Conheça as categorias do Rally Dakar

Conheça todas as categorias que participam do lendário Rally Dakar e que diferenças existem entre elas.
Conheça as categorias do Rally Dakar

Última atualização: 10 novembro, 2019

Você conhece as categorias do Rally Dakar? Esse evento nos dá imagens espetaculares e perigosas ano após ano. Este rally, que tem seguidores em todos os cantos do planeta, é um desafio.

Hoje vamos então nos aprofundar nas categorias do Rally Dakar. Como elas estão divididas? Quantas são? Quais requisitos devem ser atendidos? Saiba a seguir.

O Rally Dakar se distingue entre cinco categorias: motocicletas, carros, caminhões, quadriciclos e UTV. Dentro de cada uma delas uma segunda separação é estabelecida.

Ela depende se é uma equipe profissional ou privada e se o veículo é padrão ou modificado. Uma vez feita essa primeira diferenciação, entraremos em cada categoria e assim conheceremos a fundo cada uma delas.

As categorias do Rally Dakar

Motocicletas

Entre as categorias do Rally Dakar, está é a mais concorrida. Isso porque competir nela é substancialmente mais barato do que no resto. Além disso, como dizem os especialistas, o verdadeiro Rally Dakar é o de duas rodas.

Piloto e moto sozinhos ante as dificuldades do trajeto. Também não devemos esquecer que é a forma mais perigosa, uma vez que os condutores carecem de um veículo que os proteja e de co-piloto ou outro tipo de ajuda.

Competidor de moto no rally dakar

O limite de motocicletas que podem participar é de 250, na última edição 168 competiram, o que representou 30% do total de participantes.

Dentro desta categoria estão dois tipos de motocicletas: superprodução e maratona. As primeiras são especificamente preparadas para a competição e as segundas são das séries de tipo enduro, isto é, como são vendidas ao público. Ambos devem ter um motor com um máximo de 450 centímetros cúbicos.

Historicamente, os pilotos mais destacados nesta categoria são o francês Cyril Depres, vencedor de cinco edições, e o espanhol Marc Coma, vencedor também por anos e atual diretor esportivo do Rally Dakar.

Carros

Na categoria de carros, que é dividida em três subcategorias, encontramos pilotos como Nani Roma, Peterhansel e Loeb:

  • T1: Veículos modificados especificamente para o Rally Dakar. São aqueles das grandes marcas e que têm um orçamento maior. Eles podem estar com tração nas quatro rodas ou apenas duas.
  • T2: veículos de série, isto é, que estão à venda para o público em geral. Por sua vez, é dividido em veículos T2 a diesel ou a gasolina.
  • T3: protótipos leves. Dentro desta categoria, há uma diferença entre aqueles com uma potência maior que 1050 cc e se o tipo de motor é nafta.

Caminhões

Desconhecida e espetacular de igual maneira, a categoria de caminhões existe como tal desde 1999, embora este tipo de veículos já competisse anteriormente dentro do grupo de carros com uma denominação de veículos pesados.

Caminhão competindo no Rally Dakar

Estes gigantes devem ter uma potência entre 700 e 1 000 cv e a sua velocidade é limitada a 140 km/h e o seu peso para um mínimo de 8500 kg.

Nesta categoria, a Kamaz, a marca russa de caminhões, são os reis e, ano após ano, são os principais favoritos. Além disso, outras marcas como IVECO ou MAN competem.

Quadriciclos

Também chamados de quadriciclos, esta categoria tem contado com um número maior de participantes nos últimos anos, chegando a 40 na última edição do Rally.

Quadriciclo competindo no Rally Dakar

Dentro dos quadriciclos, uma diferenciação é estabelecida, dependendo se eles têm duas ou quatro rodas motoras, há um limite de 750 cc para o primeiro e 900 cv para o segundo.

Além disso, essa categoria tem a particularidade de que tanto o chassi quanto o motor devem ser peças padronizadas, isto é, que podem ser adquiridas pelo público em geral.

Os irmãos Patronelli, Ignacio Casale e Rafal Sönik são alguns dos pilotos mais destacados nesta categoria.

UTV

Esta categoria tem apenas um ano, uma vez que estreou este ano no Rally, e pode ser definida como um intermediário entre carros e quadriciclos, já que seu tamanho e potência estão entre os dois. São veículos relativamente baratos, com uma mecânica simples, com potência inferior a 1050 hp.

UTV no Rally Dakar

Na última edição, 10 pilotos debutaram nesta modalidade, da qual o brasileiro Torres foi o vencedor.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.