Noções básicas de golfe: o que você deve saber

29 de julho de 2019
O golfe é um esporte de precisão e concentração e tem mais adeptos do que você imagina. Para jogar golfe você precisa não só de tacos especiais, mas também de disciplina e muito treinamento.

O golfe é um esporte de precisão, concentração e muito treinamento. Se você tem interesse em praticá-lo, recomendamos que você leia o artigo a seguir. Vamos falar sobre as noções básicas de golfe, como é um esporte competitivo e suas características como atividade física em geral.

Golfe: o que você deve saber

Primeiramente, para ter noções básicas sobre o golfe seria interessante descrevê-lo enquanto atividade. Trata-se de uma modalidade praticada ao ar livre cujo objetivo é acertar uma pequena bola com um taco e introduzi-la em diferentes buracos. Vence quem precisar bater na bola menos vezes para fazer isso.

O golfe tem uma área de saída chamada tee. As áreas onde os buracos ficam são conhecidas como green, e são muito bem cuidadas e conservadas.

É um esporte que envolve um grande desafio porque você joga contra si mesmo. É por isso que se diz que um bom golfista deve ser humilde, tolerante, fazer sacrifícios… Certamente ele também deve ter uma boa pontaria. A disciplina em aspectos como alimentação e descanso também é importante.

Pode ser praticado em qualquer época do ano, embora seja melhor se o tempo não estiver chuvoso. O campo é cercado por árvores e o jogo acontece sobre a grama, de modo que a chuva pode ser um impedimento em muitos casos.

Muitas pessoas começam a jogar desde a infância, mas há golfistas até da terceira idade. Todos devem ter um pouco de condicionamento físico, pois em um jogo a pessoa  provavelmente precisará andar até sete quilômetros em terreno irregular, entre uma tacada e outra.

Noções básicas de golfe

Agora que você já conhece as principais características do esporte, é hora de falar sobre questões mais técnicas e específicas. Depois de aprender as regras básicas do golfe, o próximo passo é ir a um campo e começar a bater na bola — ou pelo menos tentar.

1. Campo

O campo de golfe tem pelo menos 9 buracos, embora geralmente tenha 18, todos numerados consecutivamente e sendo diferentes uns dos outros. O espaço entre o tee na saída e o green é conhecido como fairway e pode apresentar vários obstáculos, tais como lagos, armadilhas de areia, árvores, etc.

Postura, uma das questões básicas do golfe

Nas laterais do fairway fica o rough, com a grama mais alta para dificultar a tacada caso a bola chegue até ele. Para reconhecer cada buraco há uma bandeira com o número correspondente. Além disso, eles são cobertos por uma capa de metal e têm um diâmetro de 108 milímetros.

2. Tacos e equipamentos

Certamente você já deve ter visto que em um jogo de golfe uma pessoa vai atrás do golfista com um saco cheio de tacos — ou, em alguns casos, em um veículo motorizado. Isso acontece porque são necessários vários tipos de tacos de acordo com a tacada, a área ou a precisão desejada.

Os tacos são compostos por um cabo e uma cabeça. Os de madeira são usados para batidas longas e os de ferro para batidas intermediárias.

Se você está começando, é aconselhável marcar as bolas com um sinal distintivo, como uma marca ou carimbo, por exemplo. Você também pode usar bolas coloridas, que são mais fáceis de identificar no campo.

Outro elemento que não pode faltar em um jogo de golfe é um tipo de suporte que permite colocar a bola para a primeira tacada. Esse acessório só é permitido no ponto de partida.

No que diz respeito ao vestuário, ele deve ser informal e esportivo, mas ao mesmo tempo elegante. Geralmente são usadas bermudas ou calças e uma polo. No inverno, adiciona-se um colete. Os sapatos têm ganchos na sola para ficarem presos no campo e também se usa uma luva na mão, para sustentar o peso dos tacos.

3. Postura, uma das questões básicas do golfe

Pode-se dizer que a postura no golfe é artificial e que ela deve ser bastante ensaiada até sair corretamente. O chamado swing é o giro completo feito pelos braços, ombros e quadris. Em todos os momentos as costas ficam retas e os joelhos levemente flexionados.

Para finalizar a tacada, o joelho de trás avança ao mesmo tempo em que o tronco é girado para a frente, como se estivesse voltado para a direção da bola.

Tacos e equipamentos

4. Ordem de jogo

A regra básica para jogar o golfe é a seguinte: bate primeiro quem estiver mais longe. Isso é feito por motivos de segurança. É necessário esperar pacientemente que um golfista termine de se mover e jogar.

Caso a sua bola vá muito longe ou caia fora dos limites, você pode optar por usar uma segunda bola, com uma penalidade no seu placar.

Se a bola cair em um bunker, você pode acertá-la desde que o taco não toque a areia. Não se esqueça de que, ao sair desse setor, você terá que eliminar suas pegadas e deixá-lo liso e limpo para os outros jogadores.

Para encerrar, deixamos algumas recomendações para jogar na área do green: não deixe sacolas ou carrinhos, não ultrapasse a linha de putt de outros jogadores — a trajetória entre a bola e o buraco — e remova a bandeira se todos os jogadores estiverem no green. Aproveite esse esporte tão relaxante e divertido!

  • Penner, A. R. (2003). The physics of golf. Reports on Progress in Physics. https://doi.org/10.1088/0034-4885/66/2/202
  • Reglas de Golf. 2015. R&A Rules Limited, United States Golf Association. Traducción de la Comisión de Reglas y Reglamentos de la Asociación Argentina de Golf. https://www.aag.org.ar/wp-content/uploads/pdfs/Libro-de-Reglas.pdf