Os atletas mais bem pagos do mundo

25 de agosto de 2019
Messi, Cristiano e Neymar não tiveram o seu melhor ano em 2018. No entanto, isso não os impediu de serem os atletas que mais ganharam dinheiro no mundo na temporada. Quem completa o top 10?

Além de ter o privilégio de viver daquilo que amam, os melhores atletas têm a alegria de ter ganhos financeiros que excedem em grande medida os dos cidadãos comuns. A seguir, vamos analisar quem são os atletas mais bem pagos do mundo.

Com a explosão do marketing, das novas mídias e da globalização, a maioria dos esportes passou a envolver valores impensáveis há alguns anos. Como consequência, os protagonistas multiplicaram a sua renda.

De certa forma, alguns números já chegam ao irracional. Sem dúvida, os atletas fazem um enorme sacrifício durante vários anos para ganhar o dinheiro que recebem – de acordo com as leis e com absoluta honestidade.

No entanto, é inevitável questionar se os números que vamos detalhar a seguir não são exagerados, mesmo para figuras mundiais como eles.

Os 5 atletas mais bem pagos do planeta

A revista Forbes, reconhecida internacionalmente como especialista em finanças e negócios, preparou uma lista dos atletas que mais ganham dinheiro. Estes são os que ocupam as primeiras posições:

1. Lionel Messi

O jogador do FC Barcelona acrescentou 127 milhões de dólares às suas contas em 2018. Sim, em apenas 12 meses.

Esse valor inclui o seu salário, os prêmios por realizações esportivas – ambos totalizando 92 milhões – e os lucros publicitários, que atualmente representam uma grande porcentagem da remuneração da maioria das estrelas.

2. Cristiano Ronaldo

O atacante português não fica muito atrás: ele faturou 109 milhões de dólares no ano passado. Logicamente, o seu salário e os prêmios por objetivos alcançados contribuem bastante para aumentar esse valor, mas CR7 definitivamente se destaca no campo da propaganda.

Ele ganhou 44 milhões vendendo a sua imagem para marcas reconhecidas internacionalmente.

Cristiano Ronaldo

3. Neymar

Em terceiro lugar também aparece um jogador de futebol, e novamente um sul-americano. Neymar da Silva Santos Júnior, que tem apenas 27 anos de idade, acrescentou 105 milhões de dólares aos seus cofres pessoais.

Isso mostra claramente o poder econômico do futebol, que é responsável por retribuir generosamente aqueles que estrelam os principais espetáculos do mundo. E se estamos falando de dar show e jogar bem, esse excepcional atacante não poderia ficar de fora.

Neymar Da Silva Santos Júnior

4. ‘Canelo’ Álvarez quebra o monopólio entre os atletas mais bem pagos

Após a hegemonia dos jogadores de futebol no pódio, esse boxeador mexicano aparece em quarto lugar, com uma renda de 94 milhões de dólares em 2018, a sua melhor temporada em termos esportivos. Saúl Álvarez, mais conhecido como ‘Canelo’, arrecadou 92 milhões de salário e prêmios e outros 2 milhões de patrocínio.

‘Canelo’ Álvarez

Imagem: actualidad.rt.com

5. Roger Federer

Federer, para muitas pessoas o melhor tenista da história, ocupa o quinto lugar no ranking, com um total de 86 milhões de dólares em 2018. Sem dúvida, os generosos prêmios dos torneios contribuem bastante para a sua renda – 7,4 milhões, mais precisamente – mas também há forte presença de ganhos de publicidade.

Ele não só é o atleta que obteve a maior receita pela sua marca pessoal durante o ano, como também superou de longe Cristiano Ronaldo, o segundo entre os que estão no top 5. Federer ganhou 86 milhões graças à publicidade.

Roger Federer

Aqueles que completam o top 10 dos atletas mais bem pagos

Aqueles que completam a lista dos dez atletas mais bem pagos do mundo são os seguintes:

  • Russell Wilson: o jogador da NFL está em sexto lugar, com 89,5 milhões de dólares.
  • Aaron Rogers: o sétimo lugar também ficou nas mãos de um jogador da NFL, que levou 89,3 milhões em 2018.
  • LeBron James: essa estrela da NBA ganhou 89 milhões de dólares na temporada passada. Mais da metade – 53 milhões – vêm de seus patrocinadores.
  • Stephen Curry: outra estrela do basquete que se destaca pelos seus ganhos. Em 2018, ele aumentou a sua conta bancária em 79,8 milhões de dólares.
  • Kevin Durant: outro americano do basquete fecha o top 10. Sua renda foi de ‘apenas’ 65,4 milhões.

O papel das mulheres e o futuro

Para concluir, é importante destacar como as mulheres ficaram de fora não apenas dos primeiros lugares da lista, como também entre os 100 atletas mais bem pagos do mundo.

Serena Williams

A tenista Serena Williams, que ocupa a 63ª posição, é a única representante feminina. Sem dúvida, algo que deveria chamar a atenção daqueles que devem garantir a igualdade de gênero em um ambiente historicamente machista como o esporte.

Os números são indiscutíveis, pareçam eles exorbitantes ou não. Da mesma forma, também é verdade que todos esses atletas contribuem para instituições de caridade, e até mesmo criaram as suas próprias fundações para ajudar as pessoas que mais precisam. Esse é um gesto que os enaltece como pessoas.

Dada a massificação crescente de quase todos os esportes e o aumento nos valores gastos em marketing e publicidade, tudo parece indicar que essas cifras continuarão a crescer com o passar do tempo. Você concorda com os ganhos das estrelas mundiais do esporte?

  • En los 100 deportistas mejor pagados hay una decena de latinoamericanos, 3 españoles y una mujer. 2019. CNN en español. https://cnnespanol.cnn.com/2019/06/11/en-los-100-deportistas-mejor-pagados-hay-solo-latinoamericanos-3-espanoles-y-una-mujer/
  • Christina Settimi. 2019. The World’s Highest-Paid Soccer Players 2019: Messi, Ronaldo And Neymar Dominate The Sporting World. Forbes. https://www.forbes.com/sites/christinasettimi/2019/06/18/the-worlds-highest-paid-soccer-players-2019-messi-ronaldo-and-neymar-dominate-the-sporting-world/#372dbee5b55e