Os 5 esportes inclusos no atletismo

7 de março de 2020
O atletismo é um conceito bastante amplo, já que inclui mais de 20 provas ou esportes diferentes. Além disso, ele é considerado a modalidade mais antiga do mundo.

Poderíamos dizer que o atletismo é a maior família dentro dos esportes, seguido pela ginástica. Isso se deve ao fato de que há muitas modalidades que pertencem a esse grupo, sendo ele o mais importante e atraente dos Jogos Olímpicos. Saiba mais no artigo a seguir!

Quais esportes estão inclusos dentro do atletismo?

O atletismo é o esporte organizado mais antigo do mundo, já que foi criado na Antiga Grécia. A palavra “atletes” define as pessoas que competem por um prêmio, e ela se relaciona com “aethos”, que quer dizer “esforço”.

Uma grande quantidade de modalidades, que são agrupadas de acordo com a metodologia ou o movimento principal, fazem parte do que hoje conhecemos como atletismo. As provas são divididas em cinco categorias, que são as seguintes:

1. Corridas

A corrida de velocidade é a mais praticada e faz parte dos Jogos Olímpicos desde a antiguidade. A distância pode ser entre 100 e 400 metros, e os atletas começam de um ponto de partida disposto em cada pista ou raia.

Além disso, também podemos falar das corridas de média distância – de 800 ou 1500 metros – e de fundo – 5000 ou 10.000 metros – dentro dessa categoria do atletismo. As corridas com obstáculos ou barreiras e os revezamentos 4×100 ou 4×400 também estão inclusos nas corridas a pé na pista.

esportes do atletismo

Embora não sejam olímpicas, não podemos deixar de lado a maratona e a prova de cross-country, ambas praticadas fora do estádio ou da pista.

2. Marcha atlética

Essa prova de origem britânica, cujas primeiras corridas datam de 1775, fazem parte do que todos nós conhecemos como atletismo. No entanto, diferentemente das corridas, na marcha, caminha-se em certa velocidade, mas não se corre.

Assim, a todo momento, um dos pés deve estar em contato com o solo e a perna de apoio deve permanecer reta. A marcha atlética pode ser de 20 ou 50 quilômetros de distância.

esportes do atletismo

3. Saltos

Sem dúvida, os saltos são uma das provas mais chamativas dos Jogos Olímpicos, devido à destreza dos esportistas. Quase todas as modalidades têm uma importante história para contar, já que são praticadas desde a antiguidade. Entre os saltos, encontramos:

  • Salto com vara de fibra de vidro.
  • Salto em distância: consiste em saltar após uma corrida de impulso através de uma superfície com areia.
  • Salto triplo: depois do impulso, salta-se sobre um o pé e, logo depois, salta-se duas vezes mais.
  • Salto em altura: após tomar impulso, deve-se saltar de costas sobre uma barra horizontal o mais alto possível e sem derrubá-la.

esportes do atletismo

4. Lançamentos

Outras provas do atletismo que, ainda que aconteçam na pista olímpica, são feitas no interior do oval do terreno. O princípio é arremessar um objeto o mais longe possível na menor quantidade de tentativas.

Basicamente, os lançamentos são quatro: de peso – uma bola de 7,2 quilos com um impulso prévio –; de disco – hoje em dia de 2 quilos e 22 centímetros de diâmetro –; de martelo – é uma bola de ferro de 7 quilos para homens e 4 quilos para mulheres –; e, finalmente, de dardo – alongado, que termina com uma ponta e tem 270 centímetros para homens e 230 para mulheres.

5. Provas combinadas: todos os esportes do atletismo em uma modalidade

Para realizar as provas combinadas, é importante reunir todas as qualidades do atletismo. Essas provas são realizadas desde a Grécia Antiga e tinham como objetivo achar o homem – já que as mulheres não participavam nessa época – mais completo e mais parecido com o Deus Olimpo.

esportes do atletismo

O pentatlo moderno é formado por cinco provas: esgrima, hipismo, natação, tiro esportivo com pistola laser e corrida cross-country.

Enquanto isso, o heptatlo é formado por sete provas: 100 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de peso, 200 metros rasos – primeiro dia da competição –, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos – segundo dia de competição.

Por último, há o decatlo, que são 10 provas. No primeiro dia, são realizados os 100 metros rasos, o salto em distância, o lançamento de peso, o salto em altura e os 400 metros rasos.

Enquanto isso, no segundo dia, os atletas competem nos 110 metros com barreiras, no lançamento de disco, no salto com vara, no lançamento de dardo e nos 1500 metros rasos.

Por fim, vale a pena destacar que todos esses esportes têm o aval e são organizados pela Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF, na sua sigla em inglês. Qual é o seu favorito?

  • Sant, J. R. (2005). 2017. Metodología y técnicas de Atletismo. Editorial Paidotribo.