Características das diferentes quadras de tênis

10 de abril de 2020
As quadras de tênis são divididas em três tipos: rápidas, médias e lentas. Cada tipo é feito com materiais diferentes.

Atualmente, existem três tipos de quadras de tênis homologadas e aprovadas pela Federação Internacional desse esporte. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são as superfícies nas quais são disputadas  tanto as partidas de simples quanto as de duplas.

Dimensões e características das quadras de tênis

Independentemente da superfície com que forem feitas, as quadras de tênis devem obedecer a uma medida específica: 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros (simples) ou 10,97 metros (duplas) de largura.

O terreno retangular deve ter espaço adicional tanto no fundo quanto nas laterais, de 6,40 metros e 3,65 metros, respectivamente. Por sua vez, uma rede divisória é colocada no meio da quadra, a uma altura de 0,91 metros.

As quadras de tênis são divididas em dois lados, um para cada tenista ou equipe. Em cada lado, há espaços para o saque (4,11 de largura e 5,49 de comprimento) e dois setores retangulares próximos à rede, com 6,40 de comprimento.

Os três tipos de quadras de tênis

Antigamente eram permitidas cinco superfícies, mas o carpete foi banido e a de madeira entrou em desuso (ambos os tipos eram indoor). Atualmente, existem três tipos aprovados, todos eles para jogar ao ar livre:

1. Grama ou gramado

É considerada a quadra de tênis mais rápida. A mais conhecida é a de Wimbledon, na Inglaterra. Outros torneios que a utilizam são Halle, Stuttgart, Newport e Antalya. Não é tão utilizada em outros circuitos e torneios, principalmente devido ao seu alto custo de manutenção e construção.

Quadras de Winbledon

As quadras de grama precisam de um sistema especial de irrigação e drenagem para evitar o alagamento. Além disso, também deve ser usado um tipo de grama adequado de acordo com o clima, que deve ser removido e replantado de tempos e tempos.

A principal característica dessa quadra é que a bola quica de forma irregular, baixa e rápida.

Algumas lendas de Wimbledon que foram capazes de superar as dificuldades de rebater neste tipo de quadra foram Martina Navratilova, Roger Federer, Bjorn Borg, Billie Jean King, Serena Williams e Rod Laver.

2. Dura

A quadra de tênis dura é feita de cimento, asfalto ou plástico e é de velocidade média a rápida (menos que a grama). Os jogadores que aproveitam melhor esse recurso são aqueles que possuem saques mais potentes.

Tanto o Aberto dos Estados Unidos quanto o Aberto da Austrália são disputados nessa superfície (acrílica e sintética, respectivamente). A areia é outro material usado para fazer as quadras duras, e a velocidade com que a bola quica dependerá da quantidade desse material.

Características das diferentes quadras de tênis

Algumas das lendas do tênis que superaram os obstáculos das quadras duras são: Margaret Court, Martina Navratilova, Rafael Nadal, Jamie Murray, Novak Djokovic, Rod Laver, Roy Emerson, Pete Sampras e Roger Federer.

3. Saibro

Também conhecido como terra batida, as quadras de tênis de saibro são as mais populares e lentas. Com uma cor vermelha característica, é o material escolhido para um dos Grand Slam, Roland Garros. O tipo de jogo é bastante defensivo, porque os jogadores ‘patinam’ na terra e geralmente ficam na linha de fundo.

A tenista de maior sucesso nesse torneio francês é a belga Justine Henin (quatro títulos). No lado masculino, o espanhol Rafael Nadal conquistou nada menos do que 12 títulos.

Rolland Garros

Outros tenistas que tiveram sucesso nesse tipo de quadra são: o australiano Roy Emerson, a francesa Suzanne Lenglen, o americano Chris Evert e a alemã Steffi Graf.

A novidade em termos de cores é o uso da argila azul, testada no Masters de Madrid, em 2012. Além da cor, concluiu-se que isso não afeta o modo como a bola quica. Nos Estados Unidos, é possível encontrar quadras de saibro verdes. Um dos torneios que as utiliza é o de Charleston (feminino).

Na maioria dos casos, os tenistas começam no saibro, passam para a quadra sintética e então terminam na grama. No entanto, alguns se especializam em um tipo de quadra desde o início.

  • Rafael Plaza. 2017.  ¿Es la hierba de Wimbledon más lenta que la tierra de Roland Garros? El español. https://www.elespanol.com/deportes/tenis/20170707/229477972_0.html