A figura do árbitro assistente no futebol
Assim como o próprio nome indica, o árbitro assistente no futebol tem a principal função de ajudar o árbitro durante as partidas. O seu desempenho pode ser fundamental para fazer valer as regras desse esporte e para garantir que o fair play seja respeitado nas competições nacionais e internacionais.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a figura do árbitro assistente, anteriormente chamado de bandeirinha ou juiz de linha. Vamos analisar as suas competências e responsabilidades durante as partidas de futebol.
Como se define a figura do árbitro assistente no futebol?
Em cada jogo, existem dois juízes de linha que sempre estão localizados nas laterais do campo, para que tenham uma melhor visão externa. A sua missão é a de apoiar o árbitro principal na determinação de infrações e penalidades.
Após uma modificação publicada nas Regras do Jogo de 2007/08, a partir de 2007, a figura do árbitro assistente suplente começou a ser reconhecida. Originalmente, o bandeirinha suplente era destinado a substituir o bandeirinha principal em caso de lesão, problemas físicos ou de saúde que impedissem a conclusão de suas funções durante uma partida.
No entanto, de acordo com a última atualização do regulamento publicada pela FIFA, o árbitro principal pode advertir e até mesmo expulsar um assistente. Então, o árbitro assistente suplente também pode entrar em ação se o assistente principal for forçado a deixar o campo devido a uma expulsão.
De acordo com as regras do futebol, os juízes de linha devem estar presentes em todas as partidas oficiais. Também está estabelecido que a equipe de arbitragem deve possuir pelo menos um suplente. No entanto, os árbitros assistentes podem ser dispensados das categorias inferiores, caso não haja árbitros suficientes para conduzir essas partidas.
Quais são as funções do árbitro assistente no futebol?
As funções dos juízes de linha estão detalhadas na regra 6 das regras do jogo criadas pela IFAB. Nestas linhas, é regulamentado que a sua principal responsabilidade durante as partidas de futebol é a de julgar e sinalizar o impedimento.
Assim, os assistentes devem indicar claramente quando os jogadores estiverem impedidos por posição ou influência – também conhecido como outside. Além disso, também é sua função indicar quando a bola cruzar as linhas que limitam o campo de jogo, o que significa que uma jogada não pode prosseguir.
Os árbitros assistentes também costumam indicar os arremessos laterais, tiros de meta ou escanteios, além de indicarem quando os goleiros se adiantam durante uma cobrança de pênalti. Da mesma forma, eles também podem ajudar a posicionar a barreira durante as faltas, garantindo assim que os jogadores estejam a uma distância correta.
Além disso, eles também podem ajudar o árbitro a entender jogadas que ocorreram dentro do campo de jogo, especialmente quando elas acontecerem perto das laterais. Essas ações colocam os assistentes em uma posição estratégica para julgá-las. Entretanto, os assistentes não devem intervir ou sinalizar infrações que tenham ocorrido longe da sua posição, pois poderiam prejudicar a arbitragem.
A princípio, os árbitros assistentes devem indicar as suas determinações de fora do campo de jogo. Entretanto, a sua entrada é permitida em circunstâncias específicas, por exemplo, quando o árbitro principal os convoca para discutir uma jogada.
A relação entre os árbitros e os seus juízes de linha
As indicações do juiz de linha sempre estarão subordinadas às determinações do árbitro principal. O seu trabalho é o de auxiliar a arbitragem, principalmente em jogadas que ocorreram longe do árbitro principal. No entanto, eles não devem questionar a autoridade ou a competência do árbitro principal em exercício.
Por sua vez, supõe-se que o árbitro principal deva confiar nos seus assistentes para delegar as funções que lhes correspondam. Assim, dificilmente o árbitro principal poderá controlar os limites do campo de jogo; em vez disso, ele confiará completamente na competência dos juízes de linha.
Atualmente, para que possam se concentrar apenas nas situações ocorridas dentro do campo de jogo, os árbitros também costumam deixar um amplo leque de responsabilidades para os seus assistentes. Por exemplo, garantir que a área do banco funcione sem problemas e comunicar quando as equipes quiserem fazer substituições.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FIFA. 2016. Las reglas del Fútbol. Extraído de: https://img.fifa.com/image/upload/fzqgbeaxkffqqfgo83k3.pdf
- Edgar Castellano Guerra (nº: 2321) La Aportación del Árbitro Asistente al Trabajo en Equipo. Extraído de: http://ctafiflp.es/wp-content/uploads/2321-CHARLA-5.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.