Conheça os benefícios de jogar rugby

26 de junho de 2019
O rugby é um esporte que está se tornando cada vez mais popular. No artigo a seguir, vamos aproveitar a oportunidade para analisar os benefícios dessa modalidade.

O rugby é um esporte especialmente popular em países como França, África do Sul, Inglaterra ou Austrália, entre muitos outros. Este esportetem vantagens incríveis, por isso é interessante saber quais são os benefícios mais importantes de jogar rugby.

Este é um esporte coletivo com um objetivo claro: fazer com que a bola supere a linha do gol do adversário. Porém, ao contrário do esporte mais popular em muitos países, o futebol, no rugby é permitido usar as mãos para se mover, ao mesmo tempo em que é permitido jogar a bola com as mãos e com os pés.

Isso faz com que ele seja uma atividade muito divertida. Além disso é difícil e fisicamente exigente para os 15 jogadores de cada time se enfrentam para conseguir o maior número de pontos.

Embora todos os atletas, independentemente de sua condição física, possam jogar o rugby, a realidade é que este é um esporte muito exigente não só fisicamente, mas também mentalmente. Mesmo assim, é um esporte que pode ser praticado tanto por profissionais quanto por amadores.

Em ambos os casos, os benefícios para a saúde são palpáveis. Um dos aspectos mais marcantes é a força usada no jogo durante ataques e tentativas de avançar, defesas e transições de jogo.

Para minimizar o risco de lesões e se proteger, existem elementos como o capacete para proteger a cabeça, as orelhas, os ombros, a clavícula e os dentes.

Benefícios de jogar rugby

Os benefícios do rugby são muitos e variados, indo desde melhorar a saúde mental até melhorar o condicionamento físico e a vida social. A seguir, vamos revisá-los:

1. Melhora a saúde cardiovascular

Entre outros benefícios, o rugby é um treino cardiovascular perfeito, de tal forma que ele permite manter a forma e evitar o excesso de peso.

Considere que, ao correr, desviar de rivais ou arremessar a bola, a capacidade cardiovascular aumenta, o que significa que o coração e os pulmões funcionam com mais eficiência e há uma melhoria na saúde geral.

o rugby melhora a saúde cardiovascular

2. Aumenta a força e a agilidade

Em segundo lugar, o rugby é um ótimo esporte para aumentar a força da parte superior do corpo. Isso ocorre porque é necessário ter braços fortes para suportar as cargas dos adversários e lançar a bola.

Além disso, também desenvolve os músculos das pernas; para correr e driblar os rivais, é necessário ter a parte inferior do corpo treinada. Não se esqueça de que a agilidade é essencial, já que os pés e as mãos fazem mudanças súbitas de direção e ritmo.

3. Menos estresse e mais autoestima

Assim como outros esportes, o rugby é fantástico para eliminar o estresse acumulado. Ele permite distrair a mente e eliminar frustrações, ao mesmo tempo em que libera as famosas endorfinas, que são os hormônios do bem-estar proporcionados pelo exercício físico e que contribuem enormemente para a eliminação do estresse.

Nessa mesma linha, a prática deste esporte coletivo dá aos jogadores a oportunidade de experimentar uma melhoria na autoestima.

4. Promove a disciplina

O rugby é um dos esportes nos quais a disciplina, o controle e o respeito pelos outros são muito importantes. Essas qualidades são igualmente importantes fora de campo.

Como esporte, o rugby permite o desenvolvimento de habilidades mentais de autocontrole e disciplina fundamentais para o futuro dos atletas.

Menos estresse e mais autoestima

5. Trabalha o espírito de equipe

Outra razão pela qual os atletas optam por jogar rugby é o aspecto social e os amigos que podem ser feitos ao praticar esse belo esporte. Como atividade, ele promove a coragem, o trabalho em equipe e a união.

Conforme um atleta joga em uma equipe, o relacionamento com os companheiros de equipe vai melhorando significativamente devido às muitas interações durante a partida e os treinos. Como se não fosse o suficiente, a busca por um objetivo comum promove o espírito de equipe entre os participantes.

Como você pode ver, os benefícios de jogar rugby são inumeros. No entanto, é importante lembrar que é necessário alongar os músculos tanto antes quanto depois de cada treino, além de usar proteções para minimizar o risco de lesões. Agora que você já conhece os seus pontos fortes, que tal experimentar esse esporte?

  • Duthie, G. M. (2006). A framework for the physical development of elite rugby union players. International Journal of Sports Physiology and Performance. https://doi.org/10.1123/ijspp.1.1.2
  • Tavares, F., Smith, T. B., & Driller, M. (2017, August 1). Fatigue and Recovery in Rugby: A Review. Sports Medicine. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/s40279-017-0679-1
  • Corcoran, G. (2016). Strenght Training for Rugby Union: The General Preparation Phase. Journal of Australian Strength and Conditioning Strength, 24((1)), 52–61.