Uruguai, o primeiro campeão do mundo

14 de novembro de 2019
O primeiro campeão mundial de futebol foi o Uruguai, na Copa disputada em sua capital em julho de 1930. O Uruguai venceu a Argentina na final.

Com poucas equipes participantes, a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930. O Uruguai, o país organizador, consagrou-se campeão mundial. Vamos te contar tudo sobre esse torneio, que foi o pontapé inicial de uma das competições mais importantes do planeta.

Organização da primeira Copa do Mundo

Desde que a Federação Internacional de Futebol – FIFA, na sua sigla em inglês – foi fundada em 1904, os países onde esse esporte era praticado insistiam na organização de um torneio para reuni-los.

A entidade não possuía infraestrutura suficiente nos primeiros anos. Por esse motivo, foi necessário esperar mais de duas décadas – 26 anos, mais precisamente – para que a primeira Copa do Mundo fosse realizada.

Em 1928, foi realizado um congresso em Amsterdã, no qual foi decidida a sede do campeonato: o Uruguai. Esse pequeno país sul-americano já tinha alguma experiência no futebol e o orçamento certo para a construção de um estádio especial para o campeonato. A data decidida foi entre 13 e 30 de julho de 1930.

Participantes e estádios da primeira Copa do Mundo

Os países participantes da primeira Copa do Mundo da história foram 13, todos a convite da FIFA; essa foi a única edição sem fase de classificação.

Como representantes da América participaram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Pela Europa, participaram Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. As seleções foram divididas em três grupos de três participantes e um com quatro.

o primeiro campeão do mundo

Quanto às sedes, houve três delas, embora a ideia original fosse hospedar todos os jogos em um único recinto, construído especialmente para a ocasião. No entanto, uma série de fortes chuvas atrasou as obras que não foram finalizadas para a inauguração e para as duas primeiras partidas.

O Estádio Centenário tinha capacidade para 90 mil espectadores – atualmente, pouco mais de 60 mil – e a data da sua fundação é 18 de julho de 1930. Lá, foi disputada a partida entre o time local e o Peru, com uma vitória do Uruguai por 1 a 0.

O segundo estádio foi o Gran Parque Central, com capacidade para 20 mil pessoas – atualmente 34 mil, construído em 1900 e considerado o mais antigo da América.

O terceiro foi o extinto Estádio Pocitos, onde Lucien Laurent converteu nada menos do que o primeiro gol da história das Copas do Mundo. Ele foi demolido em 1940 e tinha capacidade para apenas mil espectadores.

Passo a passo do Uruguai até ser o primeiro campeão mundial

O Uruguai fazia parte do grupo 3, juntamente com o Peru e a Romênia. No primeiro jogo (disputado cinco dias depois do estipulado, no Estádio Centenário), o Uruguai venceu o Peru pela diferença mínima. No segundo jogo, derrotou a Romênia por 4 a 0.

Foi assim que o time local chegou à semifinal, na qual enfrentou a Iugoslávia, em uma partida muito lembrada pelos uruguaios. Após começar perdendo por 1 a 0, o time da casa acabou vencendo por 6 a 1. Na outra chave, a Argentina venceu com o mesmo placar.

A final que consagrou o Uruguai como primeiro campeão do mundo

A final da primeira Copa do Mundo foi disputada em 30 de julho de 1930 no Estádio Centenário. O confronto foi entre o país organizador e a Argentina, o país vizinho. O público compareceu em peso: 93 mil espectadores, incluindo cerca de 15 mil argentinos que viajaram pelo Rio da Prata para não perder a partida.

Uruguai campeão do mundo

O árbitro foi o belga John Langenus, que aceitou a função com uma condição: ter um navio preparado no porto de Montevidéu no final da partida, caso houvesse problemas de segurança.

O primeiro tempo terminou com um 2 a 1 a favor da Argentina, mas os uruguaios viraram a partida e venceram por 4 a 2, com gols de Pablo Dorado, José Pedro Cea, Victoriano Santos Iriarte e Héctor Castro.

Assim, a seleção uruguaia se tornou a primeira campeã do mundo. Duas décadas depois, repetiriam a façanha na Copa do Mundo de 1950 no Brasil. Derrotaram nada menos do que o organizador por 2 a 1 no tão lembrado ‘Maracanaço’.

Alguns fatos interessantes a serem destacados sobre a primeira Copa do Mundo: o artilheiro foi o argentino Guillermo Stábile com oito gols; o jogador mais jovem foi o brasileiro Carvalho Leite (18 anos) e o último sobrevivente do torneio foi o argentino Francisco ‘Pancho’ Varallo, que morreu aos 100 anos, em 2010.

Imagem cortesia de FIFA.com

  • Uruguay se ciñe la primera corona mundial (2007) https://es.fifa.com/worldcup/news/uruguay-cine-primera-corona-mundial-502038