O que são as 24 horas de Le Mans?

· 12 de janeiro de 2019
Trata-se de uma das principais provas de automobilismo do mundo, e mesmo com muitos anos de história, seu prestígio segue intacto

As 24 horas de Le Mans são a principal prova de resistência no mundo do automobilismo. Tanto é que ganhar essa prova, o GP de Mônaco e as 500 milhas de Indianápolis é considerado a Tríplice Coroa.

História das 24 horas de Le Mans

As 24 horas de Le Mans são disputadas desde 1923, e no princípio pretendia-se encontrar o carro mais confiável. Desde então, a prova só não foi disputada em 1936, por motivos econômicos, e durante a Segunda Guerra Mundial.

Carros nas 24 horas de le mans

Nos primeiros anos, a corrida era realizada consecutivamente durante três dias, e o ganhador era o piloto que corresse mais quilômetros ao longo das 72 horas.

Outro aspecto que mudou com o tempo é o número de pilotos, já que antes um único piloto podia competir as 24 horas. Atualmente, é obrigatório que cada veículo seja conduzido por três pilotos, por motivos de segurança.

Essa prova mítica sempre foi disputada no circuito de La Sarthe, mas o traçado foi sendo modificado por motivos de segurança, e adaptando-se aos carros atuais.

A corrida

A competição começa às quatro da tarde e segue até o mesmo horário do dia seguinte. Competem cerca de 60 carros e cada um é pilotado por três pilotos, em turnos de 8 horas. O ganhador é aquele que percorre mais quilômetros ao longo de 24 horas.

Os carros se dividem em quatro tipos:

  • LMP1. Onde estão as equipes mais potentes, com mais investimento. São carros criados especificamente para essa corrida, e por isso têm todas as possibilidades de ganhar. Seus pilotos são profissionais e contam com uma ampla trajetória no mundo do automobilismo.
  • LMP2. Assim como os LMP1, também são veículos criados especificamente para essa corrida, com a diferença de que não são tão potentes e de que nem todos seus pilotos são profissionais.
  • LM GTE pro. Geralmente é a categoria com menos inscritos. É formada por carros derivados de GT, e seus pilotos são profissionais.
  • LM GTE am. Assim como a categoria anterior, os veículos são derivados de GT, com a diferença de que seus pilotos são amadores.
Carros preparados para o 24 horas le mans

Circuito

Essa prestigiada competição acontece no circuito de La Sarthe. É um traçado semipermanente de 13.629 metros, localizado na cidade de Le Mans. É por isso que a corrida tem o nome de 24 horas de Le Mans, e muitas pessoas não conhecem o nome do circuito.

Os pontos mais famosos do circuito de La Sarthe são:  

  • Recta des Hunaudières. A mais comprida reta do circuito, de aproximadamente 5 quilômetros, na qual os carros alcançam velocidades próximas aos 400 km/h. Nessa parte do circuito já aconteceram muitos acidentes, por isso a organização decidiu reduzir a velocidade do local.
  • Ponte Dunlop. Um dos pontos mais famosos do circuito, que por muitas vezes concentra a maioria das imagens da corrida.

Data

Tradicionalmente, as 24 horas de Le Mans são disputadas no mês de Junho. Somente em 1956 e 1968 a prova aconteceu em julho e setembro, respectivamente. A edição de 2018 foi a 86ª e aconteceu nos dias 16 e 17 de junho.

Melhores pilotos e carros

Ao longo da história, a Porsche foi a maior ganhadora das 24 horas de Le Mans, com um total de 19 vitórias, seguido pela Audi, com 13, e Ferrari, com 9.

Entre os pilotos, destaca-se Tom Kristensen, com um total de nove vitórias, sendo que oito delas em anos consecutivos, quase sempre como piloto Audi.

Ao longo de 85 edições, muitos brasileiros já participaram da prova, e três deles ficaram a um lugar do topo, na segunda colocação: José Carlos Pace, Raul Boesel e Lucas di Grassi.