Quem é o melhor jogador da história do basquete?

24 de março de 2019
Embora o melhor jogador da história não tenha o mesmo nome para todos, o debate saudável permite reconhecer o trabalho de muitos jogadores de alto nível.

Desde a criação do basquete muitos foram os jogadores que participaram das grandes ligas; entre eles, queremos avaliar e escolher o melhor jogador da história. No entanto, essa pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas.

A fim de ajudar a encurtar a lista, a primeira coisa que deve ser feita é descartar todos aqueles jogadores que nunca jogaram na NBA devido à diferença entre o basquete norte-americano e o dos outros continentes. Este será o primeiro filtro de seleção.

Depois de ter uma lista com vários participantes da NBA, desde a sua criação em torno de 1946, é possível começar a passar para o próximo filtro: escolher o melhor jogador de cada época.

O melhor jogador da história… de cada época

Afinal, em todas as épocas houve jogadores que se destacaram, de longe, do restante e que conseguiram fazer do seu nome uma referência na história do basquete.

Em alguns casos, os nomes são indiscutíveis, enquanto em outros, o debate continua aberto; no entanto, o mais importante é identificar e reconhecer o mérito de cada pessoa, com base na sua jornada pessoal.

Nos anos 50 e 60, Bill Russell foi o melhor jogador da história; posteriormente, nos anos 60 e 70, o melhor foi Wilt Chamberlain.

Mais tarde, nos anos 80, Magic Johnson foi o melhor e nos anos 90, o melhor foi Michael Jordan; durante a primeira década dos anos 2000, o melhor foi Kobe Bryant e, atualmente, diz-se que estamos sob o reinado de “King James”.

O melhor dos anos 90

Tendo isso em mente, o melhor jogador da história deve sair desses seis nomes. Também há muitos outros que poderiam ocupar esse lugar: Larry Bird, Isaiah Thomas, Abdul-Jabbar, Shaq, entre outros; mas, enfim, é preciso começar a peneirar em algum lugar.

Agora, dentre os 6 finalistas, como escolhemos o vencedor? O mais fácil seria fazer isso por meio das estatísticas, mas como diz Rajon Rondo: “as estatísticas são como os biquínis. Elas permitem que você veja muita coisa, mas escondem o mais importante”.

Esta é uma opinião bastante válida para o assunto que estamos tratando; as estatísticas são importantes, mas o melhor jogador da história deve ser muito mais do que isso.

Top 4

Bill Russell e Wilt Chamberlain seriam os primeiros a serem descartados apesar de serem grandes jogadores. O primeiro por ter ganho 11 anéis – quase nada – e o segundo por façanhas como por exemplo marcar 100 pontos em uma partida – recorde da NBA – ou por frases tais como ‘poderia jogar até os 50′.

O pódio

Desta forma, sobrariam apenas quatro candidatos: Magic Johnson, KB Bryant, Jordan e LeBron; visto que Magic e Kobe certamente são os dois melhores Lakers da história, um dos dois deve ser o próximo a sair da disputa.

no pódio dos melhores

Foto cortesia de: Diario AS.

Embora Kobe tenha sido um jogador capaz de apaixonar os fãs, a rivalidade com Larry Bird e a luta contra o HIV parecem tornar Magic Johnson merecedor do top 3.

Tendo chegado ao nosso top 3, creio que todos concordamos que Magic deve levar a medalha de bronze. Então, eis a decisão mais difícil: com quem ficamos? Michael Jordan ou Lebron?

A final

Para muitos especialistas no mundo do esporte em geral e do basquete em particular, Michael Jordan foi o melhor jogador moderno. Além disso, ele ganhou três anéis seguidos antes de voltar da aposentadoria para ganhar mais três e recuperar a glória perdida dos EUA através da conquista do ouro olímpico em Barcelona 92.

Por sua vez, LeBron conseguiu jogar sete finais – seis delas consecutivas – das quais perdeu quatro. Ele não conseguiu bater Bryant no seu melhor momento, nem os Celtics dos Big Three, nem os Spurs de Popovich e precisou se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh – entre outros – para ganhar seus dois primeiros anéis.

Dito desta forma, parece claro quem deveria ser coroado com o prêmio de melhor jogador da história. No entanto, não podemos nos esquecer de que Lebron sempre teve que viver à sombra de Jordan, comparado a ele desde a sua chegada na liga, o que não deve nada ser fácil – apesar de nunca ter dito nada sobre isso.

Apesar de tudo, o melhor jogador da história é nada mais nada menos do que o grande Michael Jordan.

o melhor jogador da história

Não são só os seus seis anéis – e vários outros MVP de finais – o seu retorno, a sua temporada de recordes, os seus três títulos de MVP, a sua medalha de ouro em Barcelona… Jordan revolucionou o basquete e o elevou a outro nível.

Sem ele, é possível que não houvesse nem Bryant nem Lebron, para não mencionar muitos de nós que nos apaixonamos pelo basquete por culpa dele.

O ranking

Este seria o nosso ranking, do 6º até o número 1.

  • Bill Russell.
  • Wilt Chamberlain.
  • Magic Johnson.
  • Kobe Bryant.
  • Lebron James.
  • Michael Jordan.

É possível que esse ranking seja diferente para muitas pessoas, tanto na ordem quanto nos nomes dos jogadores. Por isso, ficarei feliz em debater com vocês. Porém, sempre com muito respeito.