Quais são os melhores esportes indoor?
São chamados esportes indoor ou de salão aqueles que ocorrem dentro de um recinto fechado e coberto. Em muitos casos, são uma versão de outra modalidade, criada para que seja possível realizá-la durante o inverno ou em dias de chuva. Falaremos mais sobre eles no artigo a seguir.
Quais são os esportes indoor?
Como primeiro passo, é necessário definir o que são os esportes indoor. São aqueles esportes que ocorrem dentro de um recinto fechado, com tetos e paredes.
No entanto, eles não devem ser confundidos com jogos de salão, muito populares durante a era vitoriana, que eram realizados nas salas de uma casa durante uma reunião e não eram muito “físicos”, mas mais mentais ou técnicos. Por exemplo os jogos de cartas, dardos etc.
Os esportes indoor ou de salão têm a característica distintiva que os juízes ou árbitros devem usar calças compridas e, em alguns casos, até gravata borboleta. Entre os esportes indoor mais importantes, destacamos:
1. Boxe
O boxe – em todas as suas categorias – é um dos esportes indoor mais conhecidos e acontece em um prédio fechado. No centro, coloca-se o quadrilátero e, na periferia, os assentos para os espectadores e a imprensa. Muitas vezes, os combates ocorrem durante a tarde e a noite, iluminados artificialmente.
O ring é facilmente desmontado e, por esse motivo, as lutas podem ser organizadas em qualquer local, como um teatro ou um estádio. O quadrilátero é montado em uma plataforma para que a luta ou as lutas possam ser observadas de várias posições.
2. Basquete
O basquete é um dos esportes indoor mais divertidos devido à dinâmica do jogo: quatro períodos de 10 minutos cada, mas que podem ser estendidos indefinidamente, pois o relógio para quando a bola não está no ar.
O basquete acontece em estádios fechados, usados principalmente para esse fim, com a quadra retangular pintada de laranja ou marrom. Nas extremidades estão as cestas onde devem ser introduzidas as bolas.
3. Voleibol
Popularmente conhecido como vôlei, é outro dos esportes indoor mais populares. O campo de jogo tem 18 metros de comprimento por 9 metros de largura e uma zona livre em torno de três metros. Na metade, a rede é colocada para separar cada equipe, composta por seis jogadores ativos.
O voleibol surgiu em 1895, graças à Associação da Juventude Cristã – YMCA por sua sigla em inglês – como outra alternativa ao basquete, embora um pouco menos intensa. Embora também seja jogado ao ar livre – por exemplo, o vôlei de praia – é principalmente indoor.
4. Handebol
O handball ou handebol é um esporte de bola que é jogado em um recinto fechado e cujo objetivo é marcar pontos no gol oposto. As duas equipes são compostas por sete jogadores – seis de campo e um goleiro – e a bola deve ser carregada com a mão, como o nome indica.
As origens do handebol remontam à Grécia Antiga. No entanto, como o conhecemos hoje, esse esporte remonta ao início do século XX na Europa. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1976 e o campo de jogo é um retângulo de 20 metros de largura por 40 metros de comprimento, com um gol em cada extremidade.
5. Futsal, um dos esportes indoor com maior crescimento
O futsal é um esporte de bola no qual duas equipes de cinco jogadores competem. Enquanto se inspirou no futebol tradicional, ele também adota algumas regras de outros esportes:
- Handebol: o tamanho dos gols
- Basquete: número de jogadores e tempo de jogo, 40 minutos
- Polo aquático – as regras relativas ao goleiro
Esse esporte surgiu nos anos 30, após a ‘febre do futebol’ depois da primeira Copa do Mundo em Montevidéu, Uruguai. Os jovens queriam praticar futebol em qualquer lugar, mas nem sempre tinham grandes terrenos ao ar livre.
Para concluir, outros esportes indoor são a dança de salão de competição, bilhar, basebol, basquete, xadrez e tênis de mesa. Há quem inclua natação nesta categoria. As alternativas são muitas e existem para todos os gostos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- van Bottenburg, M., & Salome, L. (2010). The indoorisation of outdoor sports: An exploration of the rise of lifestyle sports in artificial settings. Leisure Studies. https://doi.org/10.1080/02614360903261479
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.