O que é a Liga das Nações da UEFA?

15 de agosto de 2019
As seleções europeias encontraram nesse torneio um lugar para medir as suas forças contra seus rivais disputando prêmios importantes.

Após a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, não foram poucos os fãs do futebol que ficaram surpresos com o surgimento de um novo torneio: a Liga das Nações da UEFA. Sabe-se que todas as seleções do continente europeu participam dele, mas qual é a razão de ser desse torneio?

Essa competição teve o seu início oficial em setembro de 2018. Foi criada a partir da iniciativa das próprias federações europeias de futebol, que sugeriram que os jogos amistosos jogados até então não representavam uma forma de preparação adequada.

Liga das Nações da UEFA: noções básicas

Juntamente com outros prêmios que veremos na seção seguinte, esse torneio não só oferece a possibilidade de somar mais um título oficial, como também coloca em jogo quatro lugares para a Eurocopa do ano de 2020, que será disputada em doze cidades do continente europeu.

As 55 equipes que compõem a União Europeia de Futebol participaram desse campeonato. Para isso, elas foram divididas em quatro categorias, de acordo com o ranking elaborado pela FIFA.

À medida que as edições da Liga das Nações forem passando, haverá equipes que vão subir e outras que vão ser rebaixadas de categoria de acordo com o seu desempenho.

Assim, a Liga A – a dos melhores classificados no ranking – é composta pelas equipes mais poderosas: Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça, Islândia, Portugal, Polônia, Itália, Espanha, Inglaterra e Croácia. Dessas equipes, as quatro melhores vão jogar a fase final de cada edição da Liga das Nações da UEFA.

Enquanto isso, as três categorias restantes são formadas pelas outras 43 equipes que compõem a UEFA. Quando a eliminatória para a Eurocopa terminar, quatro lugares serão colocados em jogo.

Esses lugares serão disputados pelos vencedores dos quatro grupos de cada categoria. Assim, cada divisão terá o ganhador de uma vaga para o torneio continental mais importante.

O que é a Liga das Nações da UEFA

O troféu e o prêmio em dinheiro

A taça que o vencedor desse concurso recebe foi apresentada no início de 2018. Trata-se de uma peça de prata muito bonita, baseada no logotipo da competição.

Na parte central, o troféu contém a bandeira que inclui os 55 países que fizeram parte da primeira edição da Liga das Nações. No reflexo de sua superfície de prata, é possível ver todas essas cores.

Para os participantes da fase de grupos, o prêmio em dinheiro será o seguinte:

  • Liga A: 2,25 milhões de euros.
  • Liga B: 1,5 milhão de euros.
  • Liga C: 1,125 milhão de euros.
  • Liga D: 750 mil euros.

Enquanto isso, para as equipes que avançarem para a fase final como vencedoras dos seus grupos, esse valor será dobrado. Finalmente, prêmios de 6 milhões de euros, 4,5 milhões de euros, 3,5 milhões de euros e 2,5 milhões de euros foram estabelecidos para os quatro finalistas da Liga das Nações da UEFA.

A edição 2018-2019 da Liga das Nações da UEFA

A fase final foi realizada em Portugal, com o Estádio do Dragão como sede da partida decisiva e o Estádio D. Afonso de Guimarães como o outro anfitrião. As quatro equipes participantes foram Holanda e Inglaterra em uma chave e Portugal e Suíça na outra.

As semifinais terminaram em 3 a 2 para a Holanda – contra o time inglês – e 3 a 1 para o time de Cristiano Ronaldo – ele marcou três gols – contra os suíços. Finalmente, no duelo decisivo, os lusitanos se impuseram em casa ganhando por 1 a 0, com um gol do atacante Gonçalo Guedes.

O atrativo da Liga das Nações para o mundo do futebol

Como mencionado anteriormente, esse torneio substitui o habitual calendário da FIFA de amistosos internacionais. Eles deixavam lucros suculentos para os organizadores, principalmente quando disputados em países de grande poder econômico.

O apelo da Liga das Nações para o mundo do futebol

No entanto, eles não eram muito frutíferos para as equipes, que muitas vezes precisavam percorrer grandes distâncias e até mesmo mudar de fuso horário apenas para jogar uma partida.

Em contraste, a Liga das Nações da UEFA é um verdadeiro desafio desportivo. As equipes não apenas enfrentam seleções do mesmo nível, o que permite que elas se preparem e melhorem, como também há prêmios esportivos em jogo e um prestígio a ser mantido.

Talvez as principais prejudicadas com o surgimento desse torneio sejam as equipes americanas, africanas e asiáticas, que não têm mais a opção de enfrentar os europeus em partidas amistosas. Assim, elas ficam limitadas na sua preparação fora das competições oficiais.

Porém, independentemente disso, fica claro que a Liga das Nações da UEFA é uma competição ambiciosa, interessante e repleta de bons jogadores. Para os fãs, é uma alternativa fenomenal para apreciar partidas vibrantes e interessantes. Há muita coisa em jogo!

  • 2019 UEFA Nations League Finals Draw Press Kit. 2018. UEFA. https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/OfficialDocument/competitions/Presskits/02/58/59/39/2585939_DOWNLOAD.pdf
  • Todo lo que hay que saber sobre la UEFA Nations League: formato, grupos, partidos y horarios del nuevo torneo. Infobae. https://www.infobae.com/america/deportes/2018/09/06/todo-lo-que-hay-que-saber-sobre-la-uefa-nations-league-formato-grupos-partidos-y-horarios-del-nuevo-torneo/
  • Liga de las Naciones de la UEFA 2018-19. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Liga_de_las_Naciones_de_la_UEFA_2018-19