Logo image
Logo image

Quais os benefícios do snowboard?

3 minutos
O frio do inverno não deve ser um obstáculo para a prática esportiva. Essa é a época ideal para alguns esportes cheios de benefícios, como o snowboard.
Quais os benefícios do snowboard?
Última atualização: 11 dezembro, 2019

Quando chega o inverno, muitos atletas decidem fugir da cidade e subir as encostas para praticar o snowboard. Além de ser um esporte praticado em um ambiente único e excepcional, ele também traz inúmeras vantagens. Neste artigo, vamos revisar quais são os benefícios do snowboard.

No que se refere aos esportes radicais, o snowboard é um dos mais populares. Certamente, é uma atividade física ideal para recarregar as baterias ao ar livre e reduzir o estresse e a ansiedade, o que tem um impacto positivo na saúde mental, da mesma forma que acontece com quase todos os esportes de inverno.

Benefícios do snowboard

As modalidades típicas do inverno são um ótimo tipo de exercício cardiovascular. Isso explica o fato de o snowboard não ser só um esporte muito divertido, como também muito bom para o seu corpo e que tem muitos impactos positivos para a sua saúde, tanto fisicamente quanto mentalmente.

A seguir, vamos mostrar quais são os benefícios mais importantes do snowboard. Tome nota!

1. Fácil de aprender

A primeira vantagem do snowboard é que você pode alcançar rapidamente um nível que permita que você se divirta em todas as pistas.

Ao contrário do que você possa imaginar, o snowboard é um esporte muito fácil de aprender e a evolução geralmente é rápida, por isso sugerimos que você o experimente em algum momento. Anime-se, você vai adorar!

2. Melhora a flexibilidade

O snowboard melhora a flexibilidade geral de maneira significativa, pois exige mudanças de direção e de ritmo com frequência e de forma repentina. É aí que a flexibilidade do corpo entra em cena.

Some figure

Essa capacidade pode te ajudar nas atividades diárias, principalmente durante o inverno. Ter uma boa flexibilidade é sempre bom, mas é especialmente bom nessa época do ano, quando as articulações podem ficar mais rígidas por causa do frio ou mais inativas do que o normal.

3. Exercita os músculos

O snowboard exercita todos os músculos do corpo, até mesmo alguns que geralmente não são exercitados em outros tipos de atividades esportivas.

Entre os mais utilizados, destacam-se os músculos dos pés, utilizados para girar a prancha,e os músculos do abdômen, braços e ombros, para manter o equilíbrio e se levantar quando cair.

Além disso, o snowboard também exige o uso dos músculos do core. Portanto, ter a parte intermediária do corpo fortalecida tornará menos provável que você se lesione ao praticar outros esportes, além de melhorar a sua força física em geral.

4. Exercício cardiovascular

Fazer snowboard consiste em deslizar pela neve, saltar obstáculos e fazer diferentes tipos de movimentos corporais para manter o equilíbrio e o ritmo. É um exercício aeróbico, por isso ele é uma excelente maneira de melhorar o seu condicionamento físico e manter a forma.

Por outro lado, ele também oferece uma experiência muito mais agradável e enriquecedora do que ir à academia e queimar calorias em qualquer aparelho de cardio. Para isso, o contato com a natureza e com as paisagens maravilhosas fazem toda a diferença.

5. Sensação de liberdade e relaxamento

O snowboard é uma prática divertida que atrai um público particularmente jovem. Também é muito eficaz para liberar endorfinas, um tipo de hormônio que influencia diretamente o humor e o equilíbrio mental.

Some figure

É, sem dúvida, um esporte que exige muito esforço físico. Como resultado, esse hormônio é liberado em abundância, ajudando assim a manter a mente relaxada, livre de estresse e com uma grande sensação de felicidade.

Como você pode ver, são vários os benefícios do snowboard. No entanto, o melhor de tudo é que, mesmo se você não for um especialista no esporte, você ainda poderá aproveitar essas vantagens.

Porém, se você for iniciante, é recomendável fazer algumas aulas e usar equipamentos de segurança, tais como capacete, joelheiras e munhequeiras, para reduzir o risco de lesões durante a descida das encostas.

Lembre-se de que praticar esse esporte não só terá um impacto positivo no seu bem-estar, mas também acrescentará um pouco de aventura à sua vida. Então, o que você está esperando para experimentar?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vernillo, G., Pisoni, C., & Thiébat, G. (2018, June 20). Physiological and physical profile of snowboarding: A preliminary review. Frontiers in Physiology. Frontiers Media S.A. https://doi.org/10.3389/fphys.2018.00770
  • G., V., C., P., & G., T. (2018). Physiological and physical profile of snowboarding: A preliminary review. Frontiers in Physiology, 9(JUN). https://doi.org/10.3389/fphys.2018.00770 LK  – http://link.kib.ki.se/?sid=EMBASE&issn=1664042X&id=doi:10.3389%2Ffphys.2018.00770&atitle=Physiological+and+physical+profile+of+snowboarding%3A+A+preliminary+review&stitle=Front.+Physiol.&title=Frontiers+in+Physiology&volume=9&issue=JUN&spage=&epage=&aulast=Vernillo&aufirst=Gianluca&auinit=G.&aufull=Vernillo+G.&coden=&isbn=&pages=-&date=2018&auinit1=G&auinitm=

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.