte olímpico desde 1896. Foi jogado pela primeira vez nas Olimpíadas de Atenas. No entanto, só foi reconhecido como esporte profissional em 1926, após a criação do primeiro tour de tênis.

A regulamentação do tênis: órgãos responsáveis

Atualmente,Federação Internacional de Tênis (ITF) é responsável por emitir a regulamentação do tênis e certificar que as suas determinações sejam cumpridas nas principais competições. Seu principal objetivo é, além de regular a prática da disciplina a nível profissional, promover e levar esse esporte a todos.

Criado em 1912 e sediado em Londres, o ITF é atualmente considerado o órgão mais importante do tênis mundial. Sua organização hierárquica é composta pelo presidente, vice-presidentes, congresso, conselho, comitês técnicos e comitê executivo.

Por sua vez, os árbitros são as entidades esportivas responsáveis ​​pelo cumprimento das regras do jogo durante as partidas.

Regulamentação do tênis: órgãos responsáveis

Se necessário, o árbitro também pode intervir diretamente na partida para denunciar infrações e aplicar sanções. Sua posição privilegiada possibilita que ele veja melhor as jogadas.

Atualmente, os regulamentos de tênis publicados pela ITF são aplicados em grandes eventos e competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os torneios Grand Slam, Fed Cup e a Copa Davis.

Essa entidade também tem impacto em eventos profissionais, juvenis, torneios para atletas em cadeiras de rodas e níveis de entrada, como os torneios Future e Satélite.

Regras básicas do jogo no tênis profissional

Em geral, estas são as principais regras do tênis:

  • A partida começa com o saque de um dos atletas. Cada tenista tem 2 oportunidades para fazer um saque válido.
  • Um jogador não pode bater na bola mais de uma vez por turno.
  • As partidas de tênis têm uma pontuação específica: o primeiro ponto será contabilizado em 15 pontos, o segundo em 30 e o terceiro em 40 pontos. Depois de passar dos 40 pontos, o jogador ganha um game.
  • Caso haja empate nos 40 pontos, os tenistas devem disputar mais dois pontos (vantagem a favor) para decidir qual deles é o vencedor.
  • Ao somar 6 games, o tenista consegue ganhar um set, mas sempre deve haver dois games de diferença. Quando a diferença é menor, os jogadores devem disputar um tie break de sete pontos para decidir quem é o vencedor do set.
  • Dependendo do tipo de torneio, o jogador que vencer o jogo será o primeiro a vencer dois ou três sets.

A regulamentação local do tênis

Cada país tem um órgão encarregado de gerenciar, regular e promover esse esporte em território nacional. Geralmente, a fundação é composta por diferentes agentes:

  • Clubes esportivos.
  • Federações regionais.
  • Atletas.
O RFET e a regulamentação do tênis na Espanha
  • Treinadores e membros da equipe técnica.
  • Árbitros.

Em conformidade com os regulamentos de tênis estabelecidos pelo ITF, os órgãos locais supervisionam o cumprimento das regras do jogo, além de assumir a organização de competições nacionais oficiais.

Por fim, também é de responsabilidade local escolher os tenistas que representarão o país de forma individual nas competições internacionais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.