6 exercícios de alongamento para jogadores de futebol

8 de outubro de 2019
Todos os amantes do mais popular dos esportes precisam conhecer os riscos de distensão e contraturas quando não é feito o aquecimento adequado. É necessário treinar e se alongar bem antes de jogar para valer: esses exercícios de alongamento são ideais para isso.

Um total de 90 minutos de jogo, com pausas e a mais alta exigência esportiva. O futebol é um dos esportes nos quais os membros são mais utilizados e o corpo é colocado em risco. Por isso, os exercícios de alongamento são uma questão central para os jogadores de futebol.

A maioria das lesões no futebol tem a ver com movimentos incorretos ou excesso de exigência muscular. As contusões na virilha, tendões e quadríceps estão relacionadas ao alongamento. É importante conhecer vários dos exercícios de alongamento usados ​​no mais popular dos esportes.

Exercícios de alongamento ideais para o futebol

Vamos começar pelo básico: os membros

Vemos isso todos os dias nas transmissões ao vivo dos jogos. Ao testar o campo, a primeira coisa que os jogadores profissionais fazem é simplesmente alongar os membros. Eles fazem isso estendendo os braços e as pernas para os lados.

Trata-se simplesmente de ficar na posição de estrela. Braços para cima e pernas estendidas para os lados. Enquanto fazemos isso, pressionamos e estendemos para iniciar o alongamento. Sem dúvida, isso é apenas o começo.

Isquiotibiais: prevenir lesões pélvicas

Os isquiotibiais são um conjunto de músculos dispostos entre a pelve e a tíbia. Eles também intervêm entre o fêmur e a fíbula. Alongá-los é fundamental para a prática de qualquer esporte em que vamos precisar estender os nossos membros e permanecer correndo.

Podemos trabalhar esses músculos com duas posturas. A primeira consiste em manter as pernas estendidas enquanto levamos o tronco e os braços para baixo.

O ideal é segurar o pé com as mãos ou, pelo menos, manter a posição durante alguns segundos. Outra postura que funciona consiste em fazer a mesma coisa, mas com as pernas flexionadas, quase agachando.

alongamento e mindfulness

Flexor do joelho

Outro daqueles exercícios que vemos os atletas profissionais fazerem. Antes do jogo, ele pode ser feito flexionando uma perna enquanto a outra é completamente estendida. A ideia é deixar a perna estendida completamente reta, pressionando assim o joelho.

No entanto, se for apenas um dia de treino, podemos usar uma estrutura para apoiar a perna que será alongada. O objetivo é que o joelho fique totalmente pressionado. Entre todos os exercícios de alongamento para jogadores de futebol, este é um dos mais importantes.

o alongamento para jogadores de futebol

Alongamento para jogadores de futebol: alongando o quadríceps

Tendo feito tudo o que foi dito acima, pode parecer que o quadríceps também já foi alongado. No entanto, a verdade é que existe um treino especializado para o tratamento dos maiores músculos do corpo.

Para isso, só precisamos ficar apoiados com uma mão em uma parede ou companheiro de equipe. Ficamos apoiados sobre uma perna estendida, enquanto flexionamos a outra para trás.

Com a mão livre, seguramos o pé e, posteriormente, fazemos a mesma coisa com o outro lado. Também podemos observar isso com frequência quando os jogadores testam o campo.

alguns exercícios de alongamento para jogadores de futebol

Os adutores também apresentam muitos problemas de lesão

Embora bastante tratável, a lesão dos adutores é uma das mais frequentes no futebol. Felizmente, o exercício para alongar esses músculos é bastante simples.

Basicamente, devemos nos deitar na grama e estender os nossos membros inferiores. Eles devem ficar em forma de ‘V’. Primeiramente, tentaremos tocar os calcanhares com as mãos. O segundo exercício consiste em levar o tronco para baixo, pressionando e tocando o chão à frente com as mãos.

exercícios de alongamento para jogadores de futebol

Imagem: musculaciontotal.com

Glúteos e psoas: com isso estaremos preparados

O psoas é a articulação muscular que fica entre a cavidade abdominal e a parte superior e externa de cada perna. Para alongá-lo, basta nos abaixarmos com a perna de apoio flexionada a 90 graus.

Os adutores também apresentam muitos problemas de lesão

A outra perna, que está sendo trabalhada, deve ser estendida para trás. O calcanhar também deve estar estendido e a face superior do pé deve tocar o chão. Embora possa não parecer necessário, também devemos aquecer os glúteos através de exercícios de alongamento para jogadores de futebol.

Para fazer isso, deitamos na grama e elevamos uma perna, flexionada. Uma vez elevada, seguramos o joelho com os dois braços e pressionamos para dentro. Também é possível trabalhar com o apoio de um companheiro de equipe que empurre as nossas pernas em direção ao tronco.

alongamento para jogadores de futebol

Com exercícios práticos de alongamento para atletas será mais fácil prevenir qualquer tipo de lesão. Além disso, as opções deste artigo são muito simples de fazer e não é necessário nenhum equipamento especial.