Os técnicos mais bem-sucedidos do mundo

12 de maio de 2020
Embora você possa não acreditar, os treinadores mais bem-sucedidos do mundo conquistaram mais de 25 títulos em suas carreiras.

Estamos nos referindo àqueles que comandam times de futebol e cujos feitos impressionam. No artigo a seguir, vamos mostrar quem são os técnicos mais bem-sucedidos do mundo.

Quem são os técnicos mais bem-sucedidos?

Eles foram estrelas quando eram jogadores e, uma vez aposentados, continuaram dentro do futebol, mas do outro lado do campo, no banco. A seguir, vamos falar sobre os técnicos mais bem-sucedidos do mundo:

1. Alex Ferguson (49 títulos)

Ou melhor, Sir Alex Ferguson. Esse escocês nascido em 1941, que jogou como atacante de times do seu país natal, ficou famoso quando, em 1986, tornou-se o treinador do Manchester United da Inglaterra. 

Nesse clube, ele seria o treinador até a sua aposentadoria em 2013, permitindo que os Red Devils ganhassem nada mais nada menos do que… 38 títulos!

Durante os 26 anos em que Ferguson esteve no comando do Manchester, a equipe conquistou, entre outros campeonatos, 13 Premier League, 10 Community Shield, 5 Copas da Inglaterra, 4 Carling Cup e 2 Champions League. 

Para alcançar os 49 títulos como treinador, Sir Alex (foto principal deste artigo) foi vitorioso ainda em uma Liga com o Saint Mirren e ganhou 10 troféus para o Aberdeen (ambas são equipes da Escócia).

2. Mircea Lucescu (32 títulos)

Esse búlgaro que nasceu em 1945 e que jogou a maior parte de sua carreira no Dinamo Bucareste (1963-1990), é o segundo treinador mais bem-sucedido na história do futebol, com nada menos do que 32 títulos. Como jogador, ele também defendeu a seleção do seu país na Copa do Mundo de 1970, no México.

Como treinador, ele começou em 1979 no Corvinul Hunedoara, onde ainda era jogador. Depois, ele treinou as divisões inferiores da Romênia até que, em 1989, ele foi contratado para comandar o seu time de sempre, o Dinamo. Ele teve uma rápida passagem pela Inter, treinou equipes turcas e o seu último trabalho foi na seleção da Turquia.

Os treinadores mais bem-sucedidos do mundo
Imagem: UEFA

Os 32 títulos de sua carreira como treinador foram pelo Dínamo Bucareste (2), Rapid Bucareste (3), Brescia (1), Galatasaray (2), Besiktas (1), Shakhtar Donetsk (22) e Zenit (1).

3. Valeri Lobanovski (30 títulos)

Talvez ele não seja tão conhecido no futebol europeu ou mundial, mas, na verdade, esse ucraniano – que faleceu em 2002 – é um dos técnicos mais bem-sucedidos até o momento. Conhecido por jogar pelo Dinamo de Kiev e pelas equipes da União Soviética e da Ucrânia, ele também é famoso pelas suas estratégias no banco.

Técnico de futebol Lobanovsky
Imagem: futbol-tactico.com

Depois de se aposentar como jogador, ele comandou o Dnipro ucraniano, mas, sem dúvida, a equipe na qual ele foi mais importante foi o seu time, o Dinamo de Kiev, que ele treinou de 1974 a 1990, conquistando quase 30 títulos.

4. Jock Stein (26 títulos)

Nesta lista dos técnicos mais bem-sucedidos há outro escocês além de Ferguson (que inclusive o sucedeu). Stein ficou ‘famoso’ por comandar o Celtic, uma das equipes mais importantes do seu país, e também a seleção nacional duas vezes. O técnico faleceu no final de uma partida entre a Escócia e o País de Gales em 1985.

Os treinadores mais bem-sucedidos do mundo
Imagem: The Celtic Star.

Jock Stein começou a sua carreira de treinador em 1960, quando chegou ao Dunfermline. Posteriormente, ele comandou o Hibernian e o Leeds da Inglaterra. No total, ganhou 6 Ligas Escocesas, 10 Copas da Liga Escocesa, 9 Copas da Escócia e uma Copa dos Campeões da Europa, entre outros títulos.

5. José Mourinho (25 títulos)

O português não só é um dos treinadores mais bem-sucedidos do mundo, como também foi técnico de equipes de elite na Europa e, por esse motivo, é tão conhecido. Como jogador, ele passou por quatro equipes de Portugal (jogou durante apenas sete anos, entre 1980 e 1987).

Já como treinador, ele dirigiu o Benfica, Leiria e Porto (Portugal), Inter (Itália), Real Madrid (Espanha) e Chelsea – duas vezes –, além do Manchester United e Tottenham Hotspur (desde 2019).

Os treinadores mais bem-sucedidos do mundo

Ele ganhou 21 títulos locais nas ligas portuguesa, inglesa, italiana e espanhola, além de 4 internacionais em Portugal, na Itália e na Inglaterra.

Para finalizar, outros dos treinadores mais bem-sucedidos do mundo são: Felipe Scolari (25 títulos, os mais importantes no Grêmio, no Palmeiras e na Seleção Brasileira), Giovanni Trapattoni (23 títulos, incluindo títulos com a Juventus, a Inter, o Bayern de Munique e o Benfica) e Pep Guardiola (21 títulos entre o Barcelona e o Bayern de Munique).

  • Gomez, E. La eterna sombra de Sir Alex Ferguson en el United. AS. Octubre de 2019. https://as.com/futbol/2019/10/09/internacional/1570578046_858100.html
  • EFE Xabi Alonso: “Mourinho es uno de los mejores entrenadores que he tenido”. Diciembre de 2019. https://www.efe.com/efe/america/deportes/xabi-alonso-mourinho-es-uno-de-los-mejores-entrenadores-que-he-tenido/20000010-4123258