Venus e Serena: as rainhas do tênis

Venus e Serena, Serena e Venus. As irmãs Williams estão sempre presentes quando falamos sobre as grandes lendas do tênis feminino.
Venus e Serena: as rainhas do tênis

Última atualização: 07 abril, 2020

Poderíamos dizer sem sombra de dúvida que as irmãs Williams não são apenas duas das estrelas de tênis mais conhecidas, mas duas das atletas mais famosas do mundo. Portanto, neste artigo, queremos falar sobre elas, Venus e Serena, as rainhas dos Grand Slams.

Venus, a irmã mais velha

Venus Williams nasceu na Califórnia em 1980. Ela venceu nada menos que sete Grand Slams individuais: cinco em Wimbledon e dois Abertos dos Estados Unidos. Em sua carreira, ela venceu 49 torneios individuais e 14 em duplas da WTA.

Além disso, ela conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos: em Sydney 2000 (simples e duplas), em Pequim 2008 e em Londres 2012. Ela também conquistou uma medalha de prata nos jogos do Rio em 2016 (duplas mistas).

Em fevereiro de 2002, Venus se tornou a primeira tenista afro-americana a ficar em primeiro lugar no ranking da WTA. Ela ocupou essa posição por 11 semanas em três ocasiões diferentes.

Venus começou sua carreira profissional em 1994, mas um de seus anos mais memoráveis foi, sem dúvida, 2005. Ela estava um pouco afastada da posição de favoritismo, porque havia vencido apenas um torneio na temporada. No entanto, ela competiu em Wimbledon, que poderíamos dizer que é seu torneio favorito.

Venus Williams venceu nada menos que sete Grand Slams individuais

Estando na 14ª posição do torneio, ela derrotou a russa Maria Sharapova – defensora do título e número dois do mundo – em dois sets. Na final, ela enfrentou a americana Lindsay Davenport, favorita e primeira no ranking. Venus a venceu em três sets, ponto a ponto, no que seria a final mais longa desse torneio: 2,45 horas.

Serena, a irmã mais nova

Nascida em 1981, apenas um ano após sua irmãSerena venceu 23 títulos individuais de Grand Slam. Ela é a segunda tenista com o maior número de torneios na carreira, atrás apenas da australiana Margaret Court, com 24.

Ela venceu sete Abertos da Austrália, três Roland-Garros, sete Torneios de Wimbledon e seis Abertos dos Estados Unidos. No total, ela conquistou 72 títulos individuais da WTA e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Além disso, ela é considerada uma das melhores tenistas da história e a única a completar o Golden Slam – os quatro Grand Slams e a medalha ouro no mesmo ano – em jogos simples e de duplas.

Ela começou sua carreira em 1995. Se tornou a número 1 do mundo como tenista individual em julho de 2002 e como tenista de duplas em junho de 2010.

Nessa última modalidade, ela venceu quatro Abertos da Austrália, dois Roland-Garros, seis Torneios de Wimbledon e dois Abertos dos Estados Unidos, além de três medalhas de ouro em Sidney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012.

Serena Williams venceu 23 títulos individuais de Grand Slam. Ela é a segunda tenista com o maior número de torneios na carreira

Venus e Serena: juntas elas são imparáveis

Considerando as estatísticas e o número de jogos de duplas das últimas duas décadas, é impressionante ver o número de vezes que as irmãs Williams aparecem.

No total, elas venceram 14 títulos de Grand Slam em duplas entre 1999 e 2016: seis Torneios de Wimbledon, quatro Abertos da Austrália, dois Roland-Garros e dois Abertos dos Estados Unidos.

Elas jogaram uma dessas finais contra a suíça Martina Hingis e a russa Anna Kournikova em Roland Garros. O resultado final foi de 6-3, 6-7 e 8-6.

Como dupla nos Jogos Olímpicos, elas conquistaram três medalhas de ouro. Conquistaram sua primeira em Sydney 2000, quando derrotaram as holandesas Kristie Boogert e Miriam Oremans por 6-1 e 6-1. A segunda foi em Pequim 2008, após derrotarem as espanholas Virginia Ruano e Anabel Medina por 6-2 e 6-0.

E finalmente, conquistaram sua terceira em Londres 2012, após derrotarem a dupla tcheca composta por Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 6-4 e 6-4. Vale ressaltar que menos de um mês antes elas haviam derrotado as mesmas tenistas na final de Wimbledon.

Os anos mais recentes de Venus e Serena

Não podemos deixar de mencionar que, entre 2002 e 2017, as irmãs competiram entre si nas finais simples. Na maioria dessas ocasiões, Serena, a mais nova das duas, saiu vencedora. Das nove finais em que se enfrentaram, Venus conquistou dois títulos contra sete da irmã.

Finalmente, é interessante notar que Venus decidiu se tornar vegana em 2011 após ser diagnosticada com uma doença autoimune.

Como ela viu melhoras não apenas em sua saúde, mas também em sua carreira, Serena a acompanhou nessa transição, e agora nenhuma delas consome carne. Como você pode ver, o vínculo delas vai muito além das quadras de tênis.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.