Os melhores atletas olímpicos da história

Qualquer atleta que chega às Olimpíadas já está no auge das conquistas esportivas. Neste artigo, falaremos sobre aqueles que mudaram a história dos Jogos.
Os melhores atletas olímpicos da história

Última atualização: 15 junho, 2020

Muitos desses atletas realizaram seus feitos quando as competições eram transmitidas em preto e branco, enquanto outros são mais atuais e até mais famosos. Neste artigo, falaremos sobre os melhores atletas olímpicos da história.

Os melhores atletas olímpicos da história

Eles são lendas por terem conquistado muitas medalhas e estabelecido recordes, ou criaram um “antes e depois” em seu esporte. Como resultado, são considerados os melhores atletas olímpicos da história:

1. Michael Phelps

Este ex-nadador americano é o atleta de maior sucesso dos Jogos Olímpicos de Verão. Ele conquistou nada mais nada menos que 28 medalhas (23 de ouro) em quatro edições dos Jogos Olímpicos (de Atenas 2004 a Londres 2012).

Michael Phelps é considerado um dos melhores atletas olímpicos da história

Em sua segunda edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008, ele conquistou oito medalhas de ouro, cinco delas em eventos individuais. Além disso, naquele mesmo ano, Phelps estabeleceu dois recordes: nos 400 metros medley individual e no revezamento 4 x 100 metros livre.

2. Paavo Nurmi

Paavo Nurmi certamente deixou um marco na história do esporte em geral e dos Jogos Olímpicos em particular. Esse finlandês, especialista em maratonas de média e longa distância, estabeleceu nada menos que 22 recordes mundiais e conquistou 12 medalhas (9 de ouro e 3 de prata) nas quatro edições em que competiu, de Antuérpia 1920 à Amsterdã 1928.

Nos 14 anos da carreira do “finlandês voador”, ele ficou invicto em todas as competições de cross-country e 10.000 que disputou.

3. Nadia Comaneci

Todo mundo conhece ou já ouviu falar da “garota perfeita”, a ginasta que alcançou a maior pontuação nos Jogos Olímpicos Montreal 1976. Nessa edição, ela ganhou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Nadia Comaneci foi a ginasta que alcançou a maior pontuação nos Jogos Olímpicos Montreal 1976

Sua curta carreira na ginástica olímpica terminaria nos Jogos Olímpicos Moscou 1980, após conquistar duas medalhas de ouro e duas de prata. Segundo especialistas, Comaneci continua sendo a melhor ginasta a ter competido.

4. Jesse Owens

Este atleta americano foi um dos corredores mais destacados dos anos trinta, quando alcançou nada menos que três recordes mundiais consecutivos e conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 nos 100 e nos 200 metros, no salto em distância e no revezamento 4 x 100 metros.

Jesse Owens foi um dos corredores mais destacados dos anos trinta
Imagem: BBC.

5. Mark Spitz

Outro nadador e outro americano nesta lista com os melhores atletas olímpicos da história. Spitz foi o primeiro atleta a ganhar sete medalhas de ouro em uma única edição dos Jogos Olímpicos (Munique 1972), marca superada por Phelps em 2008.

Antes disso, Spitz havia conquistado quatro medalhas (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) nos Jogos Olímpicos do México de 1968. Em sua curta carreira (ele decidiu se aposentar aos 22 anos para seguir carreira no setor imobiliário), esse nadador alcançou 26 marcas mundiais.

6. Emil Zátopek

Este atleta tcheco especializado em provas de fundo alcançou seu auge nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948 e de Helsinque em 1952.

Ele foi o primeiro corredor a quebrar a marca de 29 minutos nos 10.000 metros. Não foi à toa que recebeu o apelido de “a locomotiva humana”. Além disso, ele conquistou cinco medalhas olímpicas: quatro de ouro e uma de prata.

7. Larisa Latynina

Nascida na Ucrânia, ela é a mulher de maior sucesso na história dos Jogos Olímpicos, com nada menos que 18 medalhas na ginástica artística.

Até 2012, ela era a maior medalhista olímpica (Phelps superou seu recorde em Londres e depois empatou sua marca de medalhas individuais em 2016). Larisa participou das edições de Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964.

Larisa Latynina é a mulher de maior sucesso na história dos Jogos Olímpicos, com nada menos que 18 medalhas na ginástica artística
Imagem: Marca.

8. Carl Lewis

Não podemos deixar o “filho do vento” de fora desta lista. Esse atleta americano, especialista em provas de velocidade e salto em distância, conquistou 10 medalhas (nove de ouro e uma de prata) entre Los Angeles 1984 e Atlanta 1996.

Carl Lewis conquistou 10 medalhas (nove de ouro e uma de prata) entre Los Angeles 1984 e Atlanta 1996

9. Usain Bolt

Por último, mas não menos importante, chegamos ao homem mais rápido do mundo. Nascido na Jamaica, Bolt detém oito títulos olímpicos como velocista: Pequim 2008 (dois), Londres 2012 (três) e Rio 2016 (três).

É claro que existem muitos outros grandes atletas olímpicos além dos atletas desta lista. Entre eles estão: Johnny Weissmuller (nadador romeno), Abebe Bikila (maratonista etíope), Bob Beamon (saltador americano) e Teófilo Stevenson (boxeador cubano). Você adicionaria mais alguém nesta lista de estrelas dos Jogos Olímpicos?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.