Quais são os esportes não olímpicos?
Você sabia que nem todas as modalidades esportivas participam dos Jogos Olímpicos? Neste artigo contaremos quais esportes não olímpicos existem atualmente e por que foram eliminados ou não foram admitidos da competição.
Esportes não olímpicos: regras que devem ser cumpridas
Não se trata de um “capricho” do Comitê Olímpico Internacional, nem de algo arbitrário. Todos os esportes devem obedecer a certas regras para estarem presentes no evento máximo do esporte mundial.
Como primeira medida, é necessário que estejam regulamentados por uma Associação Internacional, que organize as competências e estabeleça as normas.
Além disso, é exigido que os atletas cumpram as leis antidoping incluídas na Carta Olímpica e que suas federações nacionais realizem os estudos e testes necessários para evitar o uso de substâncias proibidas.
Por outro lado, deve haver um número mínimo de países e continentes onde este esporte seja praticado profissionalmente, tanto por homens como por mulheres.
Quais são os esportes não olímpicos atuais?
A lista de esportes não olímpicos está em constante mudança, já que muitas associações internacionais se candidatam para serem aceitas e outras são retiradas por violação das regras.
Também pode acontecer de em uma edição do Jogos Olímpicos o país organizador decidir incluir um esporte específico, a modo de exibição ou como exceção à regra, mas para a próxima competição não aparecer na lista de aceitos. Estes são alguns dos atuais esportes não olímpicos atuais:
1. Críquete
É um esporte popular na Ásia, Austrália e Inglaterra, mas que ainda não foi aceito nos Jogos Olímpicos. O críquete é bastante antigo, já que era praticado pela realeza inglesa do século XIV. Esteve presente apenas nos jogos de Paris em 1900.
2. Beisebol e softbol
São dois esportes populares nos Estados Unidos, América Central e Japão, mas nenhum deles é olímpico. No caso do beisebol, ele participou de vários Jogos Olímpicos, mas apenas a modo de exibição ou demonstração.
3. Squash
Este esporte de origem inglesa foi inventado em 1830 e declarado oficial nesse país em 1864. Além disso, é bastante popular no Egito e no Paquistão. Atualmente, o squash é jogado em 185 países, mas isso não é suficiente para se tornar olímpico. Acredita-se que ele possa estar presente na edição de 2024.
4. Boliche
Sim, é um esporte e teve a honra de ser disputado em uma edição dos Jogos Olímpicos em Seul em 1988 (como demonstração). O boliche tenta se tornar olímpico há décadas, mas ainda sem conseguir.
5. Artes Marciais Mistas
Conhecido como MMA pela sua sigla, as artes marciais mistas são outro dos esportes não olímpicos atuais. Embora sejam bastante populares nos Estados Unidos e na Ásia, e até se assemelhem ao pancrácio, modalidade dos jogos antigos, ainda não puderam ser aceitas pelo COI.
6. Futebol americano
Um dos esportes mais populares nos Estados Unidos não está na lista de modalidades olímpicas porque não conta com uma Federação Internacional como entidade organizadora e nem é praticado em pelo menos 30 países.
7. Bilhar
O pool ou bilhar é um esporte muito praticado em todo o mundo. Apesar de ter sido licenciado para aparecer nos jogos de Atenas de 2004, essa foi sua única aparição.
8. Polo
O polo esteve presente em cinco edições dos Jogos Olímpicos (a última em 1936), mas logo foi retirado das competições. Não está em conformidade com a regra de quantidade de países onde é disputado, embora seja bastante importante na Argentina, na Austrália, na Espanha, na França e na África do Sul.
9. Motonáutica
Trata-se de uma família de esportes que se baseia em corridas a bordo de lanchas, em alto mar ou na costa. Participaram a modo de exibição nos Jogos Paris 1900 e em Londres 1908. No entanto, foram removidos das competições.
10. Pelota basca
Como o próprio nome indica, este esporte foi criado no norte da Espanha, embora também seja bastante popular na América Latina e na Europa. Existem diferentes modalidades de acordo com o tamanho do frontão. Esteve presente nos Jogos Olímpicos Paris 1900 e como exibição em Paris 1924, México 1968 e Barcelona 1992.
Todos esses esportes não olímpicos fazem o possível para participar das competições internacionais mais importantes. Qual deles você gostaria de ver incluído no repertório dos Jogos Olímpicos?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- International Olympic Committee. Factsheet. The Sports on the Olympics Programme. https://stillmed.olympic.org/Documents/Reports/EN/en_report_1135.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.