Logo image
Logo image

Os melhores jogadores da história do esporte

4 minutos
Para os amantes do esporte, nunca é fácil escolher os melhores jogadores da história de cada disciplina. Neste artigo, apresentaremos alguns dos nomes que geralmente aparecem nesse tipo de debate.
Os melhores jogadores da história do esporte
Última atualização: 16 janeiro, 2020

Qualquer criança que começa a praticar um esporte sempre tem em mente uma referência esportiva que influenciou a escolha de uma atividade específica. Geralmente eles são os melhores. Neste artigo, falaremos sobre alguns dos melhores jogadores da história do esporte e que foram muito influentes para a sociedade.

Ao longo da história, houve muitos atletas profissionais que nos surpreenderam e deslumbraram por seu talento incomparável. Como você pode imaginar, não é fácil fazer uma lista que inclua os melhores jogadores da história, já que o esporte é um campo que admite muitas opiniões válidas.

Os melhores jogadores da história do esporte

Em muitos casos, é um critério um tanto subjetivo. Apesar disso, tentaremos ser o mais objetivos possível e contaremos com alguns dados que confirmarão as opções listadas aqui. Apresentamos a nossa seleção com os melhores jogadores da história do esporte a seguir.

1. Michael Jordan

Seis participações nas finais da NBA, seis títulos da liga, seis prêmios MVP. Essá é uma boa introdução para apresentar o melhor jogador da história do basquete.

O jogador mais emblemático do Chicago Bulls dominou o esporte nas décadas de 80 e 90, enquanto mais tarde ele se esforçou para tentar ser um jogador de beisebol profissional. Nessa disciplina ele não teve sucesso como esperava, e depois voltou novamente ao basquete com o Bulls.

Michael Jordan era um atirador e passador excepcionalmente talentoso, além de ser um defensor tenaz. Ele ganhou o apelido de ‘Air Jordan‘ devido à sua extraordinária capacidade de saltos e manobras acrobáticas. Sua popularidade alcançou alturas que poucos atletas ou celebridades conhecem.

Some figure

2. Michael Schumacher

Michael Schumacher venceu um total de 7 campeonatos mundiais de Fórmula 1 com a Ferrari. Ele não apenas é creditado por ajudar a tornar a Ferrari a equipe que é hoje, mas é o único piloto de F1 a ter uma temporada completa no pódio, uma conquista que ele fez em 2002.

O piloto alemão é o único homem na história da F1 que tem sete títulos do campeonato mundial até agora, dos quais cinco foram conquistados em anos consecutivos (2000-2004). Infelizmente, ele sofreu um acidente de esqui em 2013 que o deixou gravemente incapacitado depois de ficar em coma por muitos meses.

Some figure

3. Muhammad Ali

Uma das qualidades de Muhammad Ali que mais cativou o público é que ele era um lutador de porte grande que tinha a velocidade nas mãos e a habilidade nos pés de um boxeador leve.

Aos 22 anos, Ali chocou o mundo ao vencer o favorito Sonny Liston para se tornar um dos mais jovens lutadores a possuir o cinturão dos pesos pesados.

Ele deteve o título mundial por 3 anos, antes de ser suspenso por se recusar a prestar serviço militar. No entanto, ele recuperou o título em 1973 no infame ‘Rumble in the Jungle‘, que ele manteve por mais 5 anos.

Muhammad Ali foi um dos ativistas e defensores dos direitos dos negros e uma pessoa muito influente, que mudou a história do boxe atual.

Some figure

4. Michael Phelps

Não há dúvida de que o aposentado Michael Phelps é o melhor nadador de todos os tempos. O americano ganhou 18 medalhas de ouro olímpicas na sua carreira, o que representa o número mais alto alcançado por um atleta olímpico.

A grande capacidade de natação de Phelps é uma combinação de habilidade, destreza física e trabalho duro. Ele tem um torso muito largo, braços longos e marcados, pés grandes e pernas curtas para a sua altura. Muitos especialistas acreditam que seu corpo foi projetado para nadar.

5. Pelé, um dos melhores jogadores da história do esporte mais popular

Edson Arantes do Nascimento iniciou a sua carreira no futebol profissional aos 15 anos e foi escolhido para representar a seleção brasileira aos 16 anos. Mais conhecido como Pelé, o jogador brasileiro jogou 19 temporadas no clube brasileiro Santos, onde marcou 619 gols em 638 jogos. Ele terminou sua carreira no New York Cosmos.

No entanto, onde «O Rei» se tornou verdadeiramente grande foi nas Copas do Mundo. Ele foi vencedor da Copa do Mundo com o Brasil com apenas 17 anos em 1958. Nesse campeonato, ele marcou 5 gols entre a semifinal e a final.

Some figure

Como se isso não bastasse, ele venceu uma segunda Copa do Mundo 12 anos depois, em 1970, tendo participado do que foi considerada uma das melhores equipes nacionais de todos os tempos. Pelé foi vencedor do prêmio de melhor jogador.

O brasileiro é considerado por muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Além disso, embora muitos discutam a verdade desse número, ele diz que conseguiu marcar mais de mil gols.

Antes de finalizar, deve-se esclarecer que, em muitos casos, a escolha dos melhores atletas da história é muito subjetiva. Por esse motivo, recomendamos que você questione esta lista e se pergunte quem você adicionaria. Quem foi o melhor para você?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Se reabre la polémica: O Rei del gol es Romario. 2012. Revista El Gráfico. https://www.elgrafico.com.ar/articulo/0/4176/se-reabre-la-polemica-o-rei-del-gol-es-romario
  • Walsh, J., & McAllister-Spooner, S. M. (2011). Analysis of the image repair discourse in the Michael Phelps controversy. Public Relations Review, 37(2), 157–162. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2011.01.001
  • People, I. Y., & Janeiro, I. N. R. I. O. D. E. (2003). Michael Phelps. Swimming World & Junior Swimmer, 44(9), 26. Retrieved from http://proxy.lib.ohio-state.edu/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=s3h&AN=10815478&site=ehost-live
  • Van Lange, P. A. M., & Sedikides, C. (2002). Being more honest but not necessarily more intelligent than others: generality and explanations for the Muhammad Ali effect. European Journal of Social Psychology, 28(4), 675–680. https://doi.org/10.1002/(sici)1099-0992(199807/08)28:4<675::aid-ejsp883>3.3.co;2-x
  • Hauser, T. (2018). Muhammad Ali: In Protect Yourself at All Times (pp. 176–184). University of Arkansas Press. https://doi.org/10.2307/j.ctv3znxjk.26

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.