Logo image
Logo image

As melhores jogadas da história do futebol

4 minutos
As melhores jogadas da história do futebol estão presentes na memória e nos corações dos fãs desse maravilhoso esporte.
As melhores jogadas da história do futebol
Última atualização: 13 abril, 2020

Muitas delas são lembranças em preto e branco, mas que ainda estão presentes na nossa memória. Outras são mais novas e foram filmadas a partir de todos os ângulos. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são as melhores jogadas da história do futebol.

As 5 melhores jogadas da história do futebol

Não é necessário ter nascido em meados do século passado, nem ser fã da história do futebol. Todo mundo que ama esse esporte sabe quais foram as melhores jogadas de todos os tempos. Vamos relembrá-las:

1. O gol do século

Assim foi chamado o gol que Diego Maradona marcou na Copa do Mundo de 1986, no México, na qual a Argentina seria campeã. Outros o conhecem simplesmente como ‘o gol contra os ingleses’. Este foi um gol realmente extraordinário, marcado após uma maravilhosa jogada do melhor jogador do mundo.   

Estavam sendo disputadas as quartas de final da Copa do Mundo e a Argentina estava enfrentando a Inglaterra, um dos seus rivais clássicos, com a qual além de tudo havia um duelo especial após a Guerra das Malvinas.

No 55° minuto da partida, Maradona driblou seis jogadores ingleses, incluindo o goleiro, para marcar o seu segundo gol no jogo. 

Some figure

Não hesite em ouvir o relato do jornalista Víctor Hugo Morales, que chorou ao vivo de emoção enquanto narrava a jogada. O mais interessante é que, alguns minutos antes, Maradona havia marcado um gol controverso, apelidado de ‘mão de Deus’.

Nessa ação, o camisa 10 saltou para cabecear na área e levantou o braço. Foi o seu punho que acertou a bola e, finalmente, permitiu que ele fizesse o gol. O árbitro, sem levar em conta as reclamações dos ingleses, validou o gol. Assim, com esses dois gols, a Argentina passou para a semifinal (a partida terminou em 2 a 1).

2. A cola de vaca

Um nome mais do que curioso para uma jogada, mas que vale a pena comentar. O ano era 1994 e se enfrentavam nada menos do que Real Madrid e Barcelona. Romário era jogador da equipe catalã e recebeu um passe de Pep Guardiola.

Some figure

Imagem: El Periódico.

O brasileiro controlou a bola com a parte de baixo da chuteira, fez uma curva de 180° e conseguiu sair livre da marcação do adversário. Somente os jogadores mais habilidosos conseguem fazer a mesma jogada feita por esse astro brasileiro. Tanto que, mais de 20 anos depois, muitos tentam copiá-la sem sucesso.

3. Defesa escorpião

Outra das jogadas da história do futebol que ninguém pode perder. René Higuita era o goleiro da seleção colombiana e, até então, não era tão conhecido. No entanto, o amistoso contra a Inglaterra, em 1995, no lendário Estádio de Wembley, mudaria o seu status para sempre.

Some figure

Imagem: Balón Latino.

Para defender um chute de Redknapp que iria se transformar em um gol, Higuita voou paralelamente à grama e, estando no ar, bateu na bola com a sola das chuteiras. A bola subiu acima de suas costas no que se assemelhou bastante ao movimento feito pelos escorpiões e, portanto, daí vem o nome dessa jogada clássica.

4. Drible do Pelé

Não podemos deixar de nomear uma das jogadas mais lembradas de Pelé, o astro brasileiro, considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebolEra o ano de 1970 e a Copa do Mundo estava sendo disputada no México (novamente, esse país foi testemunha de grandes jogadas).

O Brasil enfrentava o Uruguai e o atacante fez uma finta no goleiro rival, que o deixou boquiaberto. Tanto assim que ele não se mexeu enquanto Pelé continuou com a bola. Embora a jogada não tenha terminado em gol, ela ficou imortalizada para sempre como ‘o drible do Pelé’.

Sem dúvida, essa não seria a única jogada de destaque de Pelé. Também vale lembrar o ‘chapéu’ que ele deu na final contra a Suécia na Copa do Mundo de 1958.

Some figure

Imagem: Fox Deportes.

5. Chilena (Bicicleta)

Você sabe por que essa jogada tem esse nome? Ela até já existia antes, mas foi em 1914 que ela foi batizada de ‘bicicleta’. Tudo isso aconteceu graças a um jogador, Ramón Unzaga, nascido no País Basco, mas naturalizado chileno.

Com o corpo no ar, de costas para a grama, bate-se na bola após um movimento de tesoura com as pernas. Dizem que Unzaga emprestou essa jogada dos nativos chilenos.

No entanto, não foi ele quem popularizou essa acrobacia, mas sim o atacante do Colo-Colo, David Arellano, que fez uma excursão pela Espanha em 1927 mostrando a jogada para todos os jornalistas e torcedores.

Por fim, outras jogadas da história do futebol que vale a pena destacar: o ‘aguanis’ de Raúl em 1998, o gol de Ronaldo contra o Compostela após 14 toques e a ‘bomba inteligente’ de Roberto Carlos em 1997. Você viu todas elas?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Infobae. El “gol del siglo” de Maradona, la tijera de Negrete y la magia de Pelé: los momentos históricos del Estadio Azteca. Noviembre de 2019. https://www.infobae.com/america/mexico/2019/11/20/el-gol-del-siglo-de-maradona-la-tijera-de-negrete-y-la-magia-de-pele-los-momentos-historicos-del-estadio-azteca/
  • Bonilla, C. El Escorpión de Higuita: 24 años de la locura del fútbol. Balón latino. Septiembre 2019 – https://balonlatino.net/el-escorpion-de-higuita-24-anos-de-la-locura-del-futbol/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.