Frases de atletas que marcaram a história

25 de março de 2020
Suas trajetórias vitoriosas endossam as vozes destes grandes atletas. Todos eles têm uma lição para nos ensinar tanto no esporte quanto como ser humano.

Os ícones de cada esporte servem como exemplo não apenas pelo que fazem no campo ou nas quadras, mas também pelas lições de vida que são capazes de transmitir. A seguir, apresentamos uma seleção das melhores frases de atletas, que demonstram suas principais virtudes, mas também os erros que eles admitem ter cometido.

8 frases de atletas lembradas em todo o mundo

As seguintes palavras foram registradas pela sua grandeza, mas também por refletirem grandes verdades aplicáveis ​​ao mundo do esporte. Aproveite as lições que os atletas nos ofereceram e torne-se melhor no que você faz!

1. “Quanto mais difícil a vitória, maior a alegria de vencer”

O ex-jogador de futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, imortalizou essa frase durante sua carreira esportiva.

Ele a seguiu à risca. Além de sua técnica indiscutível e da garra que ele sempre mostrava, ele era absolutamente vencedor. Ele é o único jogador que venceu três Copas do Mundo da FIFA.

2. “Verifique se o seu pior inimigo não vive entre os seus dois ouvidos”

Esta frase é atribuída a Laird Hamilton, um surfista americano com uma mentalidade vencedora que o levou a domar as maiores ondas do mundo. Para esse atleta radical que arriscou as proezas mais perigosas, até inventando novas técnicas — ele foi pioneiro no kitesurf — sua mente é definitivamente um aliado indispensável.

Para Laird Hamilton, as limitações não existem, conforme refletidas em todas essas frases de atletas.
Imagem: surfertoday.com

3. “Um homem que vê o mundo aos 50 da mesma forma que via aos 20, perdeu 30 anos de vida”

Ao falarmos das melhores frases dos atletas, Muhammad Ali não poderia ser excluído da lista. Esse pugilista mítico é uma referência para muitos não apenas no esporte, mas também do ponto de vista psicológico. Até seu compromisso social fez dele uma referência para a população afro-americana.

Outras de suas citações mais lembradas têm relação com seu espírito vencedor e a confiança inabalável que ele tinha em si mesmo. Ele disse, por exemplo, as frases seguintes:

  • “No golfe, eu também sou o melhor. O problema é que eu ainda não joguei.”
  • “O silêncio é ouro quando você não consegue encontrar uma boa resposta.”
  • “Odiava cada minuto de treino, mas continuava a repetir para mim mesmo: ‘Não desista, sofra agora e viva o resto da sua vida como um campeão’.”
Muhammad Ali é o autor de muitas das melhores frases de atletas da história.
Imagem: Hollywood Reporter.

4. “A idade não é barreira, é uma limitação em sua mente”

A autora desta frase motivadora é Jackie Joyner-Kersee, uma atleta americana que soube muito bem como colocar em prática o que ela pregava.

Ela ganhou a última de suas três medalhas olímpicas de ouro em Barcelona 1992, com 30 anos de idade. Ela também continuou a colecionar conquistas internacionais até sua aposentadoria em 1998.

5. “Você não pode limitar nada. Quanto mais você sonha, mais longe você vai”

O nadador Michael Phelps, uma lenda viva entre os atletas, foi quem pronunciou essa frase. Essas palavras nada mais são do que a demonstração da mentalidade vencedora do americano, que conquistou 28 medalhas ao longo de sua carreira, 23 das quais foram de ouro.

6. “Não se pergunte o que seus colegas de equipe podem fazer por você…”

“…pergunte a si mesmo o que você pode fazer pelos seus colegas de equipe.” O lendário Earvin Magic Johnson, considerado um dos melhores da história do basquete, refletiu seu compromisso com as equipes que ele integrou com essas palavras.

Os resultados são visíveis: ele ganhou 5 anéis da NBA, além de obter muitos prêmios individuais.

7. “Se você acha que é o melhor, não pode mais melhorar…”

“…Se você quer ser o melhor, vai crescer sempre.” Valentino Rossi, um dos homens mais talentosos e vencedores do MotoGP, proferiu uma das melhores frases dos atletas para obter motivação constante. O italiano é um exemplo de dedicação e paixão a serviço do esporte que ele ama. Como não segui-lo?

Vamos relembrar as citações mais lembradas de Valentino Rossi.

8. “Se eu tivesse nascido feio, vocês nem teriam ouvido falar de Pelé”

Além da excelente autoestima, essa frase do jogador de futebol britânico George Best — também considerado o melhor jogador de futebol irlandês para muitos — reflete a falta de disciplina que ele foi capaz de demonstrar durante grande parte da sua carreira.

Best tinha um talento notável, e por isso se destacou em um clube gigante como o Manchester United. No entanto, seu vício em álcool e festas prejudicou seu progresso esportivo. Para o próprio jogador, isso beneficiou seus concorrentes da época.

Em resumo, como antecipamos anteriormente, a ideia destas frases de atletas não é apenas mostrar seus pensamentos positivos, mas também sua visão sobre sacrifícios e tentações. Para quem gosta de praticar esportes e competir, sem dúvida, cada uma destas frases terá um grande valor.

  • Tévez, Ó. 20 frases de Muhammad Ali que son lecciones de vida. El País. https://elpais.com/elpais/2016/06/04/icon/1465019120_522470.html
  • Robledo Vico, J. 2017. Las frases motivadoras de los deportistas más grandes. Deporte y vida. AS. https://as.com/deporteyvida/2017/11/27/portada/1511793708_546632.html