Quais são os benefícios do kickboxing?

12 de novembro de 2019
O kickboxing é um esporte que traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. No artigo a seguir, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre essa interessante disciplina.

kickboxing é um dos esportes de contato mais praticado e seguido pelos atletas por seus numerosos benefícios. É a combinação perfeita entre artes marciais e exercícios cardiovasculares, o que significa que permite obter um treino de corpo inteiro ideal para entrar em forma.

Os movimentos de kickboxing desafiam todos os grupos musculares centrais. Como se isso não bastasse, esse esporte combina exercícios aeróbicos e de força, para que você possa tonificar seus músculos enquanto queima gordura.

Participar de uma aula de kickboxing não é apenas uma ótima maneira de manter a forma e aprender a se defender, mas é uma possibilidade de conhecer pessoas e fazer novos amigos.

É possível que nem todos na aula pertençam à mesma faixa etária, mas compartilhar interesses torna muito mais provável que você possa se relacionar com eles.

Quais são os benefícios do kickboxing?

kickboxing é um recurso muito bom para mudar seu treino e experimentar algo novo. Na verdade, o esporte proporciona tantas vantagens diferentes que você definitivamente deveria tentar pelo menos uma vez. A seguir, analisaremos seus benefícios!

1. Produz músculos mais fortes

kickboxing é um esporte ideal para fortalecer, tonificar e aumentar os músculos do seu corpo. O fato de bater e chutar constantemente faz com que os músculos se tornem maiores e mais fortes.

Diferentemente da maioria dos outros tipos de exercícios, o kickboxing enfatiza movimentos explosivos e rápidos. De qualquer forma, treinar esta fantástica arte marcial também significa fazer agachamentos, flexões, pranchas, correr, pular cordas e muito mais.

Quais são os benefícios do kickboxing?

2. O kickboxing melhora a coordenação

Cada série de golpes e chutes leva você a coordenar os movimentos entre os braços e as pernas, o que estimula a coordenação geral. Esse exercício de corpo inteiro permite fortalecer o abdômen e melhorar os reflexos e as habilidades de coordenação.

3. Ensina como se defender

kickboxing não é recomendado apenas para a mente e para o corpo, mas também tem um uso muito prático como um meio de aprender autodefesa. É uma arte marcial muito versátil que ensina conceitos básicos, principalmente quando se trata de bater com as mãos e os pés.

Obviamente, não estamos defendendo a violência de forma alguma. A realidade é que, graças ao kickboxing, as pessoas aprendem a se defender de situações indesejáveis. Por sua vez, isso contribui para aumentar os níveis de autoconfiança à medida que você se torna mais forte.

4. Queima calorias

kickboxing é um exercício que exige energia, garantindo a queima de calorias e gordura. De fato, a intensidade do kickboxing garante melhorias e resultados rapidamente. Entre a luta, treinamento com pesos e vários exercícios cardiovasculares, você pode ter certeza de que conseguirá melhorar a sua força e a sua forma geral.

É um ótimo treino cardiovascular, e isso é algo que serve para melhorar a circulação sanguínea. Definitivamente, um dos benefícios mais importantes do kickboxing é que ele ajud a perder peso e também a acelerar o metabolismo. Dessa forma, seu corpo continuará a queimar calorias depois que você terminar o treinamento.

5. Reduz o estresse

A vida pode ser bastante estressante, sem mencionar que os eventos diários podem causar muita ansiedade. Como você bem sabe, o esporte é uma maneira natural de induzir seu cérebro a aliviar o estresse.

Mulher praticando luta

Nesse aspecto, kickboxing  permite que sentimentos de felicidade e relaxamento tomem conta da sua mente, pelo menos temporariamente. Se você treinar, no final de cada aula você se sentirá muito melhor do que quando entrou!

Antes de terminar, lembre-se de que o kickboxing oferece vários benefícios para o seu corpo. É, portanto, uma ótima opção para uma rotina completa de exercícios. No entanto, os movimentos rápidos necessários no kickboxing também podem causar lesões.

Portanto, lembre-se sempre de alongar corretamente antes e após cada treino. Além disso, o aquecimento dos músculos é importante para evitar fraqueza muscular e ganhar flexibilidade. Agora que você conhece os benefícios do kickboxing, o que acha de praticá-lo?

  • Buse, G. J., & Santana, J. C. (2008). Conditioning strategies for competitive kickboxing. Strength and Conditioning Journal, 30(4), 42–48. https://doi.org/10.1519/SSC.0b013e31817f19cd
  • Romaine, L. J., Davis, S. E., Casebolt, K., & Harrison, K. A. (2003). Incidence of injury in kickboxing participation. Journal of Strength and Conditioning Research, 17(3), 580–586. https://doi.org/10.1519/1533-4287(2003)017<0580:IOIIKP>2.0.CO;2
  • Schick, M. G., Brown, L. E., & Schick, E. E. (2012, February). Strength and conditioning considerations for female mixed martial artists. Strength and Conditioning Journal. https://doi.org/10.1519/SSC.0b013e31824443e2