Conheça o mítico Madison Square Garden

20 de janeiro de 2020
Certamente, você já ouviu falar do Madison Square Garden alguma vez. Saiba tudo sobre esse magnífico lugar de Nova York.

Relacionamos esse lugar automaticamente com o boxe e com as luzes de Manhattan… O mítico Madison Square Garden é um palácio esportivo com todas as letras. Falamos tudo o que você precisa saber sobre ele no seguinte artigo.

O início desse histórico cenário

Chamado simplesmente de “Garden” – ou então MSG, pela sua sigla –, é um dos templos esportivos mais famosos do mundo. Ele fica em Manhattan, Nova York, na intersecção das Avenidas 7ª e 8ª e das ruas 31 a 33, por cima da Estação Pensilvânia.

A sua data de inauguração é 11 de fevereiro de 1968. No entanto, ele não é o primeiro Madison Square Garden de Nova York… Mas sim o quarto! Isso porque, anteriormente, havia dois MSG na Praça Madison – de 1879 e 1890, respectivamente – e um que datava de 1925, localizado na Oitava Avenida e na Rua 50.

Mas voltando ao mítico Madison Square Garden que todos conhecemos, decidiu-se construí-lo onde se situava a velha Estação Pensilvânia (que, atualmente, fica debaixo do estádio).

Antigamente, por essa estação passava uma linha de trem de passageiros que unia Nova York com Harlem, serviço que mudou para o Grand Central Terminal em 1871.

O prédio vazio se transformou em um hipódromo conhecido como “Gilmore’s Garden”. E, no final dos anos sessenta o Madison Square Garden seria inaugurado. Mas, atenção, porque em 1991 ele foi remodelado e modernizado, e é assim como o encontramos hoje em dia.

Conheça o mítico Madison Square Garden

O Madison Square Garden e o boxe

O MSG foi a Meca do boxe durante muitos anos, antes que os promotores Bob Arum e Don King levassem esse esporte para Las Vegas (mais precisamente, para o MGM Grand).

Até esse momento, muitas lutas míticas foram realizadas no Madison Square Garden, incluindo o combate do século: aquele protagonizado por Muhammad Ali e Joe Frazier I em 1971.

A luta foi cheia de controvérsias – tanto culturais quanto políticas – e os meios de comunicação de todo o mundo cobriram esse acontecimento. Frazier tinha um recorde de 26-0 e Ali de 31-0. O combate foi levado pelo primeiro, por decisão unânime.

Três anos mais tarde, eles voltaram a se encontrar no mesmo estádio e, como se diz popularmente, no esporte há revanches, porque dessa vez foi Ali que levou a luta de 12 assaltos.

Mas voltemos no tempo para lembrar outras lutas históricas realizadas no MSG. Por exemplo, a que protagonizaram Jake LaMotta e Sugar Ray Robinson em 1942, que daria início a uma das grandes rivalidades nesse esporte.

Outras lutas lembradas foram a de Rocky Marciano e Joe Louis, em 1951, a de Mike Tyson e Mitch Green em 1986 – a estreia de Tyson nesse recinto –, e a de Evander Holyfield e Lennox Lewis, em 1999.

O Madison Square Garden hoje

A atual quadra do MSG é a sede de três equipes profissionais dos Estados Unidos: os Knicks de Nova York de basquete (desde 1968), os Rangers de Nova York de hóquei de gelo (desde 1968), e as Liberty de Nova York de basquete feminino (desde 1997).

Conheça o mítico Madison Square Garden

Além disso, ele também abrigou as partidas dos Titans de Nova York da liga de lacrosse (2007 a 2008) e desde 1989 é o lugar onde ocorrem os espetáculos de luta livre da WWE.

A capacidade do Madison Square Garden depende do evento que é realizado. Dessa maneira, para partidas da NBA, ele permite quase 20.000 pessoas, para hóquei e lacrosse, ele abriga 18.000, para shows entram 20.000 e para luta livre profissional, quase 23.000.

Por fim, não podemos deixar de lado o fato de que o MSG também é usado para espetáculos musicais. Dessa forma, na sua história ele teve a honra de ouvir artistas do nível de Celine Dion, Queen, Michael Jackson, Kiss, Elvis Presley e Mariah Carey. Inclusive, em 2015, o Papa Francisco oficiou uma missa nesse recinto.

Assim, se você está pensando em viajar para Nova York, não hesite em dar uma olhada no calendário de eventos do Madison Square Garden para, desse modo, conhecer pessoalmente um dos estádios mais emblemáticos do mundo!

  • Jimenez, J. NBA en Nueva York: una noche en el Madison Square Garden. Diario As. Noviembre de 2019. https://as.com/baloncesto/2019/11/20/nba/1574275446_927635.html
  • La Tribuna. Teófimo López busca hacer historia en el MSG. Diciembre de 2019. https://www.latribuna.hn/2019/12/05/teofimo-lopez-busca-hacer-historia-en-el-msg/