A história de Tiger Woods, o “tigre” do golfe

24 de junho de 2020
Tiger Woods mudou internacionalmente a maneira como o golfe é visto. Ele é considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos, com 15 Majors na conta.

Quem não conhece Tiger Woods, o melhor golfista das últimas décadas? Talvez você não saiba muito da sua história e, por isso, no seguinte artigo, contaremos sobre as suas origens, os seus títulos e a sua forma de jogo.

As origens da lenda de Tiger Woods

Eldrick Tont Woods nasceu na Califórnia em 1975, e é filho de Earl Woods (de origem afro-americana, com ascendência asiática) e de Kutilda Woods (de origem tailandesa, com ascendência chinesa). Desde muito pequeno, notou-se a paixão dele pelo golfe, já que com apenas dois anos ele pegava o taco e tratava de acertar as bolinhas.

O seu pai o apelidou de Tiger – tigre – em homenagem a um companheiro da Guerra do Vietnã chamado Nguyen Phong, que salvou a vida de Earl. Já com esse apelido, o destino do menino estava marcado.

Antes dos 20 anos de idade, ficou famoso por ganhar três vezes o Aberto dos Estados Unidos Amateur. Em 1996, com 21 anos, decidiu se tornar profissional e o fez em grande estilo: ganhou dois torneios profissionais em apenas três meses.

Um ano depois, deixou todos os fãs do golfe boquiabertos após levar um dos quatro torneios grandes do ano, o Masters de Augusta. Até o momento, Tiger Woods é o golfista mais jovem a ganhar um Major e, além disso, com a pontuação mais baixa e a maior diferença de tacadas.

Tiveram que passar três anos para que Woods levasse outro título, mas, enquanto isso, ele causou uma grande revolução nesse esporte.

A história de Tiger Woods

Títulos e mais títulos para Tiger Woods

Em 2000, Woods ganhou três dos quatro Grand Slams do ano, um recorde que ninguém havia conseguido desde Ben Hogan em 1953. Nessa temporada, ele ganhou o Aberto dos Estados Unidos, com recordes inclusos (marcação mais baixa da história e quinze tacadas), o Aberto Britânico em St. Andrews e o Campeonato da PGA.

Posteriormente, em 2001, ganhou o Masters de Augusta e passou a ser o único golfista campeão vigente dos quatro Grand Slams, ainda que os títulos não tenham sido conseguidos no mesmo ano.

A influência de Tiger Woods no mundo do golfe foi notória. Poderíamos dizer que há um antes e um depois da chegada desse californiano ao topo do esporte.

Por exemplo, em 1997, quem ganhava um Major recebia menos de 500 mil dólares de prêmio. No entanto, em 2005, um torneio dessa categoria dava mais de 10 milhões de dólares.

Da morte de seu pai à aposentadoria temporária

O ano de 2006 não foi bom para Tiger Woods, já que o seu pai faleceu e, além disso, ele não pôde, pela primeira vez, conseguir uma vaga em um Major. Entretanto, três anos mais tarde, ele mostraria que não apenas é bom em torneios individuais, mas também por equipes. Isso porque ele disputou a Presidents Cup pela equipe dos Estados Unidos.

Mas, nesse mesmo 2009, Tiger teve um acidente automobilístico na Flórida e sofreu várias lesões nas costas, o que o afastou dos torneios e dos títulos por um tempo.

A isso se juntou o fato de que sua esposa descobriu que ele tinha uma relação extraconjugal. Por fim, em dezembro, ele anunciou a sua aposentadoria dos campos de golfe para se dedicar à sua família.

Em abril de 2010, regressou no Masters de Augusta e dali em diante ganhou torneios menores que os Grand Slams. Retornou às ligas maiores em 2018 e, finalmente, conseguiu o seu último título importante no Masters de Augusta de 2019.

A história de Tiger Woods

Resumo dos grandes títulos de Tiger Woods

Tiger tem 15 Grand Slams ao longo da sua carreira, entre 1997 e 2019. É o segundo golfista com mais Majors, atrás de Jack Nicklaus, que conta com 18.

Woods ganhou cinco vezes o Masters de Augusta (1997, 2001, 2002, 2005 e 2019), três vezes o Aberto dos Estados Unidos (2000, 2002 e 2008), três vezes o Aberto Britânico (2000, 2005 e 2006) e quatro vezes o Campeonato da PGA (1999, 2000, 2006 e 2007).

Além disso, ele conta com oito triunfos no WGC Invitational, sete no WGC Cadillas, três Tour Championship e três WGC Match Play. É o único golfista a ganhar duas vezes a FedEx Cup.

Por último, o californiano ganhou 82 torneios do PGA tour e 184 Top 10. No circuito dos Estados Unidos, liderou as vitórias anuais em dez ocasiões (entre 1997 e 2013). Enquanto isso, no European Tour, ele tem 40 vitórias e 90 Top 10.

  • CNN en español. Tiger Woods en 2019: el renacer de la leyenda estadounidense del golf. Diciembre 2019. https://cnnespanol.cnn.com/video/tiger-woods-2019-renacer-entrevista-don-diddell-golf-deportes-pkg-cnnee/
  • El País. Tiger Woods, la oscura historia detrás del golfista excepcional. Septiembre 2019. https://tn.com.ar/deportes/hazanas/tiger-woods-la-oscura-historia-detras-del-golfista-excepcional_995777