Regras do futebol que mudaram ao longo do tempo

12 de agosto de 2019
Se víssemos um jogo de futebol de cinquenta anos atrás, muitas coisas chamariam a nossa atenção. Sem dúvida, as regras e mudanças sofridas ao longo do tempo são um dado muito curioso.

Desde a sua criação em 1863 em um bar de Londres, o futebol evoluiu e houve mudanças no seu formato original. Além das táticas e da preparação de jogadores, treinadores e médicos, o seu regulamento também mudou. Para muitas pessoas, é surpreendente saber que as regras do futebol eram tão diferentes.

Essas modificações foram feitas por razões muito diferentes. Em primeiro lugar, devido às mudanças culturais e sociais que ocorreram desde aquela época. Praticamente nenhum esporte — da mesma forma que tantos outros aspectos da vida — permaneceu inalterado por tanto tempo.

Além disso, as modalidades esportivas foram evoluindo para se tornarem mais divertidas, dinâmicas e fáceis de entender e jogar. A partir do surgimento da televisão e da indústria de eventos de massa, buscou-se também aprimorar o espetáculo que é oferecido aos espectadores.

Mudanças históricas nas regras do futebol

Certamente, em quase mais de 150 anos de história, são muitas as regras do futebol que mudaram. No entanto, vamos mostrar a seguir um breve resumo das que mais chamam a atenção em relação ao futebol jogado atualmente:

O passe para o goleiro

Atualmente, se um jogador passa a bola ao goleiro, ele deve tocá-la apenas com os pés. Ou seja, ele não pode usar as mãos. A única exceção é se o passe anterior for feito sem intenção ou então com a cabeça ou qualquer parte do corpo da cintura para cima.

O passe para o goleiro

Porém, até alguns anos atrás, essa regra não era dessa forma. Se um defensor passasse a bola para o seu goleiro, ele poderia pegá-la sem problemas.

Essa regra foi modificada para evitar o uso dessa manobra com o objetivo de deixar o tempo correr quando o placar fosse favorável, o que resultou em um jogo muito mais ágil e dinâmico. 

Os cartões

Até a Copa do Mundo da Inglaterra de 1966, os cartões vermelho e amarelo não existiam. Os árbitros comunicavam as sanções aos atletas verbalmente.

Isso, sem dúvida, causava grandes confusões nas competições internacionais. É por isso que, desde a Copa do Mundo do México em 1970, o sistema que conhecemos atualmente passou a ser usado.

O impedimento, uma das regras mais importantes do futebol

Quando o futebol foi criado, a posição adiantada se aplicava a todos os jogadores à frente da linha da bola. No entanto, isso durou poucos anos. Já no final da década de 1860, essa regra foi adaptada.

Atualmente, o impedimento afeta os participantes que estiverem à frente da linha do penúltimo defensor, incluindo o goleiro, ou da bola. Os braços não estão incluídos na medição.

Definição dos jogos empatados

No final do século 20, a FIFA havia estabelecido a curiosa regra do gol de ouro. Ela implicava que, quando o jogo fosse para a prorrogação por causa de uma igualdade no placar, a equipe que marcasse o primeiro gol seria a vencedora do jogo. Essa regra foi aplicada na Copa do Mundo Coreia-Japão de 2002.

No entanto, ela foi posteriormente substituída pelo gol de prata. A premissa era a mesma que a da sua antecessora, com a diferença de que o tempo suplementar ainda era jogado. Desde 2004, a FIFA aboliu ambas as regras e as duas metades de tempo extra são concluídas sem exceção.

O VAR, o marco da modernidade nas regras do futebol

Sem dúvida, não podemos falar sobre mudanças na história do futebol sem citar o papel do VAR, ou Video Assistant Referee. Consiste na utilização de câmeras para que uma equipe de árbitros revise as decisões do juiz principal em momentos específicos do jogo e sugira correções, caso seja apropriado.

O VAR, o marco da modernidade nas regras do futebol

Últimas modificações do regulamento

Recentemente, novas mudanças foram introduzidas nas regras do futebol. Estas são algumas delas:

  • Substituições: quando uma alteração é feita, o jogador que sai deve deixar o campo pelo lado mais próximo, e não necessariamente pelo centro.
  • Bola ao chão: será usada quando um time recuperar a bola depois que ela for desviada ao bater no árbitro. Ao contrário, se uma jogada for interrompida por outra razão fora da área, a bola será para a equipe que teve a posse por último.
  • Amarelo para os integrantes do banco: técnicos e jogadores substitutos podem ser repreendidos atualmente.
  • Quarta substituição: para as prorrogações, ambas as equipes podem fazer uma quarta substituição.

Além de tudo o que foi mencionado, muitos outros elementos foram incorporados desde a invenção do futebol: o tiro de meta, os escanteios, os pênaltis e até mesmo os apitos dos árbitros! Não há dúvida de que as mudanças foram positivas, pois deram origem ao esporte mais popular do mundo.

  • Scime, Miguel. Los cambios en las reglas del fútbol que se pondrán en práctica en la final de la Champions League. Infobae. https://www.infobae.com/america/deportes/2019/05/31/los-cambios-en-las-reglas-del-futbol-que-se-pondran-en-practica-en-la-final-de-la-champions-league/
  • Historia de las reglas del juego. Sitio oficial de la FIFA. https://es.fifa.com/about-fifa/who-we-are/the-laws/2001-2006.html
  • Los grandes cambios en la historia del fútbol. 2012. Infobae. https://www.infobae.com/2012/07/05/1053837-los-grandes-cambios-la-historia-del-futbol/