Tudo o que você precisa saber sobre o futsal

· 22 de maio de 2019
Se você gosta de esportes coletivos, talvez você deva experimentar o futsal, uma modalidade com mais de 75 anos de história. Vamos te contar todos os detalhes deste esporte emocionante!

O futsal é um dos esportes mais míticos. Trata-se da versão indoor do futebol, que é reconhecida pela mais importante organização internacional de futebol, a FIFA. Como esporte, o futsal nasceu no Uruguai, devido à falta de campos para jogar que forçou parte dos fervorosos adeptos do futebol amador a jogar em quadras menores.

Este esporte requer as mesmas habilidades básicas, o mesmo senso tático e o mesmo conhecimento de jogo do futebol. No entanto, o futsal tem as suas próprias peculiaridades e regras, incluindo o tamanho do campo, o tamanho da bola e o número de jogadores, por exemplo.

Com menos faltas e sem impedimento, as regras favorecem um jogo rápido e ritmado, no qual você toca a bola frequentemente e deve oferecer opções de passe para os seus companheiros de equipe.

O futsal é um esporte indoor que utiliza equipamentos mínimos, mas que proporciona o máximo de diversão. Além disso, devido à sua natureza indoor, ele pode ser jogado durante o ano todo.

Os jogadores de futsal estão permanentemente em situações nas quais devem receber ou jogar a bola enquanto estão sob pressão ou com muito pouco espaço. Portanto, este jogo requer altos padrões de técnica, mobilidade, táticas e aptidão.

De fato, Ronaldinho, Neymar e Xavi Hernández são algumas das estrelas que usaram o futsal como trampolim para brilhar nos campos de futebol tradicionais.

Benefícios do futsal

Atualmente, o futsal é um esporte de referência no Brasil, na Itália, na Espanha, em Portugal e na Rússia, para o deleite dos jogadores que encontram nesta variação técnica e animada uma prática do futebol adaptada aos ambientes urbanos. Além de ser um esporte popular e divertido, também tem muitos benefícios.

1. É muito bom para a saúde

O que distingue o futsal de outras atividades esportivas é o fato de que ele é um exercício físico muito intenso. O movimento e a necessidade de correr, pular ou bater na bola tornam a queima de gordura mais rápida.

Como exercício cardiovascular, ele é excelente para o coração, pois fortalece o sistema cardiovascular.

Benefícios do futsal

Certamente, este esporte não só melhora a saúde e os níveis de condicionamento físico, como também pode ajudar a aumentar o tônus muscular e a elasticidade. Como se isso não bastasse, ele também ajuda a fortalecer os ossos.

2. Desenvolve uma técnica impecável

A primeira coisa que vem à mente quando se fala de futsal é a técnica. Devido ao espaço limitado, à pressão constante do adversário e às linhas laterais, um alto grau de controle sobre a bola e uma técnica impecável são necessárias.

3. Exige um ritmo intenso

A intensidade do futsal faz com que sejam trabalhadas mudanças de ritmo, por isso você ganha tanto na parte cardiovascular quanto na explosão.

Devido ao pequeno número de jogadores em quadra ao mesmo tempo, este jogo se concentra menos no trabalho em equipe e mais nas habilidades individuais, em jogos com uma dinâmica impressionante.

4. O futsal permite maior posse de bola

Outra vantagem do futsal é que você tem mais chances de tocar na bola do que no futebol tradicional. De fato, com o tamanho reduzido do campo, a bola circula muito mais entre os jogadores. Sendo cinco contra cinco, a melhor maneira de não perder a bola é fazer passes com a maior frequência possível.

O futsal exige um ritmo intenso

5. Habilidades de comunicação

Sem dúvida, jogar esportes como o futsal também pode ser excelente para o bem-estar social e emocional do indivíduo.

Embora seja verdade que ele se concentra principalmente em habilidades individuais, ele também requer um certo trabalho em equipe e, portanto, boas habilidades de comunicação. Além disso, ele é perfeito para eliminar o estresse.

Assim, como você pode ver, o futsal é um esporte incrível para a mente e para o corpo, que também oferece muitos benefícios. Seja você um amante do futebol tradicional ou não, te encorajamos a experimentá-lo. Certamente você não vai se arrepender!

  • Soares, G. F., Reis, M. da S., Silva, S. A. da, Braga, W. M. C., Moura, S. da S., & Beltrame, T. S. (2011). Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol8(30), 248–255. https://doi.org/10.1007/BF01590544
  • Naser, N., Ali, A., & Macadam, P. (2017, December 1). Physical and physiological demands of futsal. Journal of Exercise Science and Fitness. Elsevier (Singapore) Pte Ltd. https://doi.org/10.1016/j.jesf.2017.09.001
  • Dogramaci, S. N., Watsford, M. L., & Murphy, A. J. (2011). Time-motion analysis of international and national level futsal. Journal of Strength and Conditioning Research25(3), 646–651. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e3181c6a02e
  • Álvarez, J. C. B., D’Ottavio, S., Vera, J. G., & Castagna, C. (2009). Aerobic fitness in futsal players of different competitive level. Journal of Strength and Conditioning Research23(7), 2163–2166. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e3181b7f8ad