Logo image
Logo image

Os melhores atacantes da história do futebol

4 minutos
Os melhores atacantes do futebol estão presentes em nossa memória por suas jogadas memoráveis ​​e seus gols maravilhosos.
Os melhores atacantes da história do futebol
Última atualização: 02 março, 2020

Sem dúvida, os atacantes são os jogadores que mais brilham durante o jogo e de quem mais nos lembramos por seus gols e jogadas. Neste artigo, mostramos quem são os melhores atacantes da história do futebol.

Quem são os melhores atacantes da história do futebol?

O futebol nos deu e continuará nos dando lembranças inesquecíveis. Em muitos delas estão os atacantes, que com seus gols e jogadas cativaram o mundo. Portanto, esta é a nossa humilde homenagem aos heróis do esporte mais popular:

1. Johan Cruyff

Quando pensamos em um atacante, de imediato nos vem à mente esse holandês que jogou nos anos setenta e oitenta em diferentes equipes da Europa. Johan recebeu a Bola de Ouro três vezes. Também foi considerado pela IFFHS como o melhor de seu continente e o segundo melhor do mundo, atrás de Pelé.

No Ajax, time que o viu nascer como jogador, foi onde marcou mais gols: 246 em 328 jogos, com média de 0,75 gols por jogo. Nos seus 20 anos de carreira, marcou 358 gols em 688 jogos.

Some figure
Imagem: fifa.com

2. Pelé

O brasileiro é um dos melhores atacantes da história do futebol e está entre os melhores jogadores desse esporte. Pelé iniciou sua carreira nos anos quarenta, mas se tornou famoso apenas na década seguinte.

Vale ressaltar que ele jogou por quase toda sua carreira no mesmo time, Santos, entre 1956 e 1974. Lá, ele marcou nada mais nada menos que 1087 gols, contando amistosos.

Como jogador da seleção brasileira, marcou 95 gols em 113 jogos. Além disso, não podemos ignorar os gols que ele marcou no fim de sua carreira no New York Cosmos: 64 em três temporadas.

Some figure

3. Ferenc Puskás

Este jogador húngaro é um dos maiores artilheiros de todos os tempos. Entre 1943 e 1966, Puskás marcou 662 gols jogando por diferentes clubes.

Além disso, devemos acrescentar os 84 gols que ele marcou com as equipes húngara e espanhola. Naquela época, um jogador podia representar mais de um país (não simultaneamente) após obter uma segunda nacionalidade.

Puskás teve uma média de quase um gol por jogo, com 709 gols em 720 jogos ao longo de sua carreira, tanto em clubes como em seleções.

Some figure
Imagem: Hungary Today.

4. Ronaldo

Seu nome completo é Ronaldo Luís Nazário de Lima, mas todos o conhecem pelo seu primeiro nome, como é o caso de todos os jogadores brasileiros. Muitos definem Ronaldo como o melhor centroavante da história e a maior figura da sua seleção nacional, na qual é o segundo artilheiro histórico depois de Pelé.

Ronaldo iniciou sua carreira no Cruzeiro em 1993. Passou por vários clubes, incluindo o Barcelona, a Inter de Milão, o Real Madrid e o AC Milan. Seu último clube foi o Corinthians, em 2011. No total, jogou 518 partidas e marcou 352 gols (0,70 em média). Estreou em 1994 na seleção brasileira, jogou 98 partidas e marcou 62 gols.

Some figure

5. Lionel Messi

“A pulga” é um atacante goleador nato e também um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ao longo de sua carreira profissional, defendeu e defende até hoje as cores do Barcelona. Messi também se destaca na seleção argentina.

Messi conquistou a Bola de Ouro cinco vezes e a Bola de Ouro da FIFA quatro vezes. Também conquistou 34 títulos com o Barcelona e foi artilheiro da Liga Espanhola, da Supertaça e da UEFA Champions League em várias temporadas.

Some figure

Até agora, Leo tem quase 1.200 jogos e cerca de 1100 gols em seu currículo. Sem dúvida, uma média interessante que promete continuar melhorando.

6. Gerd Müller

O ex-jogador alemão é um dos cinco maiores artilheiros da história do futebol, tanto da Bundesliga como de sua equipe nacional. Müller conquistou a Chuteira de Ouro Europeia duas vezes e a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de 1970.

Começou sua carreira no Bayern de Munique em 1965 e se aposentou em 1981. Durante esse período, marcou 661 gols em 725 jogos (média de 0,91). Na seleção alemã, disputou 62 partidas e marcou 68 pontos (média de 1,10).

Some figure
Imagem: bundesliga.com

Outros dos melhores atacantes que não podemos deixar de citar são: René Houseman, Mario Kempes e Gabriel Batistuta (Argentina); Marco Van Basten (Holanda); Romário e Neymar (Brasil); Thierry Henry (França); Miroslav Klose (Alemanha); Luis Suarez (Uruguai); Cristiano Ronaldo (Portugal), Raúl e David Villa (Espanha). Qual é o seu favorito de todos eles?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • White, G. D. (2007). The Cruyff turn: Performance in the cultural memory of international soccer. Sport in Society. https://doi.org/10.1080/17430430601147104
  • Pelé. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9
  • Ronaldo Nazário. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Ronaldo
  • Gerd Müller. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Gerd_M%C3%BCller

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.