As 5 transferências mais caras da história
Há uma década, os valores de 60 ou 70 milhões de euros eram reservados a alguns jogadores que, a critério dos clubes, valiam esse dinheiro e eram as transferências mais caras da época. Por exemplo, Zinedine Zidane, Ronaldo Nazário e Luis Figo foram transferidos por valores semelhantes.
No entanto, os tempos mudaram radicalmente. Atualmente, nem precisamos nos referir às transferências mais caras para exceder bastante essas cifras. De fato, atualmente existem jogadores de defesa e goleiros que têm esse valor, anteriormente reservado apenas para os atacantes mais habilidosos.
As 5 transferências mais caras de todos os tempos
A seguir, vamos nos ater às transferências que ‘quebraram o mercado’, como se diz no jargão do futebol. Você acha que esses jogadores retribuíram em campo o que foi pago por eles?
1. Neymar para o Paris Saint Germain
Até o momento, foi o atacante brasileiro que estrelou a transferência mais cara da história do futebol. Na temporada 17/18, o PSG pagou 222 milhões de euros ao Barcelona por ele, em uma transferência que gerou muita controvérsia e até mesmo um processo judicial.
No entanto, independentemente de terem sido campeões da Ligue 1 duas vezes, o objetivo da Champions League ainda permanece longe da equipe francesa.
Devido à sua ausência em jogos importantes por causa de lesões e à falta de solidez da equipe para lutar pelo trono europeu, Neymar flertou com a sua saída em mais de uma ocasião.
2. Kylian Mbappé para o PSG
O clube parisiense aparece na lista mais uma vez, agora em segundo lugar. Sem dúvida, a chegada da Qatar Investment Authority como proprietária da instituição rendeu frutos, pelo menos em termos dos investimentos no futebol.
Mbappé é um atacante extremamente habilidoso e rápido que veio do AS Monaco por 145 milhões de euros. Apesar da pouca idade – 21 anos recém-completados –, ele já é campeão do mundo e foi até mesmo um destaque da sua seleção na copa obtida na Rússia.
O mais curioso é que Mbappé – na capa – é um forte candidato a tomar o trono de ‘Ney’ como a transferência mais cara, já que todos os olhares dos grandes europeus se fixam nele constantemente.
3. Philippe Coutinho para o Barcelona
Na verdade, Coutinho custou ao Barça o mesmo que Mbappé para o PSG. No entanto, a história não foi tão frutífera nesse caso, já que o brasileiro não mostrou a sua melhor versão e foi transferido para o Bayern de Munique em meados de 2019 por 8,5 milhões de euros.
Imagem: Fox Sports.
Coutinho, jogador da seleção brasileira e campeão na última Copa América em sua terra natal, chegou ao time culé em janeiro de 2018. Naquela época, 145 milhões de euros foram desembolsados pelo jogador, hoje estimado em aproximadamente 90 milhões.
4. João Felix para o Atlético de Madrid
Durante muito tempo, o Aleti entrou no caminho dos clubes poderosos da Europa. No mercado do verão de 2019, ele ficou com nada menos do que esse atacante português, grande promessa do Benfica e da seleção portuguesa.
Imagem: Transfer Markt.
Para contratá-lo, o elenco comandado por Diego Simeone teve que pagar 126 milhões de euros. Sem dúvida, esse atacante de apenas 20 anos dará muito o que falar no futuro próximo.
5. Ousmane Dembelé para o Barcelona
Fechando esta lista das transferências mais caras está Dembelé, atacante francês que chegou ao Barça vindo do Borussia Dortmund da Alemanha por 125 milhões de euros. Semelhante ao que aconteceu com Coutinho, na verdade, Dembelé ainda não podia oferecer tudo o que se esperava dele.
Imagem: FC Barcelona Noticias.
De qualquer forma, ele tem contrato até 2022 e sobram condições para ele reverter a situação. Sem dúvida, não é fácil assumir essa responsabilidade com apenas 22 anos e um valor atual de aproximadamente 75 milhões de euros, embora certamente aqueles que quiserem contratá-lo deverão pagar muito mais.
Jogadores que estão faltando nas transferências mais caras da história
Sem dúvida, Lionel Messi é um jogador que não encontraremos nesta lista, pois – pelo menos até agora – ele jogou apenas pelo Barcelona. O mesmo se aplica a outros jogadores históricos que não protagonizaram grandes transferências, tais como Xavi, Andrés Iniesta, Andrea Pirlo ou Francesco Totti.
Outros grandes talentos, no entanto, aparecem, embora mais atrás: Antoine Griezmann é o sexto no top 10, graças ao seu último passe vendido para o Barcelona por 120 milhões. É seguido por Cristiano Ronaldo, que foi para a Juventus por 117 milhões. O grupo é completado por Paul Pogba (105 milhões), Gareth Bale (101) e Eden Hazard (100).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FICHAJES MÁS CAROS. Transfer Markt. https://www.transfermarkt.es/statistik/transferrekorde
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.