Saco de dormir: qual é o mais adequado?

· 8 de janeiro de 2019
Um bom saco de dormir pode ser a diferença entre a diversão e uma noite de pesadelo longe de casa. Existem diferentes tipos adaptados a cada necessidade, orçamento, uso e frequência.

Você está pronto? Vamos acampar! Uma das atividades recreativas familiares mais esperadas é acampar. É um ambiente onde toda a família pode aproveitar o momento. Então, se você gosta de curtir a montanha e a natureza, você deve ter o saco de dormir adequado para acampar.

Esperamos poder ajudá-lo a escolher e que você esteja preparado da melhor maneira em seu próximo passeio.

O que você deve levar em conta ao acampar?

Um saco de dormir é um dos elementos mais necessários para passar noites fora de casa e estar em contato com a natureza para uma experiência maravilhosa. Ele não apenas te proporcionará o conforto necessário, mas também o protegerá das baixas temperaturas.

É importante que você leve em consideração alguns aspectos antes de escolher o saco de dormir. Entre eles você deve ver:

  • Tipo de uso que você dará a ele. Há diferentes tipos de acampamentos, como o camping, o trekking e a montanha.
  • Seu orçamento. Há uma grande variedade levando em conta o material de fabricação, modelo ou outros.
  • Frequência de uso. O uso do um saco de dormir nunca será o mesmo para passeios esporádicos e para as pessoas que geralmente acampam a céu aberto.
Mulher guardando um saco de dormir

O tamanho e a praticidade ao guardar e transportar são dois aspectos essenciais para um bom saco de dormir.

Por que utilizar um saco de dormir?

A razão para utilizar um saco de dormir é a proteção contra variações de temperatura que ocorrem na natureza ao anoitecer e em altitudes ou lugares extremamente frios, fazendo com que seu corpo mantenha o calor corporal e você possa ter um sono tranquilo.

Você deve saber que o saco por si só não gera calor, apenas mantém o calor gerado pelo seu próprio corpo. Assim, a conservação do mesmo será associado com o tipo de fechamento ou aba e ao material com o qual foi projetado.

Características do seu saco de dormir

Vamos explicar as características para que, com base no uso e frequência, você possa escolher qual adquirir:

  • Saco para camping. São perfeitos para temperaturas entre 5°C e 15°C, já que, em sua maioria, o revestimento interno é de flanela, o que proporciona um efeito agradável. Este tipo de saco é retangular e não possui capa. São de tamanho grande e o peso está por volta de 2 kg.
  • Para trekking. Cobrem temperaturas entre -5°C e 0°C, seu tamanho e peso são reduzidos, pois são usados ​​em altitudes elevadas e a pessoa deve otimizar ao máximo a mochila e não carregar muito peso. Sua forma é do tipo múmia e inteiriço, ou seja, sem os cantos, então o calor gerado pelo corpo é guardado. Têm capuzes ajustáveis ​​para proteger.
  • De montanha. Cobre as variações de temperatura abaixo de -5°C e alguns até -40°C ou menos. Estes últimos são cheios de plumas. São de maior peso e volume que os anteriores.

Com relação ao material do enchimento, os sacos de dormir são feitos de fibra sintética e plumas, sendo os sintéticos de melhor manutenção, mas os de plumas são mais confortáveis, pois isolam melhor o frio. No entanto, em ambientes muito úmidos não protegem tanto, já que as plumas são afetadas.

Classificação dos sacos por forma

Você também pode encontrar diferentes formas de sacos e deve adquiri-lo de acordo com as suas necessidades e o formato do seu corpo. Por exemplo, existem:

  • Tipo múmia. É mais largo na parte superior e mais estreito na região dos pés. Esta forma é mais eficiente na retenção de calor, pois há pouco espaço para o ar.
  • Tipo múmia adaptado. Têm uma característica adicional de serem mais espaçosos na área do peito e dos joelhos, permitindo certa mobilidade.
  • Sacos retos. Como o nome indica, têm um corte longitudinal sem curvas, e em uma de suas bordas retas fica o zíper, que permite uma abertura total da bolsa.
  • Revestido por capa. Maximiza a eficiência térmica.
  • Enchimento na forma de trapézio. Favorece a uniformidade em todo o saco.
Homem dormindo em saco de dormir

A disposição do enchimento dos sacos é também importante, isso porque os de boa qualidade têm o enchimento disposto em forma de H ou em divisórias, de modo que se mantenha uniforme independentemente da posição do mesmo.

Lembre-se de que os avanços tecnológicos não deixaram esse segmento de lado. A variedade de sacos de dormir que você pode encontrar é bem ampla, inclusive com adaptações específicas, como os bolsos internos, colarinho, e outros.

Portanto, não se prive da experiência de ir acampar. Você já sabe o que levar em conta para escolher o saco de dormir mais adequado para você. Então, planeje suas férias ou saída de fim de semana e leve o seu saco de dormir.