Você já conhece as novas regras do futebol?

25 de agosto de 2019
A modificação do regulamento do futebol é um assunto que sempre gera polêmica. Qual é a sua posição em relação a essas novas regras?

Você sabia que o esporte mais popular em todo o mundo teve mudanças em seu regulamento recentemente? Algumas delas significaram uma alteração importante na forma de praticar esse esporte. Por isso, é conveniente estar atento às novas regras do futebol. Nós as apresentamos a você a seguir!

Precisamente, são sete mudanças levantadas pelo International Football Association Board, órgão encarregado das questões regulatórias nesse esporte. Os árbitros já foram instruídos a respeito e os jogadores também foram informados.

A maioria dessas legislações já foi aplicada em partidas internacionais. No entanto, uma delas ainda está em fase de estudo e experimentação.

Se a essas novas regras do futebol que vamos comentar acrescentarmos o uso crescente do VAR — árbitro assistente de vídeo, podemos afirmar que estamos entrando em uma nova era desse esporteVocê acha que as mudanças aplicadas são positivas?

As sete novas regras do futebol

1. Saída do jogador substituído

Anteriormente, todo jogador que era substituído tinha que deixar o campo pelo centro, mesmo lugar por onde entrava o seu substituto. De agora em diante, quem sai pode fazê-lo pela linha mais próxima de sua posição. O objetivo é simplificar o jogo e evitar perdas de tempo para tirar vantagem.

As sete novas regras do futebol

2. O árbitro não é mais neutro

Se a bola bater no árbitro da partida e for tomada pela equipe que não a possuía até aquele momento, o jogo é reiniciado com uma bola ao chão para que o outro time a recupere. Se isso ocorrer dentro da área, no entanto, a bola ficará com o goleiro, mesmo quando o prejudicado pela interferência for a equipe que estava atacando.

3. Gols marcados com a mão não valem

Você pode dizer “Mas essa regra sempre existiu nesse esporte!”. Sim, mas o que mudou com as novas regras do futebol é que a intencionalidade não é mais um fator a ser considerado.

Em outras palavras, mesmo se uma batida acidental nessa extremidade termina em gol ou em uma jogada de risco, o árbitro deve invalidar a ação.

4. Tiro de meta, uma das novas regras do futebol para acelerar o jogo

Durante toda a nossa vida, conhecemos a regra de que a bola não entrava em jogo até que saísse da grande área, caso houvesse um chute a gol. Além disso, se uma equipe violasse essa norma — por sair jogando rapidamente, por exemplo — não haveria nenhuma penalização.

Com as novas regras do futebol que entraram em vigor, essa ação não existirá mais. Assim, a partir do momento em que o goleiro executa o tiro de meta, a bola já está em jogo e pode ser recuperada pela equipe adversária.

5. Advertências para os membros dos bancos

Essa quinta regra está relacionada aos treinadores e substitutos. Tanto eles como os demais assistentes — ou integrantes oficiais do pessoal de um jogo — agora são passíveis de advertências.

Até recentemente eles eram passíveis apenas de uma expulsão direta. Também será penalizada qualquer pessoa que se aproximar da área de revisão do VAR.

6. Jogadores próprios na barreira

É habitual uma equipe prestes a cobrar uma falta direta ou indireta perto da área adversária colocar um jogador próprio na barreira. O objetivo deste truque é reduzir a visibilidade do goleiro e mover os jogadores da formação construída por ele.

Você sabia que o esporte mais popular em todo o mundo teve mudanças em seu regulamento recentemente?

De agora em diante, os jogadores a favor da falta não poderão estar a menos de um metro da barreira, sempre que essa esteja composta de três ou mais homens.

7. Eliminação do rebote nos pênaltis, uma das futuras novas regras do futebol

Finalmente, é necessário mencionar que há mais uma regra que está em fase experimental e é usada apenas em competições não profissionais. Trata-se da interrupção da jogada após um pênalti não convertido ou defendido. Em outras palavras, no futuro poderão ser anulados os gols que derivam de uma jogada após um pênalti.

Em suma, essas novas regras do futebol buscam corrigir falhas nos regulamentos atuais para proporcionar um jogo mais ágil e com menos perdas de tempo, embora muitas pessoas se oponham a elas.

A discussão entre o tradicional e o novo sempre acontecerá. A verdade é que o futebol mudou de forma significativa há alguns anos, e teremos que nos acostumar com isso.

  • Trasmonte, Jorge. Cambios en el reglamento del fútbol. 10 de junio de 2019. Diario Olé. https://www.ole.com.ar/copa-america/brasil2019/reglas-futbol-copaamerica_0_UbIOSb80w.html
  • Las siete nuevas reglas que cambiarán el fútbol desde junio. 3 de marzo de 2019. La Nación. Disponible en: https://www.lanacion.com.ar/deportes/futbol/reglas-futbol-2019-international-board-nid2225204
  • Las 7 nuevas reglas aprobadas por la International Board que cambiarán el fútbol mundial. 2 de marzo de 2019. Infobae. https://www.infobae.com/america/deportes/futbol-europeo/2019/03/02/las-7-nuevas-reglas-aprobadas-por-la-international-board-que-cambiaran-el-futbol-mundial/