9 esportistas europeus que merecem destaque

26 de novembro de 2019
Os esportistas europeus se destacaram desde o início das competições internacionais e continentais. Estes são alguns dos que gostaríamos de destacar.

Talvez você conheça vários deles por tê-los visto ganhando uma medalha ou um campeonato mundial e por se destacarem na sua modalidade. Mas talvez alguns dos esportistas europeus que vamos trazer a seguir possam ter caído no esquecimento e, por isso, vamos falar sobre as suas principais realizações.

Quem são os melhores esportistas europeus?

Há esportistas de hoje em dia e também do passado, da época das fotografias em preto e branco. Esses esportistas europeus se destacaram não apenas em nível nacional ou continental, mas também mundial.

Vale esclarecer que a lista a seguir não pretende escolher ‘os melhores’ de cada modalidade, nem de cada país. Trata-se simplesmente de reconhecer esportistas que, na opinião de muitas pessoas, estarão gravados para sempre na história da sua modalidade:

1. Roger Federer

Poucos ousam negar que o suíço é o melhor tenista de todos os tempos, ou pelo menos um dos de maior destaque. Ele já tem 20 títulos de Grand Slam na sua carreira, e espera-se que ele vença vários outros no futuro.

Além disso, ele é o tenista que esteve em 1º no ranking da ATP durante o maior número de semanas consecutivas: 237 (e 310 no total).

Roger Federer

Federer venceu oito vezes no Torneio de Wimbledon, seis no Aberto da Austrália, cinco no Aberto dos EUA e uma vez em Roland Garros. A ‘perfeição suíça’ também ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

2. Valentino Rossi

O piloto italiano, vencedor de nove títulos mundiais em quatro categorias e seis vezes campeão da MotoGP, sem dúvida está entre os melhores esportistas europeus da história.

Valentino Rossi

Ele alcançou 229 pódios na sua carreira, bem como 89 vitórias e 75 voltas mais rápidas. Na mais alta categoria do motociclismo, ele dirigiu por três equipes: Honda, Yamaha e Ducati.

3. Michael Schumacher

Nascido na Alemanha, o ex-piloto de Fórmula 1 ainda tem vários recordes em seu poder que ninguém foi capaz de igualar ou vencer, mesmo após mais de dez anos de sua aposentadoria da categoria principal do automobilismo.

Schumacher foi campeão mundial sete vezes: dois na Benetton e cinco na Ferrari. Além disso, também acumulou 91 vitórias e 155 pódios, mais do que qualquer outro piloto profissional.

Michael Schumacher

4. Sergei Bubka

Este atleta ucraniano do salto com vara foi campeão olímpico em Seul 1988 e seis vezes campeão mundial entre 1983 e 1997. Também obteve 35 recordes e o recorde mundial de 6,15 metros (em 1994, superado 21 anos depois por 0, 01 metro).

Homem praticando atletismo

Imagem: european-athletics.org

Ele se aposentou em 2001, mas teve que deixar as competições muito antes, em 1997, por causa de diversas lesões, depois de vencer o mundial da Grécia.

5. Nadia Comaneci

A ‘menina 10’ não poderia ficar de fora desta lista dos esportistas europeus de maior destaque. Nascida na Romênia, essa ginasta surpreendeu a todos quando, nas Olimpíadas de Montreal de 1976, recebeu a pontuação máxima de todos os juízes.

Esportistas europeus que merecem destaque

Nessa edição, ela levou três medalhas de ouro (individual, barras assimétricas e trave de equilíbrio), uma prata (equipe) e um bronze (solo).

Ela também competiu em Moscou em 1980, um evento no qual ganhou duas medalhas de ouro (trave de equilíbrio e solo) e duas pratas (equipe e individual). Foi campeã mundial e europeia entre 1975 e 1979.

6. Drazen Petrovic

Este jogador de basquete croata foi um dos melhores da Europa durante a década de 1980, motivo pelo qual ele conseguiu chegar à Liga das Estrelas – a NBA – na equipe dos Portland Trail Blazers. No entanto, a sua carreira de sucesso terminou abruptamente, já que Petrovic morreu aos 28 anos em um acidente de trânsito.

Jogo do Nets com o Lakers

7. Martina Navratilova

A ex-tenista tcheca e americana é uma das únicas três tenistas – juntamente com duas americanas, Margaret Court e Steffi Graf – a vencer os quatro torneios de Grand Slam tanto na chave de simples quanto de duplas e duplas mistas. Ela ficou em primeiro lugar no ranking da ATP em 1978 e conquistou nada menos que 167 títulos.

A tenista Navratilova

Imagem: The Telegraph.

8. Paavo Nurmi

Este atleta finlandês, que se dedicou às corridas de média e longa distância, bem como de cross-country, dominou todas as provas do início do século passado. Nurmi possui 22 recordes mundiais nas distâncias entre 1.500 metros e 20 quilômetros.

Ele participou de três Jogos Olímpicos (Antuérpia 1920, Paris 1924 e Amsterdã 1928) nos quais ganhou nove medalhas de ouro e três de prata. Ao longo da sua carreira, que durou 14 anos, ele permaneceu invicto tanto no cross-country quanto nos 10.000 metros.

Paavo Nurmi

Imagem: olympics.org

9. Emil Zatopek

Outro tcheco que faz parte desta lista dos melhores esportistas europeus, agora nas corridas de fundo. Conhecido como ‘a locomotiva humana’, Zatopek foi o primeiro corredor a completar os 10.000 metros em menos de 29 minutos, em 1954. Antes disso, ele conseguiu percorrer 20 quilômetros em menos de uma hora.

Esportistas europeus que merecem destaque

Imagem: Canadian Olympic Committee.

Ele é o único atleta – até o momento – a vencer as três provas a seguir em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos: 5.000 metros, 10.000 metros e maratona. No total, ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata em Londres 1948 e Helsinki 1952.

Outros esportistas europeus de destaque: Rafael Nadal e Novak Djokovic (tênis), Yelena Isinbayeva (salto com vara), Gianluigi Buffon e Cristiano Ronaldo (futebol), Eddy Merckx (ciclismo), Jonathan Edwards (salto triplo), Lewis Hamilton e Fernando Alonso (Fórmula 1).

  • PAAVO NURMI IS ONE OF THE MOST SUCCESSFUL MALE ATHLETES IN OLYMPIC HISTORY AND ONE OF ONLY FOUR ATHLETES TO WIN NINE OLYMPIC GOLD MEDALS. https://www.olympic.org/paavo-nurmi
  • Roger Federer Overview. ATP Tour sitio oficial. https://www.atptour.com/es/players/roger-federer/f324/overview
  • Emil Zátopek, “The Locomotive”. Olympics sitio oficial. https://www.olympic.org/emil-zatopek
  • Michael Schumacher cumple 50 años: qué ha pasado con el piloto alemán cinco años después de su accidente. 2019. BBC News. https://www.bbc.com/mundo/deportes-46747882
  • Drazen Petrovic. NBA Sitio oficial. https://www.nba.com/history/legends/profiles/drazen-petrovic