Como fazer um rebote em um jogo de basquete?

· 8 de janeiro de 2019
O rebote é uma parte fundamental do basquete, tanto no ataque quanto na defesa, uma boa habilidade de se posicionar e fazer rebotes pode significar a chave para a vitória.

Mesmo que sua importância tenha diminuído desde a inclusão da linha tripla no basquete, é de caráter vital o uso e aproveitamento que uma equipe faz do rebote no basquete moderno.

Isso influencia, principalmente, na repercussão que essa jogada tem tanto no ataque – onde pode lhe dar pontos fáceis – quanto na defesa – evitando uma entrada difícil de parar – se conseguirmos nos fechar corretamente.

Tudo isso levou à necessidade de explicá-lo em detalhes, concentrando-nos em explicar como fechar um rebote e fornecer algumas dicas e exercícios para melhorar este detalhe do jogo.

Como capturar um rebote?

Primeiro feche e depois pegue

Obviamente, antes que um rebote possa ocorrer, é necessário que haja uma jogada na cesta (seja no ataque ou na defesa).

Homens jogando basquete

No momento em que vemos a bola sair das mãos do arremessador, independentemente de ser da linha de três ou de dois pontos, devemos seguir estes passos simples, que nos ajudarão a impedir que nosso oponente pegue a bola:

  1. Nós devemos ter localizado nosso par. Se sabemos onde está o adversário a quem temos que defender, evitaremos que fiquem na nossa cola e tirem o nosso rebote. Se toda a equipe fizer isso, é impossível dar uma segunda chance de ataque ao rival.
  2. Uma vez que tenhamos localizado o oponente, devemos prosseguir para o que é coloquialmente conhecido como “fechar o rebote”; de costas para o oponente, devemos evitar que o adversário nos ultrapasse usando nosso corpo. É importante não usar as mãos ou braços porque o árbitro provavelmente marcará uma falta.

Dada a simplicidade que, aparentemente, envolve a realização deste processo, é relativamente fácil pegar um rebote. No entanto, na maioria dos jogos é surpreendente a quantidade de erros que ocorrem nesse contexto, o que é um ponto fácil para o adversário e provavelmente nos custará o jogo.

Alguns exemplos

Jogadores experientes nesta seção de basquete, como Felipe Reyes, seguem à risca esse procedimento toda vez que há um lance na cesta.

Isso, juntamente com seu desejo de pegar a bola, o torna um dos líderes na seção de rebotes e muitas vezes tanto torcedores quanto rivais têm a sensação de que a bola “sempre cai em suas mãos”.

Como treinar o rebote?

Exercício básico

Para iniciar o exercício é necessário colocar os jogadores em pares, de modo que um seja o atacante e o outro o defensor.

O treinador – ou um jogador no caso de ser mais de 10 – lança ao cesto; defensores devem deixar que a bola dê um salto antes que os atacantes a peguem, enquanto os atacantes devem se concentrar em capturar o rebote.

Para motivar e fazer com que o exercício saia de forma adequada, podemos colocar recompensas ou punições (voltas ao redor do campo, flexões, abdominais …).

Este exercício simples é fantástico para melhorar seu poder ao fechar um rebote; sua simplicidade faz com que seja ideal para os jogadores mais jovens, como iniciantes ou crianças.

Algo mais complexo

Os jogadores são colocadas em três filas, de modo que o jogador nº 1 fique localizado na posição de base, e os nº 2 e 3 nas posições avançadas.

O jogador nº 1 passa a bola para o jogador à sua direita (nº 2) que começa a saltar fortemente em direção a linha de fundo, sempre fora da área tripla; enquanto isso acontece, os jogadores 1 e 3 trocam suas posições.

Uma vez atingido o canto do campo, o jogador nº 2 passa a bola para o jogador nº 3 que está na linha de três depois de ter trocado posições com o jogador nº 1. Este depois de receber inverte a bola para o jogador nº 1, que realiza um lançamento de três pontos.

Após o lançamento, o jogador número 3 atuará como defesa e o número 2 como o jogador atacante. Se o defensor pegar o rebote – ou se houver uma cesta – um novo trio de jogadores entrará. Se por outro lado o jogador nº 2 for aquele que pegar a bola, um 1 Vs 1 começará contra o jogador nº 3.

A rotação deve sempre ser feita para a direita: o nº 1 passará para a posição nº 2, nº 2 para nº 3 e este ocupará a posição nº 1.

Esses são apenas dois exemplos da multiplicidade de exercícios que você pode fazer se quiser melhorar seu poder de rebote.