Tudo o que você precisa saber sobre o handebol

28 de maio de 2019
Se você quer aprender a jogar handebol, no artigo a seguir você vai encontrar todas as informações necessárias para conhecer este esporte. Descubra mais sobre ele e comece a praticá-lo!

O handebol é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo. É uma modalidade espetacular, cuja peculiaridade é a de ser jogada apenas com as mãos. Se você é das pessoas que ainda desconhecem este esporte, tudo o que você precisa saber sobre o handebol está aqui!

As origens do handebol remontam aos tempos medievais, mas foi em 1906 que as regras do handebol moderno foram criadas pela primeira vez, na Dinamarca.

É um esporte coletivo no qual cada time tem 7 jogadores, 6 de campo e 1 no gol. A bola deve ser feita de couro ou de material sintético e deve ter o tamanho certo para caber na mão dos jogadores.

Conceitos básicos

O objetivo é marcar mais pontos do que o adversário. Os jogos são disputados em dois tempos de 30 minutos cada, e há um intervalo de 10 minutos entre os dois.

Além disso, se a partida terminar empatada no placar, então será jogada a prorrogação, com um máximo de 2 períodos de 5 minutos; se a igualdade persistir, há a consequente disputa de pênaltis. Quanto às regras, você deve saber que é totalmente proibido se aproximar do gol da equipe adversária.

De fato, há uma área reservada para o goleiro que é proibida aos jogadores de campo; os lançamentos devem ser feitos de fora dessa área. O jogador pode avançar driblando e não pode dar mais do que três passos sem bater a bola no chão.

Assim como mencionamos anteriormente, os jogadores de campo são sete. Cada equipe é formada por um goleiro, um armador central, um pivô, dois pontas e dois meias de cada lado da quadra.

Individualmente, cada jogador desempenha um papel único e contribui com a sua parte para o benefício da equipe. Além disso, as equipes também têm sete reservas, que podem ser usados continuamente e sem a necessidade de notificar o árbitro.

Conceitos básicos do handebol

Regras do handebol

Conhecer as regras do handebol vai permitir que você tenha uma outra visão deste esporte. De um modo geral, esses são os aspectos que diferenciam esse maravilhoso esporte:

  • Cada partida consiste em dois períodos de 30 minutos cada.
  • As equipes são compostas por 7 jogadores: um goleiro e 6 jogadores de campo.
  • Um máximo de 12 jogadores de cada time pode se uniformizar e participar de um jogo.
  • Os reservas podem entrar no jogo a qualquer momento, através da área de substituição, desde que o jogador que está sendo substituído tenha saído da quadra.
  • Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo que esteja acima do joelho.
  • Quando o jogador recebe a bola, ele pode passar, manter a posse ou tentar um arremesso ao gol.
  • O jogador que tem a posse de bola pode driblar ou dar três passos.
  • Apenas o goleiro pode entrar na sua área.
  • Os goleiros podem deixar a área do gol, mas não podem manter a posse de bola se estiverem fora da área.
  • É ilegal manter a bola em posse de uma equipe sem fazer uma tentativa reconhecível de ataque e sem tentar marcar.
  • É permitido marcar gols a partir de qualquer posição e de qualquer forma de arremesso, seja ele um arremesso lateral, um tiro de meta ou uma cobrança de falta.

Benefícios do handebol

1. Excelente para o corpo

Você ficará surpreso ao saber que o handebol oferece um treinamento muito completo. Certamente é um esporte excelente para obter um corpo saudável e em forma através de exercícios acelerados.

O esforço é constante, com fases de defesa e ataque, sendo um excelente exercício para melhorar a agilidade, o sistema cardiovascular e a flexibilidade. Como se isso não bastasse, também permite melhorar a força da parte superior do corpo e os músculos dos braços.

Benefícios do handebol

2. Esporte coletivo

O handebol é um esporte coletivo, o que permite promover um espírito de grupo e realçar valores como o comprometimento e o companheirismo, por exemplo. Estas são questões muito importantes, que não podem ser aprendidas através de esportes individuais.

Este esporte coletivo promove a socialização e permite o desenvolvimento de muitas qualidades físicas e mentais. Sem dúvida, representa uma excelente maneira de fazer novas amizades.

3. Ideal para todas as idades

O handebol também pode ser praticado em todas as idades. De fato, as regras são simples e o prazer do jogo, imediato. Assim, seu alcance lúdico faz dele um dos esportes mais populares do mundo.

Se você já teve a oportunidade de assistir a um jogo na televisão, você deve ter notado que este é um esporte de contato que é jogado em grande velocidade. Por isso, entre outras coisas, também é uma atividade cardiovascular perfeita. Então, você se anima a experimentar e aproveitar todas as suas virtudes?

  • Los Deportes con los Escuincles: Balonmano. SEP Gobierno Federal de México. http://conadeb.conade.gob.mx/Documentos/Publicaciones/Balonmano.pdf
  • Ravier, G., Bouzigon, R., Beliard, S., Tordi, N., & Grappe, F. (2018). Benefits of Compression Garments Worn During Handball-Specific Circuit on Short-Term Fatigue in Professional Players. Journal of Strength and Conditioning Research, 32(12), 3519–3527. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000001342
  • Hornstrup, T., Wikman, J. M., Fristrup, B., Póvoas, S., Helge, E. W., Nielsen, S. H., … Krustrup, P. (2018). Fitness and health benefits of team handball training for young untrained women—A cross-disciplinary RCT on physiological adaptations and motivational aspects. Journal of Sport and Health Science, 7(2), 139–148. https://doi.org/10.1016/j.jshs.2017.09.007
  • Boshnjaku, A., Dimauro, I., Krasniqi, E., Grazioli, E., Tschan, H., Migliaccio, S., … Caporossi, D. (2016). Effect of sport training on forearm bone sites in female handball and soccer players. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 56(12), 1503–1510. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26609972