Regras e equipamento necessário para jogar pickleball

Você já ouviu falar do pickleball? Conheça um esporte de raquete simples e inovador!
Regras e equipamento necessário para jogar pickleball

Última atualização: 20 fevereiro, 2020

Combinando elementos do tênis, do badminton e do tênis de mesa, o pickleball é uma modalidade que está cada vez mais popular. Ele se caracteriza pelo seu dinamismo e por ser muito divertido. Você ainda não conhece?

Os especialistas nesse esporte explicam que se trata de uma modalidade muito fácil de aprender. Por esse motivo, é um jogo ideal para praticar em família ou então com amigos e se divertirem todos juntos. Assim, em alguns poucos minutos, vocês já terão entendido o básico para encarar grandes desafios!

Como surgiu o pickleball?

Assim como tantos outros, esse esporte surgiu como um entretenimento caseiro. De fato, a quadra não requer muito espaço. Ela pode ser montada praticamente em qualquer quintal sem nenhum problema.

A data de invenção é em meados dos anos sessenta, em Bainbridge Island, Washington, Estados Unidos. O primeiro registro que se tem do jogo é na casa do político Joel Pritchard, que trabalhou no Congresso e no exército desse país. A ideia, no entanto, foi de Barney McCallum, um amigo dele.

A história é bastante curiosa: no site oficial do pickleball, conta-se que os dois amigos se dispuseram a jogar badminton um sábado à tarde. Entretanto, como não encontraram a peteca – a “bolinha” que é necessária para esse esporte – decidiram improvisar.

Eles abaixando, então, a rede e jogaram usando raquetes e bolas que encontraram na casa.

Regras básicas do pickleball

As regras desse esporte são semelhantes, como já dissemos anteriormente, a outros esportes de raquete como, por exemplo, o tênis e o badminton. A seguir, enumeramos as principais:

  • É possível jogar um contra um (singles) ou em duplas (doubles).
  • O objetivo é passar a bola por cima da rede, acertando-a com uma raquete de madeira e tentando fazer com que o rival não possa devolvê-la ao nosso campo.
Quadras de pickleball
  • A bola deve quicar somente uma vez dentro dos limites do terreno de jogo oponente. Se ela quicar fora, a jogada é inválida. Finalmente, se ela tocar o solo duas vezes, o ponto é para a equipe que fez a jogada.
  • O saque é realizado cruzado a partir da direita.
  • Não se pode acertar a bolinha sem ela quicar enquanto você tiver pelo menos um pé dentro da zona de não-voleio.
  • Só pode marcar pontos o jogador ou a dupla que saca.
  • Ganha o set ou jogo o jogador ou equipe que chegar a 11, 15 ou 21 pontos, com pelo menos 2 de vantagem sobre o rival. Além disso, cada partida consta de um máximo de 3 sets.
  • A “regra das duas quicadas” indica que a primeira jogada de cada jogador ou equipe deve obrigatoriamente quicar no campo rival. Uma vez que isso ocorrer (ou seja, a partir da segunda jogada de cada jogador ou equipe), pode-se golpear a bolinha sem deixá-la quicar.

Campo de jogo do pickleball

O campo de jogo tem 40 pés de comprimento (13,4 metros) e 20 pés de largura (6 metros). Ele é dividido ao meio por uma rede. Além disso, tem outra linha na largura que delimita a zona de não-voleio (de 2,1 metros), na qual não se pode acertar a bolinha sem ela quicar.

Do final da zona de não-voleio até o fundo da quadra há uma linha vertical que divide o lado direito do lado esquerdo. Enquanto isso, a rede é colocada a 0,91 metros do solo.

Um dos principais pontos fortes do pickleball é que os rivais ficam muito próximos entre si. Isso dá lugar a uma interação fluida entre ambos, coisa que, por outro lado, não ocorre com outros esportes de raquete, nos quais os oponentes se encontram a distâncias maiores em cada ponto.

Raquetes de pickleball

Elementos necessários para jogar

Além da quadra e da rede, é necessário um jogo de raquetes e, pelo menos, uma bolinha para jogar esse esporte. O que o diferencia do tênis de mesa é que a raquete de madeira é maior – ainda que não pese muito – e a bolinha tem furos.

Por esse motivo, o pickleball é mais lento do que o pádel ou o tênis. Isso faz com que ele seja um jogo bastante tático e com pontos mais longos.

Embora ele ainda não seja um esporte olímpico, o pickleball está crescendo e sendo jogado cada vez em mais países. Além disso, o equipamento é barato, mas pode não ser fácil consegui-lo dependendo de onde você mora. Você se anima a dar uma chance para ele?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.