Tudo o que você precisa saber sobre o futebol de areia

7 de fevereiro de 2020
Intenso, explosivo e divertido. Adjetivos não faltam para descrever o futebol de areia. Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse belo esporte.

O futebol de areia é um dos esportes que cresceu em popularidade nos últimos anos.Esse esporte é uma variante do futebol tradicional, com a diferença de que ele é jogado sobre a areia. Trata-se de uma atividade muito divertida, especialmente quando chegam os meses de verão.

A primeira coisa que você tem que saber é que jogar na areia oferece ao esportista um condicionamento diferente daquele oferecido pelo futebol de grama. Isso ocorre porque a areia inibe os movimentos e a irregularidade do terreno faz com que seja necessário se esforçar mais.

Além disso,na areia é muito mais difícil conduzir a bola pelo campo. Embora seja certo que isso deixa mais devagar o ritmo da partida, por sua vez isso também beneficia as capacidades técnicas dos jogadores em um terreno muito mais físico, mas que permite realizar jogadas incríveis.

Ao participarem do futebol de areia, os jogadores potencializam os seus níveis de resistência, já que são obrigados a trabalhar com maior intensidade. Como você pode imaginar, a bola de futebol empregada para a areia é um pouco mais leve. Isso, junto com a areia, favorece os ações espetaculares.

O que você precisa saber sobre o futebol de areia?

Nascido nas praias brasileiras e formalizado nos Estados Unidos em 1992, o futebol de areia sempre teve o Brasil como a sua maior referência.De fato, o primeiro campeonato do mundo foi disputado em Copacabana, Rio de Janeiro, em 1995, e o vencedor foi o país anfitrião.

O futebol de areia é um esporte competitivo praticado em todo o mundo e que dispõe de competições oficiais internacionalmente. Ele tem semelhanças com o futebol de onze jogadores, mas com algumas peculiaridades, tanto em relação às táticas quanto em relação às técnicas de jogo.

Tudo o que você precisa saber sobre o futebol de areia

Aspectos regulamentares

Se a partida terminar em empate no tempo regulamentar, realiza-se uma prorrogação de três minutos. No entanto, se o empate persistir, o jogo é definido nos pênaltis.

Da mesma forma que o futebol de salão, cada time é composto por cinco jogadores, incluindo o goleiro. Portanto, são 4 jogadores na linha e um no gol, com um número de substitutos que vai de 3 a 5 jogadores. Além disso, pela dificuldade de se jogar na areia, o futebol de areia exige técnicas específicas.

Uma partida de futebol de areia é jogada em 3 tempos de 12 minutos, separados por intervalos de 3 minutos. Nessa modalidade do futebol, as faltas e os pênaltis sempre devem ser cobrados por quem sofreu a infração.

Benefícios do futebol de areia

1. Bom para o corpo inteiro

O futebol de areia é um esporte extremamente benéfico para todo o corpo. Da mesma forma que a versão clássica do futebol, ele faz com que as pernas se movam e permite manter a pressão arterial em um bom nível.

Jogar na areia faz com que o corpo se mova com maior dificuldade, o que aumenta notavelmente a condição física. Além disso, a areia é um ótimo amortecedor, o que significa que não há tanto risco de lesões por estresse para o corpo.

2. Um ambiente que não poderia ser melhor

Para jogar o futebol de areia, tudo o que você precisa é de uma bola e da praia mais próxima. A vista para o mar e a areia vão permitir que você relaxe completamente, o que, por sua vez, vai ajudar a manter a concentração na prática esportiva.

Por outro lado, apreciar as ondas, a brisa e o sol e jogar na areia ajuda a liberar mais endorfinas. Esses hormônios são necessários para combater as situações de estresse.

Tudo o que você precisa saber sobre o futebol de areia

3. Melhora as suas habilidades

Jogar futebol na areia da praia é, sem dúvida alguma, um novo desafio para os jogadores. Entre outros fatores, a irregularidade do terreno faz com que você tenha que afiar as suas habilidades de jogar descalço.

Embora seja certo que não é impossível driblar os rivais e conduzir a bola, você sempre terá mais dificuldade ao tentar realizar essas ações. Além disso, o futebol de areia é uma forma divertida de praticar as suas habilidades e aumentar o seu talento futebolístico.

Como conclusão, podemos afirmar que o futebol de areia é um esporte que traz consigo inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. O cenário é ideal para a prática esportiva e para se desconectar. Temos certeza de que, uma vez que você chegue à praia, terá tempo para ambas as coisas!

  • Reglas de juego del fútbol playa de la FIFA 2015-2016. Federación Internacional de Fútbol Asociado. https://resources.fifa.com/image/upload/reglas-juego-del-futbol-playa-527605.pdf?cloudid=ggd08q7kwgzcyapjpv11
  • Gámez, J., Montaner, A. M., Alcantara, E., Alemany, S., López, M. A., Montero, J., … Vera, P. (2006). Estudio epidemiológico en voley y fútbol playa. Revista Española de Medicina de La Educación Física y El Deporte, 15(1), 22–27.
  • Ansede, M. (2016). El físico que va a revolucionar tu ordenador jugando al fútbol playa. El País, (23 MAY 2016). Retrieved from http://elpais.com/elpais/2016/05/20/ciencia/1463763322_805146.html