A difícil história do Bayern de Munique
Ele é um dos clubes mais prestigiados do mundo,e tem como presidente honorário ninguém menos do que Franz Beckenbauer. O Bayern de Munique, ou O gigante da Baviera, é o time com mais títulos da Bundesliga e tem uma bela história, que compartilhamos no artigo a seguir.
O começo do Bayern de Munique
Em 27 de fevereiro de 1900, um grupo de jogadores da cidade alemã de Munique decidiu formar um time que pudesse participar da Associação de Futebol do Sul do país. A reunião fundadora, assim, ocorreu em um restaurante, onde escolheram o primeiro presidente, Franz John, e as cores representantes: azul e branco.
O primeiro campo usado pelo Bayern de Munique ainda existe, e se chama Schyrenplatz. Ali, eles enfrentaram o Muncher FC, que foi derrotado por um contundente 5 a 2. Além disso, ali eles também disputariam os primeiros jogos com o seu principal rival da cidade, o Munique 1860.
Para poder seguir adiante, o clube se associou com outro, o Muncher Sport-Club, em 1906, e, assim, aceitaram mudar as cores para as cores da outra equipe: camisa branca e calças vermelhas.
Um ano depois, conseguiram um campo novo, que seria o primeiro estádio de futebol de Munique. Pouco tempo mais tarde, jogaram o campeonato do sul alemão, e logo depois, o da região da Baviera.
As épocas de guerras mundiais foram difíceis para todos os times da Alemanha, e, portanto, o Bayern de Munique não foi exceção. Até mesmo o seu presidente e o seu técnico, que eram de origem judia, tiveram que renunciar e emigrar. O mesmo ocorreu com muitos sócios e alguns jogadores.
Entretanto, terminados os conflitos bélicos, a reconstrução começou a tomar forma, e o Bayern de Munique ganhou a sua primeira Copa da Alemanha.
Franz Beckenbauer. Imagem: FC Bayern Munich.
A nova era do clube bávaro
No início dos anos sessenta, o clube realizou várias contratações importantes, mas, ainda assim, ficou de fora da Bundesliga, já que não eram aceitos dois times da mesma cidade e o Munique 1860 já havia sido escolhido para participar.
Os anos de ouro do Bayern de Munique são os compreendidos entre 1966 e 1979, quando ele foi finalmente aceito na Liga Alemã. E não apenas isso, mas também foi coroado campeão cinco vezes nesse intervalo.
Além disso, não podemos deixar de lado o fato de que em 1976 ele ganhou a sua primeira Copa Intercontinental e três Ligas dos Campeões da UEFA (1973-1974, 1974-1975 e 1975-1976).
Do topo, o Bayern de Munique caiu vertiginosamente durante os anos oitenta, devido a muitos problemas financeiros. No entanto, como uma fênix, ele ressurgiu das cinzas e atravessou a década seguinte com título atrás de título: ganhou 5 Bundesligas, 2 Copas da Alemanha e 1 Liga Europeia da UEFA.
Imagem: Twitter @HomeFCB
O novo milênio começou e o Bayern de Munique continuou a sua maré de vitórias com mais Bundesligas, Copas da Alemanha, Supercopas da Alemanha, Ligas dos Campeões e, finalmente, outra Intercontinental.
Dessa forma, no total, o gigante da Baviera tem 22 títulos regionais, 61 títulos nacionais, 8 títulos europeus e 3 títulos mundiais. Ou seja, no total, nada mais, nada menos do que 94 troféus.
As mudanças de estádio do Bayern de Munique
Como foi dito anteriormente, a equipe jogou as suas primeiras partidas no Schyrenplatz, depois passou ao Theresienwiese e, em 1901, teve o seu próprio campo. Mudou-se para a nova casa depois da fusão com o MSC e até 1920 foi mudando de localização por questões de espaço.
De 1925 a 1945, dividiu o Grunwalder Stadion com o seu rival, o Munique 1860, que ficou destruído pela guerra. Devido ao fato de Munique ter construído um estádio olímpico para os Jogos de 1972, o Bayern de Munique voltou a ter uma casa, que, no entanto, foi modificada em várias ocasiões.
Depois de muitos debates, o estado da Baviera, em conjunto com o Bayern de Munique e o Munique 1860, decidiu construir um novo estádio em 2000. O Allianz Arena foi erguido para abrigar algumas partidas da Copa do Mundo da Alemanha em 2006 e ficou nas mãos do Bayern desde então.
Atualmente, ele tem capacidade para 70.000 espectadores, é dividido em três filas e é conhecido popularmente como “bote inflável” devido à sua forma.
Por fim, vale a pena destacar o lema do Bayern de Munique: “mia san mia”, que em dialeto bávaro quer dizer “nós somos nós”, e faz parte dos gritos de guerra de fãs e jogadores: «Somos o que somos, somos mais fortes que os touros, somos mais fortes que as árvores, porque somos os verdadeiros bávaros».
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Garcia, J. El papel del Bayern Múnich en la Alemania Nazi. Milenio. Diciembre de 2019. https://www.milenio.com/deportes/futbol-internacional/bayern-munich-papel-jugado-alemania-nazi
- GOAL. Estadio Allianz Arena: historia, ubicación y capacidad. Noviembre de 2018. https://www.goal.com/es/noticias/estadio-allianz-arena-historia-ubicacion-y-capacidad/1ma295x9dhhi81nilyr2qinbib
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.