Você sabe qual é a origem do futebol?

Conheça as origens do esporte mais popular do mundo; apesar das mudanças ocorridas ao longo dos anos, sua essência permanece intacta
Você sabe qual é a origem do futebol?

Última atualização: 18 novembro, 2019

Se você acha que os criadores do esporte mais popular do mundo foram os ingleses… Você está enganado! Eles foram os responsáveis pela forma e regulamentos. Mas, na verdade, a origem do futebol remonta a vários séculos antes disso. Onde? Na China! Saiba mais a seguir.

A origem chinesa do futebol

Embora você possa não acreditar, foi nas terras orientais que o futebol foi jogado pela primeira vez no século V a.C.. Claro que na sua origem o futebol não tinha este nome, mas sim o de Ts’u Chu.

O esporte era tratado como uma disciplina militar. Como é difícil imaginar que a origem do futebol se relaciona a pessoas de farda verde!

Bola de futebol desgastada

O objeto que eles utilizavam para jogar era uma espécie de bola feita de couro; preenchida com pele e penas. O objetivo de cada uma das duas equipes era o de transportar este objeto usando os pés até as extremidades do campo (o que seria o gol atualmente).

Posteriormente, o jogo foi melhorado e dois arcos foram adicionados: formados com lençóis de seda pendurados em varas de bambu e com um buraco no centro. Como o jogo era tão divertido, em pouco tempo ele se tornou muito popular em todo o país e em regiões próximas.

No Japão, por exemplo, uma variação do Ts’u Chu se chamava Kemari e era de um tipo mais cerimonial (assim como todas as coisas que se desenvolvem em terras japonesas). O objetivo era manter a bola no ar enquanto ela era passada entre os jogadores.

O futebol também foi jogado na Europa e na América

Além do que acontecia na China, em outras partes do mundo jogos semelhantes ao que conhecemos hoje como futebol também aconteciam.

A área do Mediterrâneo, Roma e Grécia foram as primeiras a disputar partidas entre duas equipes. Os colegas de time passavam uma bola pequena uns aos outros, e o objetivo era o de mandá-la para o campo oposto.

Na cultura maia, cerca de 3.000 anos atrás, um esporte semelhante conhecido como pok ta pok era jogado: próximo da antiga cidade de Teotihuacan, no México, há um mural asteca de um jogador de futebol (com uma bola em cima do pé).

Além disso, os nativos amazônicos da Bolívia e do Brasil também tinham entre suas tradições um jogo com uma bola que eles tinham que introduzi-la – sem usar as mãos – entre dois paus presos no chão.

O ‘football’ chega à Inglaterra

Continuamos a passar pela história da origem do futebol até chegarmos ao que é conhecido como o ‘berço oficial’ deste esporte: a Inglaterra.

No ano de 1170, uma atividade semelhante a essa modalidade foi registrada nas Ilhas Britânicas; no entanto, como era um jogo violento demais, o Rei Eduardo II o proibiu em 1314. Mas, certamente, isso não era um impedimento para que ele continuasse a ser praticado… Só que isso era feito ilegalmente.

Bola de futebol diante de várias bandeiras

Durante as celebrações do carnaval era muito popular jogar futebol, mas não havia nenhum tipo de regulamentação em termos de, por exemplo, o número de jogadores.

]Às vezes as partidas eram de aldeias contra aldeias! Imagine como essas reuniões deveriam ser confusas… Muito violentas e no esquema de ‘tudo ou nada’ para proteger a honra da localidade.

Uma vez que as crianças e os jovens de todas as aldeias disputavam jogos sem nenhuma organização, começaram então a ensinar o jogo dentro das escolas públicas. Lá, eles eram pelo menos supervisionados pelos professores e autoridades… E não havia tanta violência.

Entre os séculos XVIII e XIX, cada escola tornou oficiais as suas regras especiais para o futebol: em algumas era permitido usar as mãos, em outras o campo era ao ar livre e havia estabelecimentos onde só era permitido jogar nos claustros dos mosteiros.

Como isso sem dúvida era uma grande bagunça, os diretores das escolas decidiram se juntar para unificar os códigos no que se conhece como As Regras de Cambridge. A partir daí os torneios interescolares poderiam ser disputados e o futebol ensinado como uma atividade física.

O que muitos não sabem é que essas regras foram a base da Football Association, criada na Inglaterra em 1863; e que deu, de fato, o pontapé inicial para aquele que hoje em dia é um esporte conhecido, jogado, amado e seguido por milhões de pessoas.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.