Jogadores de futebol que só jogaram em um time

26 de fevereiro de 2020
Os jogadores de futebol que só jogaram em um time podem ser definidos com uma única palavra: lealdade. São o claro exemplo da paixão por um clube.

Hoje em dia é comum que os jogadores passem de um clube para outro quando termina a temporada. Por isso, chama a atenção que ainda existam jogadores de futebol que só jogaram em um time. Você gostaria de saber quem são eles? Neste artigo te contaremos.

Quem são os jogadores de futebol que só jogaram em um time?

Quando vemos a lista com aqueles jogadores que só jogaram em um time, quase não acreditamos em tanta lealdade e compromisso. Alguns jogaram mais de 20 anos no mesmo clube! A seguir, contaremos de quem estamos falando:

1. Paolo Maldini (AC Milan)

O eterno capitão é o jogador que não apenas ficou em um único time por toda a sua vida, mas também que ficou no mesmo time a maior quantidade de temporadas: 25 no total (1985-2009).

Maldini, além disso, é lembrado como um dos melhores jogadores – atuava como zagueiro – desse clube italiano, devido à sua técnica e aos seus roubos de bola.

Jogadores de futebol que só jogaram em um time

Imagem: US As.

É, além disso, o jogador com mais partidas disputadas no Milan (902). Em todo o tempo que durou a sua carreira esportiva, conseguiu sete Serie A, 1 Copa da Itália, 5 Supercopas da Itália, 5 Copas dos Campeões da Europa, 5 Supercopas da Europa, 2 Copas Intercontinentais e 1 Mundial de Clubes. Ele se aposentou em 2009.

2. Francesco Totti (AS Roma)

Outro italiano com muito amor pelo clube que o viu nascer. Totti jogou toda sua vida no Roma, ou, melhor dizendo, desde a categoria júnior. Il Capitano é, além disso, o terceiro maior artilheiro do futebol italiano, com 307 gols.

Começou a sua carreira profissional em 1993 e se aposentou em 2017. Em 24 temporadas, ganhou uma Liga da Itália, duas Copas da Itália e duas Supercopas da Itália.

Jogadores de futebol que só jogaram em um time

Além disso, Totti também participou de todas as seleções do seu país, desde a sub-15 até a absoluta (entre 1992 e 2006), na qual marcou 28 gols em 105 partidas. Finalmente, saiu campeão na Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

3. Juan Carlos Plata (Club Social y Deportivo Municipal da Guatemala)

Pode ser que ele não seja tão famoso internacionalmente, mas trata-se de um dos jogadores de futebol que só jogaram em um time e que vale a pena destacar, porque ele ficou no mesmo clube durante 23 temporadas.

Jogadores de futebol que só jogaram em um time

Imagem: Publinews.

A sua carreira profissional começou em 1988 e ele jogou como atacante até a sua aposentadoria em 2011. Marcou 376 gols em 511 partidas. Além disso, também fez parte da seleção nacional da Guatemala, entre 1996 e 2010, com 35 gols em 87 partidas.

4. Ryan Giggs (Manchester United)

Uma das lendas dos Red Devils, nascido no País de Gales – atualmente, é o treinador da seleção do seu país – e que atuava como centrocampista.

Trata-se do jogador mais laureado da história do Manchester, com 35 títulos na sua conta, superado apenas pelos brasileiros Maxwell e Dani Alvez, embora estes tenham sido laureados em outros clubes.

Jogadores de futebol que só jogaram em um time

Os troféus que Giggs levantou nas suas 23 temporadas com o Manchester incluem 13 Premier League, 4 FA Cup, 10 Community Shield, 4 Copas da Liga da Inglaterra, 2 Ligas dos Campeões, 1 Supercopa da Europa, 1 Copa Intercontinental e 1 Mundial de Clubes.

5. Tony Adams (Arsenal F.C.)

Com 22 temporadas no mesmo clube, Tony Adams é considerado um dos melhores jogadores de futebol dos times de Londres. Mr. Arsenal começou a sua carreira profissional em 1984 e se aposentou em 2002.

Tony Adams

Imagem: BeSoccer.

Adams ganhou 25 Premier League, 3 FA Cup, 2 Football League Cup, 4 Community Shield e 1 Recopa da Europa.

6. Piru Gaínza (Athletic Club)

Agustín “Piru” Gaínza é o espanhol com mais temporadas em um mesmo time (21), um dos integrantes históricos do Athletic, que jogou entre 1939 e 1959 na posição de ponta-esquerda. Ganhou duas vezes a Primeira Divisão da Espanha, sete a Copa del Generalísimo e uma Copa Eva Duarte.

Jogadores de futebol comemorando

Gaínza é levado carregado nos ombros durante uma celebração. Imagem: Diario As.

Além disso, Gaínza é o terceiro maior artilheiro na história do clube (152), e a sua paixão pelo time de Bilbau foi tanta que, ao se aposentar, se tornou técnico (a única equipe que dirigiu).

7. Lev Yashin (FC Dínamo de Moscou)

Esse jogador russo nascido em Moscou é considerado o melhor goleiro de todos os tempos. Apelidado de aranha negra, ele estreou no Dínamo de Moscou em 1949 e se aposentou no mesmo clube em 1971.

Nas 21 temporadas que jogou nessa equipe, ganhou três Copas da URSS e cinco títulos da primeira divisão da URSS. Além disso, com a seleção soviética, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956.

Lev Yashin

Imagem: Russian Football News.

Por fim, vale a pena destacar outros jogadores de futebol que só jogaram em um time, todos eles 20 temporadas: o argentino Ricardo Bochini (Independiente), o italiano Franco Baresi (AC Milan), o chileno Mario Lepe (Universidad Católica), o inglês Paul Scholes (Manchester United) e o japonês Kazuyuki Morisaki (Sanfrecce Hiroshima).

  • IUSPORT. Buffon alcanza a Maldini como el jugador con más partidos en la Serie A. Diciembre de 2019. https://iusport.com/art/98660/buffon-alcanza-a-maldini-como-el-jugador-con-mas-partidos-en-la-serie-a
  • La verdad. ¿Qué fue de Francesco Totti?, leyenda viviente de la Roma. Enero 2020. https://laverdadnoticias.com/deportes/Que-fue-de-Francesco-Totti-leyenda-viviente-de-la-Roma-20200102-0052.html