Logo image
Logo image

Carreira de Sebastián 'Loco' Abreu, o jogador que jogou em mais equipes

4 minutos
Sebastián 'Loco' Abreu detém o recorde do Guinness por ser o jogador que jogou por mais equipes em sua carreira (29). E ele ainda está em atividade!
Carreira de Sebastián 'Loco' Abreu, o jogador que jogou em mais equipes
Última atualização: 24 julho, 2020

O jogador de futebol uruguaio Sebastián ‘Loco’ Abreu detém o recorde de jogador que jogou por mais equipes. E ele ainda está em atividade aos 43 anos! Neste artigo, falaremos sobre todos os clubes em que ele jogou pelo menos uma partida. É uma carreira realmente curiosa.

Conheça Sebastián ‘Loco’ Abreu: o jogador de futebol recordista

Washington Sebastián Abreu nasceu no Uruguai em 1976, e sabia desde muito cedo que queria jogar futebol. Estreou profissionalmente em 1992, no Nacional de Minas, e no mesmo ano foi convocado para fazer parte da seleção sub-17 do seu país.

Após aquele campeonato, quatro equipes uruguaias lutaram para assinar com Abreu. No final, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Defensor Sporting, onde ele jogou por três temporadas e participou da Copa Libertadores. Mais tarde em sua carreira, ele ganhou o apelido de ‘El Loco’.

Em 1996, ‘Loco’ Abreu viajou para a Argentina para se juntar ao San Lorenzo, onde jogou por dois anos. O Deportivo La Coruña o contratou em 1998, mas naquele mesmo ano ele retornou à América do Sul, mais especificamente para o Brasil, para jogar pelo Grêmio.

Mais tarde, em 1999, ele se mudou para o México para jogar pelo Tecos. No início do milênio, ele retornou ao San Lorenzo da Argentina.

Sebastián ‘Loco’ Abreu e o Nacional de Montevidéu

Em 2001, ele se tornou jogador do Nacional de Montevidéu pela primeira vez, do qual é fã. Ele então retornaria a essa equipe em outros dois períodos: 2003 e 2004/2005. Uma das maneiras de demonstrar seu amor pelo clube foi que ele sempre cobrou menos dinheiro lá do que em outros clubes.

Entre 2002 e 2003, ele jogou pelo Cruz Azul e América, ambos times do México. Ele voltou ao México em 2005 para defender o Dorados de Sinaloa, o Monterrey, o San Luis e o Tigres da UANL… tudo isso em dois anos.

Some figure
Sebastián ‘Loco’ Abreu jogando pelo River Plate. Imagem: TyC Sports.

Em 2008, ele retornou à Argentina, mas desta vez para jogar pelo River Plate, e por menos de uma temporada, já que ele viajou para Israel para se juntar ao Beitar Jerusalem no meio da temporada. Curiosamente, ele voltou ao River Plate em setembro devido a um conflito contratual, embora só ficasse por alguns meses.

Em 2009, ele jogou por duas equipes: Real Sociedad, da Espanha, e Aris Salónica, da Grécia. Então algo estranho aconteceu! Ele ficou por dois anos no mesmo clube, jogando pelo Botafogo entre 2010 e 2012. No final de seu contrato, ele assinou com o Figueirense até o final da temporada.

Mudanças repentinas de equipe

Entre 2013 e 2014, ele jogou pelo Rosario Central, da Argentina (após um retorno relâmpago para o Nacional de Montevidéu), e em 2015, ele alternou entre o Aucas, do Equador, e seu clube do coração, o Nacional.

Mais tarde, em 2016, ele viveu por um tempo no Paraguai, onde jogou pelo Sol de América, e posteriormente em El Salvador, onde jogou pelo Santa Tecla.

Some figure

Em 2017, ‘El Loco’ jogou em três equipes: Bangu do Brasil (foto acima), Central Español do Uruguai e Puerto Montt do Chile.

No ano seguinte, ele permaneceu no Chile, mas mudou de equipes duas vezes, atuando primeiro pelo Audax Italiano e depois pelo Magallanes. Incrivelmente, ele também teve tempo de ser o capitão do Santa Tecla e vencer a Copa de El Salvador.

Ele começou o ano de 2019 jogando pelo Rio Branco, no Brasil, mas depois assinou com o Boston River, seu 29° time, onde ele também exerceu a função de técnico.

Como se tudo isso não bastasse, Sebastián ‘Loco’ Abreu jogou pela seleção uruguaia entre 1996 e 2012, com a qual conquistou a Copa América de 2011.

Some figure
Sebastián ‘Loco’ Abreu jogando pela seleção uruguaia na Áfria do Sul, em 2010. Imagem: FIFA.

Estatísticas de Sebastián ‘Loco’ Abreu

Em 2017, Sebastián ‘Loco’ Abreu bateu o recorde de jogador que passou por mais clubes, superando Lutz Pfannestiel, o ‘Globetrotter’. Em sua longa carreira, ele ganhou conquistou diferentes títulos:

  • Dois títulos argentinos (com o San Lorenzo em 2001 e com o River Plate em 2008).
  • Dois campeonatos uruguaios (com o Nacional em 2001 e 2005).
  • Quatro títulos brasileiros (com o Botafogo, três em 2010 e um em 2012).
  • Duas copas em El Salvador (com o Santa Tecla, em 2016 e 2019).

Atualmente, Sebastián ‘Loco’ Abreu é o oitavo maior goleador ativo do mundo, com 435 gols. Em toda a sua carreira, ele jogou 839 jogos, com uma média de quase um gol a cada dois jogos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ovación Digital. Cinco cosas que tenés que saber del “Loco” Sebastián Abreu. Febrero 2020. https://www.ovaciondigital.com.uy/futbol/cinco-cosas-tenes-loco-sebastian-abreu.html
  • Sebastián Abreu retoma su carrera de jugador: con 42 años y tras ser campeón como DT, volverá al fútbol uruguayo. Infobae. Julio 2019.  https://www.infobae.com/america/deportes/2019/07/11/sebastian-abreu-retoma-su-carrera-de-jugador-con-42-anos-y-tras-ser-campeon-como-dt-volvera-al-futbol-uruguayo/

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.