Gigantes do futebol que já foram rebaixados

23 de abril de 2020
Tanto razões esportivas quanto questões além do que acontece no campo podem levar uma equipe a um grande fracasso como o rebaixamento. Estas poderosas equipes do futebol mundial já tiveram que enfrentar tempos muito difíceis, mas souberam como se levantar.

Para um fã do futebol, ver o seu time ser rebaixado certamente é a coisa mais dolorosa que pode acontecer. Embora possa parecer impensável, muitos gigantes do futebol já foram rebaixados e fizeram seus torcedores passar por essa situação drástica. Conheça os casos mais emblemáticos no artigo a seguir.

6 gigantes do futebol que já foram rebaixados

A lista de gigantes do futebol mundial que já foram rebaixados é bem longa. Borussia Dortmund, Valencia, Atlético de Madrid, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Inter de Porto Alegre, San Lorenzo e Racing Club da Argentina são apenas alguns exemplos que acompanham as equipes míticas que vamos listar a seguir:

1. Juventus

Após o escândalo conhecido como Calciopoli, esse gigante do futebol viveu a sua fase mais sombria. Em julho de 2006, depois de serem verificadas fraudes em partidas da Série A, a Juventus perdeu os Scudettos de 2005 e 2006 – passados para a Inter – e foi rebaixada para a Série B.

Isso abalou os alicerces do mundo esportivo, principalmente porque esta era a federação de futebol que, em meio a toda essa novela, ficou com a Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Juve voltou quase imediatamente, graças à permanência de figuras como Buffon, Nedved, Trezeguet e Del Piero.

Gigantes do futebol que já foram rebaixados

Imagem: la10.rpp.pe

2. Manchester United

Antes do formato da Premier League ser estabelecido em 1992, todos os grandes nomes da Inglaterra foram rebaixados em algum momento. Embora possa parecer impossível, os Red Devils de Manchester  foram rebaixados quatro vezes.   

A primeira foi em 1922, em um futebol diametralmente diferente do atual. O retorno foi consumado apenas no ano de 1925, ou seja, foram três anos na Segunda Divisão Inglesa.

Posteriormente, eles voltaram a cair em 1931, para retornar à categoria mais alta em 1936. A alegria duraria apenas um ano, pois em 1937 eles passaram novamente pela segunda divisão, ficando com o vice-campeonato e subindo em 1938.

A última vez foi em 1974, mas a passagem pela segunda divisão foi mais curta: o Manchester United retornou à primeira divisão apenas um ano depois.

3. Bayern de Munique, um dos gigantes do futebol mais atingidos

De 1965 até hoje, o Bayern de Munique é uma das equipes que jogaram todas as edições da Bundesliga. O outra é o Hamburgo, que caiu recentemente, em 2018.

No entanto, os bávaros viveram o seu pior momento esportivo de 1933 a 1965. Durante a ditadura fascista, um clube formado por muitos habitantes judeus como este passou por momentos muito ruins.

Eles foram discriminados de várias maneiras, e o âmbito esportivo não foi exceção. Após anos de crescimento lento e gradual na liga regional, eles conseguiram alcançar a categoria principal, a Bundesliga, em 1965. E nunca foram rebaixados desde então.

Gigantes do futebol que já foram rebaixados

4. River Plate

Na Argentina, o sistema de rebaixamento é baseado em médias. As três equipes com a menor média de pontos nas últimas três temporadas disputadas – ou menos, se tiver sido promovida recentemente – são rebaixadas para a Primera B Nacional.

De 2008 a 2011, o River passou por três anos para serem esquecidos, resultado de uma má administração dos dirigentes.

Apesar da recuperação na temporada 2010/2011, na qual somaram 56 pontos e se classificaram para a Copa Sul-americana, os Millonarios não conseguiram evitar o pior resultado no jogo decisivo – chamado de ‘promoção’ – diante do Belgrano de Córdoba.

De qualquer forma, o retorno foi rápido: em menos de um ano ele voltou à categoria mais alta. Desde então, o clube começou uma reforma institucional e esportiva de muito sucesso.

5. Liverpool, outro gigante do futebol com muito tempo na segunda divisão

A fraca soma de 22 pontos em 42 jogos na temporada de 1953/1954 levou o Liverpool a ser rebaixado para a segunda divisão. Esse time inglês que, posteriormente, seria um dos reis da Europa em termos de copas, terminou em último naquele ano e, para piorar as coisas, levou oito anos para voltar para a primeira divisão.

6. AC Milan

De forma parecida com o que aconteceu com a Juventus, na primeira vez o Milan foi rebaixado por razões administrativas. Isso ocorreu em 1980, quando o escândalo conhecido como Totonero foi descoberto embora o rossonero tenha conseguido retornar rapidamente, em apenas um ano.

No entanto, ele caiu novamente em 1982, e também retornou à Série A na temporada seguinte para começar a escrever a sua grande história no futebol europeu.

Real Madrid, Barcelona e outros gigantes do futebol que nunca foram rebaixados

Esses dois gigantes do futebol espanhol e mundial têm a honra de nunca terem sido rebaixados. Na Itália, a Internazionale de Milão é o único time que detém esse privilégio.

Gigantes do futebol que já foram rebaixados

Na liga argentina, o Boca Juniors também se orgulha de nunca ter sido rebaixado. O Independiente, em 2012, foi o último a perder essa honra naquele país. Em relação ao campeonato brasileiro, Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo nunca foram rebaixados para a segunda divisão.  

Apesar dos dados oferecidos, cabe notar que, embora nenhum desses clubes tenha sido rebaixado, alguns deles jogaram na segunda divisão do seu país antes de subir para a primeira. No entanto, eles nunca caíram novamente, uma conquista que é tão ou mais importante do que qualquer título.

  • Tiempos duros y reconstrucción. Sitio oficial FC Bayern Munich. https://fcbayern.com/es/club/history/milestones/1933-to-1965-hard-times-and-reconstruction
  • Totonero. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Totonero
  • Siles, E. 2011. Los más grandes también bajan a Segunda. Libertad Digital. https://www.libertaddigital.com/deportes/2011-06-27/los-mas-grandes-tambien-bajan-a-segunda-1276427898/
  • Bianchi, M. 2016. 10 años del descenso a los infiernos de la Juventus. Sport. https://www.sport.es/es/noticias/calcio/diez-anos-descenso-infierno-juventus-5268735
  • Manchester United Football Club. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Manchester_United_Football_Club
  • Szwarc, D. 2018. Los 20 descensos de grandes clubes más impactantes en la historia del fútbol. https://www.90min.com/es/posts/6146926-los-20-descensos-de-grandes-clubes-mas-impactantes-en-la-historia-del-futbol