UEFA Champions League: saiba tudo sobre ela

25 de setembro de 2019
A UEFA Champions League é uma importante competição europeia disputada desde os anos cinquenta e que determina a melhor equipe do continente de cada temporada.

A Copa dos Campeões da UEFA, ou em inglês UEFA Champions League, como é o seu nome oficial, é o torneio europeu internacional de maior prestígio e que já tem várias décadas de história. No artigo a seguir, contaremos tudo o que você precisa saber sobre ela.

Breve história da UEFA Champions League

A competição foi criada após a iniciativa do famoso jornal francês L’equipe – o mesmo que também deu vida ao Tour de France no ciclismo – na temporada 1955-56. Naquela época, era chamada de Copa dos Campeões Europeus e tinha como objetivo nada mais nada menos do que definir qual era o melhor time do continente.

De acordo com o esboço do primeiro regulamento, a UEFA Champions League seria composta pelas principais federações europeias e pelas maiores equipes de cada país.

Mais conhecido como Copa da Europa, o torneio foi inspirado no Campeonato Sul-Americano de Campeões e contou com o apoio de Santiago Bernabéu, presidente do Real Madrid. Houve 18 equipes que aceitaram a iniciativa e a FIFA deu validade oficial ao título.

A primeira edição teve como campeão o Real Madrid de Alfredo Di Stefano, que derrotou o Stade de Remis (França) por 4 a 3. As quatro edições seguintes também foram vencidas pelo clube espanhol.

Nos anos 60, o principal vencedor da UEFA Champions League foi o Benfica de Portugal, que derrotou nada menos do que o Real Madrid e o A.C. Milan.

No final da década, as equipes do norte da Europa começaram a ter maior destaque – o Manchester United e o Ajax de Cruyff apareceram em cena – e algumas equipes não tão ‘famosas’, como o Dínamo de Kiev, por exemplo, fizeram história superando os ‘grandes’.

Champions League

Alfredo Di Stéfano foi um símbolo da UEFA Champions League nos seus primórdios. Imagem: RFEF.

Os anos 80 ficaram com os times menos conhecidos do continente, tais como o Futebol Clube do Porto ou o Philips Sport Vereniging (o PSV, da Holanda) e também o italiano A.C. Milan, que foi coroado duas vezes na mesma década.

História moderna

A partir de 1992, houve uma reestruturação no formato da UEFA Champions League e o nome foi alterado para o que conhecemos hoje. Mais equipes foram aceitas e, além disso, o sistema de jogo também foi modificado: foi implementado o sistema de grupos.

Posteriormente, na temporada 1996-97, a controversa Lei Bosman entrou em vigor: jogadores da comunidade europeia podiam jogar em um time sem ocupar um posto de estrangeiro.

Dessa forma, os clubes mais importantes fizeram compras milionárias que, sem dúvida, repercutiram no nível de jogo em geral, e na UEFA Champions League em particular.

Desde 2009, a Liga dos Campeões ficou sob a influência do que se chama de ‘as quatro grandes ligas’. As equipes da Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha passaram a ocupar o centro das atenções e a disputar, entre elas, cada edição.

Sistema de competição da UEFA Champions League

No início, a UEFA Champions League era composta por 16 equipes. No ano seguinte, o número de clubes aumentou para 22 e depois para 85, embora apenas 32 disputassem a fase final.

Champions League

Desde a temporada 1999-2000, há 32 equipes participantes, com uma primeira fase de oito grupos com quatro equipes cada – não pode haver duas do mesmo país juntas. As partidas são de ida e volta e se classificam os dois primeiros de cada grupo. Além disso, o terceiro de cada grupo passa para a 16ª de final da UEFA Europa League.

Nas fases seguintes, há a eliminação direta em jogos de ida e volta – um em casa e outro como visitante. A final é a única partida disputada em campo neutro, escolhido pela UEFA antes do início da competição.

Recordes da UEFA Champions League

Alguns dados interessantes da UEFA Champions League em termos de vencedores são o fato de que o Real Madrid é o principal campeão com 13 títulos e também é a equipe que esteve em mais edições (49) e mais finais (19).

Além disso, a equipe de Madri também atuou na final com a maior quantidade de gols, depois de vencer o alemão Eintracht Frankfurt por 7 a 3 na temporada 1959-60.

A F.C. Internazionale (Inter) da Itália começou a participar da UEFA Champions League da melhor maneira: na edição de 1963, ela saiu campeã e invicta ao vencer o Real Madrid por 3 a 1 na final.

A única final que foi decidida em um jogo de desempate aconteceu entre o F.C. Bayern (Alemanha) e o Atlético de Madrid em 1973-1974 e o Liverpool foi a primeira equipe a vencer uma final por pênaltis contra a A.S. Roma

Por fim, quanto ao maior artilheiro, o líder é o português Cristiano Ronaldo, que marcou 127 gols na competição. Em segundo lugar está Lionel Messi, com 112, e em terceiro lugar está Raúl González, com 71.

  • Waldén, M., Hägglund, M., & Ekstrand, J. (2005). UEFA Champions League study: A prospective study of injuries in professional football during the 2001-2002 season. British Journal of Sports Medicine. https://doi.org/10.1136/bjsm.2004.014571
  • All-Time Records 1955-2019. UEFA Champions League. https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/EuroExperience/competitions/Publications/02/28/56/90/2285690_DOWNLOAD.pdf
  • UEFA Champions League Statistics Handbook 2018-2019. UEFA. https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/EuroExperience/competitions/Publications/02/28/56/89/2285689_DOWNLOAD.pdf