Logo image
Logo image

Estádios de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

4 minutos
Os estádios de futebol de Tóquio 2020 são modernos, pois a maioria têm menos de 20 anos de idade desde a sua construção. Esses maravilhosos locais estão aguardando o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Estádios de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Última atualização: 31 maio, 2021

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados. Neste artigo, vamos mostrar apenas os estádios de futebol que já estão preparados para as Olimpíadas de Tóquio, que sediarão as competições no próximo ano. Não perca este artigo!

Os 7 estádios de futebol de Tóquio

Os jogos de futebol masculino não passarão despercebidos entre os eventos dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os atletas das equipes participantes devem ter menos de 23 anos, com a exceção de três jogadores por equipe acima dessa idade. As partidas serão disputadas em sete cidades diferentes, cada uma com um fabuloso estádio:

1. Estádio Internacional de Yokohama

Também conhecido como Estádio Nissan — por motivos de patrocínio — está localizado na cidade portuária de Yokohama e foi inaugurado em 1998. Tem capacidade para mais de 72.000 espectadores.

Some figure
Imagem: FIFA.

Este estádio foi palco de grandes torneios e reuniões, incluindo o Mundial de Clubes da FIFA (2005 a 2007, 2011, 2012, 2015 e 2016), a Copa Internacional Europa-América do Sul e a Supertaça do Japão.

2. Estádio Saitama 2002

Está localizado em Midori-ku, na província de Saitama e, embora tenha 2002 em seu nome, este estádio foi inaugurado em 2001. Foi usado para sediar quatro partidas da Copa do Mundo Coreia-Japão, incluindo a semifinal entre Brasil e Turquia. Tem capacidade para quase 64.000 espectadores e, atualmente, é o lar do clube Urawa Red Diamonds.

Some figure
Imagem: FIFA.

Também foi usado em seis partidas da Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2012. As mais importantes foram as duas partidas pelas quartas de final. Para chegar ao Estádio Saitama, você pode usar o trem que sai de Tóquio. A viagem demora cerca de 50 minutos.

3. Estádios das Olimpíadas de Tóquio: Miyagi

Este estádio, já preparado para Tóquio 2020, está localizado na cidade de Sendai, capital da província de Miyagi. Foi inaugurado em 2001 e tem capacidade para 49.000 pessoas.

Some figure
Imagem: FIFA.

Na Copa do Mundo de 2002, o Estádio de Miyagi foi utilizado em três partidas: duas na fase de grupos e uma nas oitavas de final, no jogo entre o Japão e a Turquia. Também serviu de palco para a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2012 (seis jogos, todos na fase de grupos). Esse estádio é a casa do Vegalta Sendai.

4. Estádio Ajinomoto

Localizado na cidade de Chofu, nos arredores de Tóquio, é outro dos estádios que serão utilizados nos jogos olímpicos de futebol. A história deste estádio está relacionada às forças armadas japonesas, pois as áreas de Kanto Mura — base militar — foram usadas para erguê-lo.

Some figure
Imagem: gotokyo.org

Fundado em março de 2001, foi o primeiro estádio do Japão a oferecer o direito de nome para venda. A Ajinomoto foi a empresa vencedora, após um pagamento de 10 milhões de dólares. O estádio é o lar de duas equipes: o F.C. Tokyo e o Tokyo Verdy.

Com capacidade para 50.000 espectadores em dois setores, também abriga jogos de rugby e futebol americano. Durante a Copa do Mundo de 2002, foi usado como centro de treinamento e concentração da seleção da Arábia Saudita.

5. Estádio de Kashima

Localizado na cidade de mesmo nome, na Prefeitura de Ibaraki, é a casa do Kashima Antlers, time da da Liga J1 do Japão. É um dos estádios mais antigos que serão usados nas Olimpíadas de Tóquio, pois foi inaugurado em 1993. Além disso, é também o menor já que abriga menos de 37.500 espectadores.

Some figure
Imagem: FIFA.

O Estádio Kashima foi utilizado em três partidas da Copa do Mundo de 2002, todas na fase de grupos.

6. Sapporo Dome: um dos estádios das Olimpíadas de Tóquio

Este estádio é outro daqueles construídos para a Copa do Mundo de 2002 Coreia-Japão. Foi projetado pelo arquiteto local Hiroshi Hara. Posteriormente, foi usado para os jogos que o Consadole Sapporo joga na Liga J1 e também para os jogos de beisebol do Hokkaido Nippon-Ham Fighters.

Some figure
Imagem: FIFA.

O estádio de Sapporo foi usado para as etapas do rali do Japão e das cerimônias dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2017. Uma das curiosidades deste estádio é que seu campo com grama natural desliza sobre um colchão de ar para fora do estádio. Assim, é possível que a grama cresça e o local possa ser usado para outras atividades.

No topo da cúpula, há um observatório que permite aproveitar uma bela vista panorâmica da cidade de Sapporo, a 7,5 quilômetros do estádio.

7. Estádio Olímpico de Tóquio

O último dos estádios das Olimpíadas de Tóquio é o Estádio Olímpico de Tóquio. Este é o local de jogo mais antigo, fundado em 1958, e já recebeu outra edição dos Jogos Olímpicos, em 1964. Foi demolido e um novo estádio foi construído em seu lugar. Esse local também será utilizado para as partidas dos times japoneses de futebol masculino e feminino.

Some figure
Imagem: FIFA.com

Cada um com suas peculiaridades, os estádios de futebol das Olimpíadas de Tóquio receberão os melhores jogadores do mundo em uma competição fantástica. Falta pouco para este grande evento esportivo!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • INFOBAE. Los grandes eventos deportivos 2020: Tokio volverá a ser sede olímpica y habrá fútbol de selecciones en América y Europa. Enero 2020 https://www.infobae.com/america/deportes/2020/01/01/los-grandes-eventos-deportivos-2020-tokio-volvera-a-ser-sede-olimpica-y-habra-futbol-de-selecciones-en-america-y-europa/
  • INFOBAE. 20 fotos del Estadio Olímpico de Tokio que fue inaugurado este fin de semana. Diciembre 2019. https://www.infobae.com/america/fotos/2019/12/16/20-fotos-del-estadio-olimpico-de-tokio-que-fue-inaugurado-este-fin-de-semana/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.