O que são as artes marciais mistas?

10 de fevereiro de 2020
As artes marciais mistas, ou MMA (do inglês Mixed Martial Arts), combinam uma variedade de artes marciais em um único esporte. Conhecido por suas lutas televisionadas, essa modalidade tem cada vez mais adeptos.

Artes Marciais Mistas, ou MMA (do inglês Mixed Martial Arts), é um esporte de combate que engloba técnicas de diferentes disciplinas. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse esporte e até como usá-lo para defesa pessoal.

Origens das artes marciais mistas

Algumas pessoas dizem que o início das artes marciais mistas remonta à Grécia Antiga, mais precisamente nos Jogos Olímpicos, que começaram a ser disputados em 708 a.C.

Nessa competição, foi realizado um evento conhecido como Pancrácio, uma luta corpo a corpo quase sem regras e que geralmente terminava com a morte de um dos competidores.

Tomando o pancrácio e o wrestling profissional como base e adicionando o vale tudo do Brasil e o shoot wrestling do Japão, formou-se o que hoje é conhecido como artes marciais mistas.

O ano de 1993 marcou um antes e um depois na história do MMA. Foi nesse ano que um americano chamado Rorion Grace criou o primeiro torneio do UFC (Ultimate Fighting Championship) e exportou esse esporte para todo o mundo.

Como no boxe, o MMA também possui categorias por peso. Estas variam de Peso Mosca (máximo de 56,7 kg) a Peso Pesado (máximo de 120,2 kg).

Quanto aos equipamentos, é necessário o uso de luvas e shorts. Camisetas, chapéus, moletons e bonés são proibidos no octógono. Alguns lutadores, no entanto, utilizam ataduras nos tornozelos ou joelhos.

Quais esportes são contemplados ​​nas artes marciais mistas?

Essa disciplina é uma fusão de vários estilos de artes marciais e esportes de combate. Embora os participantes possam ser especialistas em uma única disciplina, devem treinar em outras para se tornarem mais completos. Basicamente, o MMA adotou movimentos do:

1. Boxe

Os boxeadores utilizam apenas os punhos para golpear seus adversários. Os praticantes de artes marciais mistas também utilizam os conceitos do boxe em termos do trabalho à distância e do esforço aeróbico que esse esporte exige.

2. Jiu-Jitsu

Originário do Brasil, o jiu-jitsu é uma variável do judô. As técnicas de luta se desenvolvem no chão e variam entre rendição, estrangulamento, chaves e imobilização. Lutadores especialistas em jiu-jitsu farão todo o possível para derrubar o oponente.

Quais esportes são contemplados ​​nas artes marciais mistas?

3. Muay Thai

OMuay thai, ou Thai boxing, permite que os lutadores utilizem o apenas socos, mas também chutes, cotoveladas e joelhadas. Uma das principais técnicas é “atravessar” o adversário com a perna e descarregar o peso corporal sobre ele.

4. Judô

Criado a partir do Jiu-Jitsu, esse esporte de combate japonês se baseia em estrangulamentos, imobilizações, arremessos e chaves, principalmente chaves de cotovelo. Os judocas possuem a vantagem de lutar bem tanto em pé como no chão. O judô é considerado um dos sistemas de combate mais eficazes.

5. Karatê

O karatê também é uma arte marcial originária do Japão e foi projetado para lutar contra guerreiros feudais e samurais. Utiliza mãos abertas, punhos e pés para bater. Além disso, os lutadores de karatê também combinam socos e chutes e sempre lutam em pé.

O karatê também é uma arte marcial originária do Japão e foi projetado para lutar contra guerreiros feudais e samurais

6. Wrestling

Muitos lutadores de artes marciais mistas se especializam no wrestling. O wrestling se baseia no combate corpo a corpo e contempla os movimentos de lançar e derrubar. É um dos esportes olímpicos mais antigos.

7. Kickboxing

O kickboxing foi criado por um mestre de karatê japonês, o que explica por que combina técnicas dessa disciplina e do boxe. Lutadores de kickboxing utilizam punhos, pés e chutes baixos nas coxas — como no Muay Thai. No entanto, eles não podem golpear com os cotovelos.

O kickboxing foi criado por um mestre de karatê japonês, o que explica por que combina técnicas desta disciplina e do boxe

8. Taekwondo: a modalidade mais popular das artes marciais mistas

Este esporte olímpico se destaca pela variedade de suas técnicas de chute. É também a arte marcial mais conhecida e mais praticada do mundo. De origem coreana, o taekwondo também inclui alguns golpes de karatê.

Os lutadores de artes marciais mistas geralmente treinam com o muay thai, que oferece o treino mais completo para a parte superior do corpo. Além disso, também treinam com o jiu-jitsu por suas técnicas que se desenvolvem no chão. Adicionalmente, eles podem treinar com qualquer outra disciplina, como o boxe ou o judô.

Finalmente, lutadores de artes marciais mistas também podem lutar San Da (China), Sambo (Rússia), Daido Juku Kudo (Japão), Hapkido (Coréia) e Capoeira (Brasil). Tudo isso indica claramente como as artes marciais mistas são complexas e emocionantes.

  • Seidenberg, P. H. (2013). Mixed Martial Arts. Current Sports Medicine Reports. https://doi.org/10.1249/jsr.0b013e31821cc952