Logo image
Logo image

Documentários sobre esportes que você não pode perder

3 minutos
Os documentários esportivos nos permitem aprender sobre atletas, eventos esportivos importantes, campeonatos e muito mais. O que você acha das opções que vamos mostrar na lista a seguir?
Documentários sobre esportes que você não pode perder
Última atualização: 08 janeiro, 2020

Ler sobre a vida de um atleta ou um evento esportivo específico pode ser interessante. Entretanto, provavelmente nos lembramos de mais dados a respeito de temas vistos em programas de televisão. Portanto, no artigo a seguir, mostraremos quais são os melhores documentários sobre esportes que você não pode perder.

Documentários sobre esportes: 7 opções

Se você gosta de séries ou filmes e é fã de esportes, pode assistir a estes documentários esportivos e aprender mais sobre determinadas modalidades, eventos ou atletas:

1. Ícaro

Começamos com um prato principal, em todos os sentidos. Ícaro ou Icarus é um documentário vencedor de um Oscar. Em duas horas, o filme aborda uma questão muito controversa: o doping no esporte.

Ele se concentra nas declarações do russo Grigori Ródchenkov sobre o uso de determinadas substâncias pelos atletas em seu país, o que resultou na eliminação de todos os atletas russos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Some figure
Imagem: Youtube Netflix.

2. Williams

Se você é fã de automobilismo — e da Fórmula 1 — não pode perder este documentário, que conta a história da equipe Williams. O filme é inspirado no livro que a esposa de Frank Williams escreveu em 1991.

O documentário fala sobre os amores do fundador da equipe: as corridas e sua esposa. Além disso, o filme aborda como os dois lados tiveram que viver juntos por décadas. Essa história inspiradora conta a criação do império de Sir Frank e também fala do grave acidente que colocou seu futuro em risco.

Some figure

3. Once Brothers: entre os documentários mais famosos sobre esportes e política

Once brothers é o título em inglês de um dos documentários sobre esportes que você não pode perder. Ele conta a história do time de basquete iugoslavo durante os anos 90, quando a República Socialista Soviética terminou.

A equipe era composta pelo sérvio Vlade Divac e o croata Drazen Petrovic, consagrados localmente, mas também nos Jogos Olímpicos e na NBA. Essa incrível dupla em campo havia se tornado uma grande dupla de amigos fora dele, mas os problemas políticos os colocavam em posições opostas.

4. Quando éramos reis

Esse documentário, vencedor de um Oscar, é baseado no combate que Muhammad Ali e George Foreman protagonizaram no antigo Zaire — agora República Democrática do Congo — em 1974.

Essa luta foi uma das mais esperadas e divulgadas do mundo. Assim, o confronto entrou para a história do boxe desde o início, quando Ali desafiou Foreman em um de seus muitos “ataques” públicos.

Segundo os criadores do documentário, o objetivo era lembrar uma época gloriosa do esporte, mas também contar um pouco sobre a realidade africana.

Some figure
Imagem: AS USA.

5. Maradona por Kusturica

Este é outro documentário sobre esportes que ninguém pode perder. Ele é baseado na vida de um dos melhores atletas do mundo, o ex-jogador argentino Diego Armando Maradona.

O cineasta sérvio Emir Kusturica investigou o homem por trás da bola, sua infância pobre, sua carreira como jogador, suas jogadas mais conhecidas e até seus problemas com drogas e sua militância política em Cuba e Venezuela.

Some figure

6. O Homem dos músculos de aço

Você pode encontrar este documentário sob o nome original em inglês, Pumping Iron. Embora seja um pouco antigo — foi lançado em 1977 — é mais do que interessante. O filme fala sobre competições de musculação, mais precisamente sobre a mundialmente conhecida Mr. Olympia.

Obviamente, ele se concentra no mais conhecido dos vencedores, Arnold Schwarzenegger, mas também deixa espaço para outros, como Lou Ferrigno, Franco Columbu e Frank Zane.

7. A turma de 92, um dos documentários sobre esportes para os amantes do futebol

Os fãs do futebol inglês têm neste documentário um excelente passatempo para quando não houver jogos. A turma de 92 fala sobre seis amigos que jogavam no seu tempo livre e que acabaram sendo grandes estrelas. Quem são eles? Nada menos que David Beckham, Gary Neville, Nicky Butt, Ryan Giggs, Phil Neville e Paul Scholes.

O documentário nos deixa com várias mensagens, além de lances e jogadas. O filme mostra que perseverança, ambição e determinação nos permitem ir muito além do que pensamos. Evidentemente, também mostra que, se gostamos do que fazemos, alcançamos todos os nossos sonhos.

Some figure

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Poulton, Emma & Roderick, Martin. (2008). Introducing sport in films. Sport in Society. 11. 107-116. 10.1080/17430430701823349.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.