Benefícios dos esportes de raquete
Por possuírem tantos benefícios, os esportes de raquete estão gerando cada vez mais interesse nos fãs. Como consequência, o número de pessoas que os praticam está aumentando ano após ano.
De fato, esportes como tênis, badminton, squash e vários outros esportes de raquete trazem excelentes benefícios para o corpo e para a mente. Descubra mais sobre eles a seguir!
Esse tipo de esporte permite que você entre em forma e se divirta ao mesmo tempo. Isso acontece porque os deslocamentos das pernas que ocorrem nos esportes de raquete exigem bastante do sistema cardiovascular, além de favorecer a coordenação e ativar praticamente todos os músculos.
Além disso, esses esportes também se concentram em aspectos psicológicos. Nessas modalidades, além de um melhor condicionamento físico, uma boa estratégia de jogo também aumenta as chances de sucesso.
Benefícios dos esportes de raquete
Como mencionamos, essas atividades têm enormes benefícios para a saúde do indivíduo. Vamos aproveitar este artigo para conhecer os principais:
1. Fáceis de aprender
Uma das qualidades mais atraentes dos esportes de raquete é que eles geralmente são fáceis para as pessoas que ainda estão aprendendo. Esse lado lúdico atrai um grande número de pessoas de todas as idades e de todos os sexos.
De fato, o melhor de tudo é que quase todo mundo pode praticá-los, embora alguns deles exijam um mínimo de habilidade e resistência e a forma física seja um fator diferencial para esportes como o tênis ou o squash.
Além disso, as crianças podem praticá-los desde bem cedo, enquanto os adultos podem praticá-los regularmente. No entanto, nesse último grupo, é realmente necessário estar atento aos sinais do corpo para evitar lesões.
2. Ajudam a desenvolver a resistência
Os esportes de raquete são excelentes para ganhar resistência. Quanto mais você treinar, mais preparado o seu coração estará para lidar com o esforço e se recuperar dos treinos.
Além disso, ter uma melhor resistência reduz a pressão arterial e evita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. De qualquer forma, durante o exercício, você deve se certificar de compensar a perda de líquidos corporais através de pausas regulares e hidratação.
3. Você trabalha muitos músculos do seu corpo
Graças à prática dos esportes de raquete, você poderá exercitar os músculos das coxas, braços, costas e ombros, bem como os músculos abdominais.
Estes exercícios também exigem os músculos das pernas e dos glúteos para os deslocamentos. Os músculos do abdômen e dos braços também estão envolvidos, principalmente no movimento de rotação preparatória antes de bater na bola.
Por outro lado, não se esqueça de que esportes como o tênis fazem com que você faça muito esforço, permitindo assim a queima de calorias com facilidade e rapidez. Além disso, eles também são extremamente divertidos!
4. Diversão garantida
A sua saúde física não será a única a se beneficiar dos esportes de raquete, pois você também se sentirá muito melhor em termos mentais. De fato, esses esportes são uma diversão garantida para os seus praticantes.
Este tipo de atividade é particularmente bom para desestressar e esvaziar a mente. Tanto no final do dia quanto depois do trabalho para esquecer os problemas diários, você verá que os esportes de raquete são muito eficazes para ajudar a relaxar!
5. Melhor coordenação
Ao praticar os diferentes esportes de raquete, o corpo fica em constante movimento, portanto é necessário ter coordenação. Isso é muito importante para devolver todas as bolas batendo com a raquete. Por esse motivo, é necessário treinar regularmente para trabalhar e melhorar a coordenação.
Antes de finalizar, é apropriado lembrar que, assim como qualquer outro esporte, os esportes de raquete também podem causar lesões graves, principalmente se o corpo não estiver na sua melhor forma. Por isso, é aconselhável fazer um bom alongamento tanto antes quanto depois do treinamento.
A prevenção através de bons exercícios de aquecimento e alongamento é a única solução eficaz. Além disso, tudo o que você precisa para este tipo de esporte é uma boa raquete, um par de calçados esportivos, uma bola e um lugar para jogar. Então, que tal começar a se divertir?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Castillo-Rodríguez, A., Hernández-Mendo, A., & Alvero-Cruz, J. R. (2014). Morfología del jugador de élite de pádel: comparación con otros deportes de raqueta. International Journal of Morphology, 32(1), 177–182. https://doi.org/10.4067/s0717-95022014000100030
-
Sánchez Alcaraz, M., & Bernardino, J. (2014). Características fisiológicas de los deportes de raqueta. Comparativa entre los deportes de tenis, pádel y badminton. Revista Movimiento Humano, (6), 51–61. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5317978
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.