Os melhores carros de Fórmula 1 da história

Há algum carro de F1 que é o seu favorito de todos os tempos? Talvez você possa encontrá-lo na lista a seguir!
Os melhores carros de Fórmula 1 da história

Última atualização: 22 março, 2020

Ao longo de 69 temporadas, muitos carros passaram pelas pistas da Fórmula 1. Muitos caíram no esquecimento e estiveram nas últimas posições corrida após corrida. Mas hoje vamos olhar para trás e recordar os melhores carros de Fórmula 1 da história. Ou seja, aqueles que subiram ao pódio mais vezes e levaram seus pilotos à glória.

Os 6 melhores carros de Fórmula 1 de todos os tempos

1. Brawn BGP 001

Será difícil repetir na história da Fórmula 1 o desempenho de um carro como o Brawn BGP 001.
Em seu primeiro e único ano de vida, a equipe criada por Ross Brawn conseguiu fazer um carro vencedor.

Jenson Button conquistou o campeonato mundial de pilotos, além de vencer o campeonato de construtores.

Um dos melhores carros da história da F1: Brawn BGP
Imagem: SnapLap

A grande superioridade desse carro se devia ao difusor duplo. Os engenheiros da Brawn GP souberam como encontrar um buraco na regulamentação para desenvolvê-lo.

Esse item do carro era capaz de criar uma carga aerodinâmica melhor. Quando o resto das equipes o copiaram, a Brawn já tinha vantagem suficiente para vencer o campeonato mundial.

2. Ferrari F2002, um dos melhores carros de fórmula 1 da história

A Ferrari dominou completamente os primeiros cinco anos da década de 2000. Até Fernando Alonso e a Renault chegarem, ninguém conseguia superá-los. Embora seja verdade que qualquer uma das Ferrari desses cinco anos mereça um lugar nesta lista, uma que vale a pena destacar é o carro do ano de 2002.

 Ferrari F2002: um dos melhores carros da história da fórmula 1.
Imagem: wsupercars.com

O F2002 venceu 15 corridas das 19 que formaram o calendário, a maioria delas tendo na condução do carro Michael Schumacher. O alemão foi campeão mundial nessa temporada. Além disso, esse carro com um motor V10 de 3 litros é considerado o mais rápido da história da Fórmula 1.

3. Lotus 72

Este carro é considerado a maior criação de Colin Chapman e um dos projetos pioneiros no uso da aerodinâmica. O Lotus 72 também foi o carro que implantou pela primeira vez os pontões laterais, colocando os radiadores nas laterais do piloto.

Sem dúvida, esse carro merece um lugar nesta lista. E não apenas por seus resultados, mas também por abrir uma janela para o futuro e ser a referência para novos carros na categoria.

Lotus 72
Imagem: Wikipedia.

Uma curiosidade sobre esse carro é que ele foi dirigido na temporada de 1970 por Jochen Rindt. No meio do calendário esportivo, o piloto que já havia conquistado quatro grandes prêmios faleceu. Rindt é o único campeão post mortem da Fórmula 1.

4. Mercedes W196, um dos melhores carros de fórmula 1 da história

Este carro competiu nas temporadas de 1954 e 1955, tendo sido dirigido por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss. Nas duas ocasiões, ele ajudou Fangio a se tornar campeão mundial.

Mercedes W196

Em 2013, o carro foi leiloado e vendido pelo valor estratosférico de 22,7 milhões de euros. Assim, ele se tornou o carro mais caro já vendido em um leilão público.

5. Red Bull RB7

Assim como a Ferrari do início dos anos 2000, também é difícil escolher um único carro da Red Bull. De 2010 até 2013, Vettel se consagrou campeão mundial como piloto da Red Bull. Grande parte do sucesso nessa fase da Red Bull está relacionado com o engenheiro Adrian Newey.

Dos cinco carros, escolhemos o RB7 (capa deste artigo). Este carro competiu em 2011 e deu o campeonato mundial duas vezes ao austríaco Vettel.

Era um carro que estava sempre cercado de controvérsia por causa de seu difusor. Além disso, ele também levantou muitas suspeitas por suas mudanças de desempenho entre a corrida e a classificação.

6. Renault R25

O Renault R25 merece um lugar nesta lista por ter sido capaz de derrotar a onipotente Ferrari. Após cinco campeonatos mundiais consecutivos, os carros da Ferrari foram superados pela modesta equipe Renault.

Renault R25
Imagem: PitLane Motor.

Esse carro, que tinha um motor v10, ajudou Fernando Alonso a vencer seu primeiro campeonato mundial.

Apesar de não ser o carro mais rápido da corrida, sua enorme confiabilidade levou o espanhol a conquistar o campeonato mundial com 8 vitórias e 15 pódios. Da mesma forma, a marca francesa venceu o campeonato de construtores.

Em suma, a história desse esporte é muito ampla e rica para ser resumida em poucas linhas. O que é indiscutível é que estes, juntamente com outros dos melhores carros da história da Fórmula 1, permanecerão para sempre na memória dos fãs.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.