Quem é o melhor piloto da história da Fórmula 1?

· 13 de fevereiro de 2019
Vamos tentar destacar um entre as centenas de pilotos que passaram pela Fórmula 1; para isso, vamos nos valer de números e estatísticas, mas também vamos ter em mente que os números não são tudo e que, às vezes, assim como vamos poder verificar, eles não fazem justiça à realidade

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 tem 68 temporadas de história, ao longo das quais mais de 80 equipes competiram. Com esses números, podemos ter uma ideia do número de pilotos que fizeram parte desta competição. Será que poderemos concordar quanto a quem foi o melhor piloto da história da Fórmula 1?

A maioria dos pilotos passaram despercebidos, seja por falta de oportunidade, por não encontrar um carro competitivo ou uma equipe sólida. Por outro lado, outros pilotos marcaram uma época inteira e são considerados lendas.

Quem é o melhor piloto da história da Fórmula 1?

Hoje, queremos nos concentrar naqueles considerados os melhores. Qualquer fã do já deve ter vários candidatos na cabeça para ocupar a posição de melhor piloto da história da Fórmula 1.

michael schumacher

Campeonatos mundiais

O número de campeonatos mundiais é um indicador claro dos pilotos que mais dominaram as quase sete décadas de história do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Olhando para este ranking, encontramos o seguinte:

  • Michael Schumacher: 7 campeonatos mundiais
  • Juan Manuel Fangio: 5 campeonatos mundiais
  • Alain Prost: 4 campeonatos mundiais
  • Sebastian Vettel: 4 campeonatos mundiais
  • Lewis Hamilton: 4 campeonatos mundiais
carro da fórmula um

O vencedor claro é Michael Schumacher, dominador absoluto da primeira metade dos anos 2000 e de parte dos anos 90. Então, podemos dizer que, se olharmos para o número de campeonatos mundiais, Michael Schumacher é o melhor piloto da história da Fórmula 1.

Olhando para o recorde de vitórias na Fórmula 1, observamos o seguinte:

  • Michael Schumacher: 91
  • Lewis Hamilton: 62
  • Alain Prost: 51
  • Sebastian Vettel :46

Mais uma vez, Michael Schumacher vence, da mesma forma se olharmos para o piloto com mais vitórias em uma mesma corrida. Até agora, não sabemos se Michael Schumacher é o melhor piloto da história, mas podemos dizer que ele é certamente um dos melhores.

O que os chefes de equipe pensam?

A cada ano, uma vez terminada a temporada, os chefes de equipe escolhem aquele que, de acordo com eles, foi o melhor piloto do ano. Esta escolha é feita através de um sistema de pontuação.

Em mais de uma ocasião o nome desse piloto escolhido pelos pilotos não coincidiu com o do campeão mundial daquele ano. Assim aconteceu em 2012: apesar de Vettel ter vencido o campeonato mundial, os chefes de equipe optaram por Fernando Alonso.

Fernando Alonso

Assim, isso nos faz ver que nem tudo são números; embora eles nos forneçam alguns dados bastante confiáveis.

Contudo, os números muitas vezes não fazem justiça; principalmente porque eles não levam em conta se o piloto iniciou sua carreira em uma equipe modesta ou em uma de ponta, ou ainda qual porcentagem do mérito é do carro e qual é do piloto.

Estudo da Universidade de Sheffield

Esta universidade tentou responder à questão colocada. Para isso, criou um sistema no qual se levava em consideração tanto as estatísticas quanto as habilidades do piloto. O vencedor foi Juan Manuel Fangio, seguido por Alain Prost e Fernando Alonso.

Ayrton Senna, o ídolo de muitos

De fato, a opinião dos pilotos coincide com uma das maiores pesquisas realizadas no mundo automotor.  Por exemplo, há 8 anos, uma revista bem conhecida perguntou a 217 pilotos de Fórmula 1 e a 9194 leitores quem eles consideravam o melhor piloto da história na sua opinião.

Sem dúvida o vencedor com uma larga vantagem foi Ayrton Senna.

Depois de todos esses dados e conclusões, a única coisa que temos certeza é que as estatísticas, em muitos casos, não fazem justiça; embora deva ser reconhecido que, para entrar nelas, é preciso ser um piloto de um nível muito alto.

Por tudo isso, não ousamos dar um único nome; mas temos certeza de que o título de melhor piloto da história está entre: Michael Schumacher, Juan Manuel Fangio, Ayrton Senna, Lewis Hamilton e Fernando Alonso.