O que é a canoagem e quais as suas modalidades?

14 de junho de 2019
Canoagem ou caiaque é um esporte aquático que é praticado em um barco longo, individualmente ou em grupo. É uma modalidade olímpica desde 1936 e tem várias modalidades, das quais vamos falar a seguir.

A canoagem ou caiaque é um esporte aquático que é praticado com uma embarcação longa e leve. Para se impulsionar, os praticantes podem usar um remo de uma ou duas lâminas. No artigo a seguir, vamos falar sobre este esporte olímpico e suas diferentes modalidades.

O que é a canoagem?

Este esporte, presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim 1936, pode ser praticado em diferentes tipos de águas: lagos, represas, canais, etc.

As distâncias percorridas são de 200, 500 e 1000 metros. Durante a competição, a pista é delimitada com bolas para formar oito raias. As embarcações podem ser de uma, duas ou quatro pessoas e os tipos de remo são, como mencionado anteriormente, de uma ou duas lâminas.

A canoagem é baseada nos meios de transporte usados pelos esquimós e pelos aborígenes, a canoa. A história moderna do esporte tem o seu centro na Europa, mais precisamente na Inglaterra, depois que vários pesquisadores encontraram traços de embarcações alongadas e remos em certas expedições pelo Canadá.

Em pouco tempo, se tornou um esporte e, no século XX, o crescimento foi tão grande que havia muitos clubes onde ele podia ser praticado, no continente inteiro. Em 1924, a Organização Internacional de Canoagem foi fundada e, pouco mais de 10 anos depois, houve a estreia nos Jogos Olímpicos.

Desde 1936 esteve presente em todas as edições do principal evento do esporte mundial. Atualmente, os países de maior destaque neste esporte são a Alemanha e a Hungria. Entre os hispânicos, vale destacar Espanha, Argentina, Cuba, México e Chile.

Quais são as modalidades da canoagem?

De acordo com o tipo de embarcação, o número de participantes ou a área de competição, existem diferentes modalidades da canoagem ou caiaque. Elas são:

1. Velocidade

Como o nome indica, o objetivo é atingir a meta no menor tempo possível. As disputas ocorrem em águas onde não há ondulação natural. A partida das embarcações ocorre em linha reta e o percurso não apresenta obstáculos.  As distâncias olímpicas reconhecidas são de 200, 500 e 1000 metros.

As modalidades da canoagem

Imagen: kayaksytapas.blogspot.com

2. Slalom

O slalom é uma modalidade de navegação em águas agitadas, e também visa atingir o objetivo no menor tempo possível. Existem diferentes tipos de dificuldade (níveis) de acordo com os obstáculos presentes durante o percurso, que tem uma distância entre 250 e 400 metros.

Descida de águas bravas

Imagem: americancanoe.org

3. Subidas, descidas e travessias

Nesta modalidade podemos encontrar diferentes opções. As subidas são feitas em rios e contra a corrente, em uma ou várias etapas e sem obstáculos impostos pelo homem.

Por outro lado, as descidas são feitas a favor da corrente, em rios. As travessias podem ser feitas em reservatórios, lagos ou mares, em várias etapas e sem obstáculos adicionais.

4. Descida de águas bravas

Este tipo de canoagem tem o objetivo de descer através de um determinado percurso de águas bravas no menor tempo possível. Tanto o uso de um colete salva-vidas quanto o de um capacete são obrigatórios.

5. Maratona

As regatas da maratona têm um percurso extenso. Ao longo do percurso, os competidores encontrarão diferentes obstáculos, como a passagem entre dois cursos de água, por exemplo. Na maratona, é necessário cumprir um certo número de percursos em terra (estabelecidos previamente), que são bem sinalizados.

6. Caiaque polo

É uma combinação entre polo e canoagem. Duas equipes de cinco jogadores cada uma competem, com caiaque e remo. A ideia do caiaque polo é marcar gols com uma bola no gol oposto.

Modalidade Caiaque polo

Imagem: RTVE.es

7. Canoagem adaptada

É destinada às pessoas com deficiência que não podem participar de eventos convencionais de canoagem. No calendário olímpico existem as opções de velocidade e slalom.

Além das já mencionadas, outras modalidades da canoagem são a canoagem recreativa (sem competição ou cronometragem), o rafting (descida de rios de águas bravas, com remo simples), o caiaque surf (aproveitando a força das ondas).

Há também o estilo livre (o objetivo é fazer a quantidade máxima de manobras em um tempo determinado) e o barco-dragão (são corridas com uma canoa aberta com 10 ou 20 remadores com remos simples, um timoneiro e um marcador de ritmo).

Em resumo, qualquer dessas alternativas representa uma ótima opção para se exercitar se você é um amante dos esportes aquáticos. Não hesite em experimentar o que mais te atrair!

  • Liceaga, J. A., Covarrubias, S., & Nájera, E. (2015). Pista olímpica de remo y canotaje. Informes de La Construcción. https://doi.org/10.3989/ic.1968.v21.i205.3800
  • Canotaje: ficha técnica. Juegos Suramericanos Rosario 2019. https://suramericanos.gob.ar/wp-content/uploads/2017/11/Manual-canotaje.pdf
  • Canotaje: el deporte que surca la aventura. CONADE. Gobierno de México. http://conadeb.conade.gob.mx/Documentos/Publicaciones/Canotaje.pdf