Descubra 7 grandes mitos sobre os esportes

9 de agosto de 2019
Muitos atletas não conhecem bem alguns conceitos sobre os esportes. Por isso, no artigo a seguir, vamos decifrar alguns dos erros mais frequentes.

Há muitas pessoas que dão conselhos sobre atividades físicas que, às vezes, não são verdadeiros. Por essa razão, hoje vamos te contar alguns mitos sobre os esportes. Tome nota e descubra mais sobre eles a seguir!

Certamente, todos sabem que a atividade física regular é essencial para a boa forma e a saúde. No entanto, existem alguns mitos sobre os esportes que não são corretos, mas que persistem em muitas academias. Não se preocupe: vamos repassá-los e esclarecê-los a seguir.

Mitos sobre os esportes

1. O exercício é a melhor maneira de emagrecer

Primeiramente, você deve considerar que, para aqueles atletas que gostam de beliscar, o esporte não é a melhor maneira de emagrecer. Na verdade, a dieta é a melhor estratégia para conseguir um emagrecimento mais eficaz.

Praticamente não é possível queimar calorias suficientes apenas fazendo exercícios para compensar uma dieta ruim. Sempre será mais fácil comer um pouco menos do que queimar um pouco mais. Portanto, recomendamos seguir a combinação de dieta e exercício para atingir os seus objetivos esportivos.

2. Você pode comer o que quiser se praticar esportes

As pessoas têm esse conceito equivocado em mente. É verdade que o exercício é uma excelente maneira de emagrecer, mas praticar esportes não permite queimar tantas calorias. Apesar do treino regular de 3 a 4 vezes por semana, o atleta não está isento da necessidade de uma boa alimentação.

A atividade física regular certamente aumenta o seu gasto de energia, mas se você aumentar a sua ingestão de calorias ao mesmo tempo, você não vai emagrecer ou terá até mesmo uma boa chance de engordar.

Poder comer o que quiser caso praticar esportes é um mito

3. O treino só é bom se você sentir dor

Na verdade, essa afirmação depende de quais são os seus objetivos. Se você pratica esportes para emagrecer e queimar calorias, seus treinos não devem ser tão difíceis. No entanto, se você quiser treinar para ganhar força e massa muscular, você terá que fazer exercícios que realmente forcem os seus músculos.

Nessas últimas circunstâncias, é possível que você se sinta mal após o treino. Porém, se você sentir dor com muita frequência, é sempre aconselhável consultar um profissional, independentemente dos seus objetivos, para encontrar a melhor maneira de alcançá-los.

Não se esqueça de que uma pessoa que treina regularmente não necessariamente terá uma sensação de tensão muscular após os treinos.

4. Os abdominais fazem a gordura abdominal desaparecer

Infelizmente, isso não é inteiramente verdade. A queima de gordura não acontece especificamente quando você está fazendo atividade muscular. Ainda que o seu abdômen fique mais musculoso, a gordura não vai desaparecer. Portanto, deixe de lado os abdominais infinitos para combater a gordura.

Isso não significa que os exercícios abdominais sejam inúteis, mas sim que eles devem ser combinados com resistência, força e cardio. Conforme mencionamos no início, o ideal é apostar em cardio e em uma dieta balanceada.

É um mito que os abdominais fazem a gordura abdominal desaparecer

5. A gordura corporal pode ser transformada em músculo

Sem dúvida, outro dos erros mais recorrentes. A gordura e o músculo são dois elementos completamente diferentes. Não se esqueça de que os músculos são tecidos que vão de uma articulação para outra, enquanto a gordura é distribuída pelo corpo todo.

Além disso, você não pode transformar um em outro e, tecnicamente, você não pode se livrar das células de gordura. No entanto, você pode reduzir o tamanho das suas células de gordura e definir o seu corpo com a musculação para fortalecê-lo.

6. Treinar com o elíptico não funciona

Os elípticos exercem menos pressão sobre as articulações do que as esteiras e a corrida ao ar livre, mas isso não significa que esse treinamento seja ineficiente ou inferior. De fato, a eficácia de qualquer aparelho de cardio depende da força com a qual ele for utilizado.

É um mito que treinar com o elíptico não funciona

7. Treinar todos os dias não é saudável

Finalmente, você deve saber que essa crença é falsa porque tudo depende da intensidade do treinamento. O corpo está estruturado de tal maneira que, em caso de mau funcionamento, ele envia sinais muito claros para nos alertar.

É óbvio que, ao treinar excessivamente, há uma fadiga muito grande que requer um descanso bem merecido para que a saúde não seja afetada. Portanto, é aconselhável variar o programa de treinamento regularmente.

Assim, como você pode ver, existem muitos mitos sobre os esportes que não são verdadeiros. De qualquer forma, agora você já conhece alguns que você nunca deve levar em consideração.

  • Zemkova, E. (2014). Sport-specific balance. Sports Medicine44(5), 579–590. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0130-1
  • Smith, B. (2018). Generalizability in qualitative research: misunderstandings, opportunities and recommendations for the sport and exercise sciences. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health10(1), 137–149. https://doi.org/10.1080/2159676X.2017.1393221